Folha de S. Paulo


Tiranossauros brigavam entre si e eram canibais, diz estudo

Luis Rey
tiranossauro
Concepção artística da batalha entre dois tiranossauros; estudo encontrou marcas em crânios.

Os vorazes tiranossauros, além de assustar outras espécies pré-históricas com sua embocadura e seu tamanho, também brigavam entre si e até praticavam canibalismo.

Os cientistas David Hone, da Universidade de Londres, e Darren Tanke, do Museu Real de Tyrrell (em Alberta, no Canadá) foram os responsáveis pela descoberta.

Eles analisaram o crânio de um daspletossauro (o nome significa "lagarto amedrontador"), um tiranossauro menos famoso que o rex, mas que chegava a 9 metros de comprimento e pesava mais de 2 toneladas. O bicho habitou o que hoje é a América do Norte cerca de 75 milhões de anos atrás e estava no topo da cadeia alimentar.

O crânio do animal ficou com as marcas das batalhas (cicatrizes ósseas) recebidas durante a vida.

David Hone
ossos
A mandíbula deste crânio de daspletossauro foi quebrada pela uma mordida de outro tiranossauro.

Algumas das dentadas foram recebidas e registradas nos ossos do animal após sua morte, o que alimenta a hipótese de canibalismo. As lesões são compatíveis com as que um outro tiranossaurídeo poderia ter realizado. A fratura presente na mandíbula que foi encontrada pode ter sido provocada durante a briga.

"Essas interpretações são uma tentativa, mas esse cenário de canibalismo das carcaças é possível e é uma grande evidência de um que um grande tiranossauro poderia consumir outro", escreveram os autores.

Os resultados foram publicados nesta quinta-feira (9) no periódico científico "PeerJ".

Tuomas Koivurinne
Crédito: Tuomas KoivurinneLegenda: Concepção artística do canibalismo entre daspletossauros, membros da família dos tiranossauros
Concepção artística do canibalismo entre daspletossauros, membros da família dos tiranossauros

Endereço da página: