Folha de S. Paulo


Análise: Acordo com Ucrânia para lançar foguetes nunca foi competitivo

Mais um plano mirabolante para o programa espacial brasileiro vai por água abaixo.

Em 2003, quando o acordo foi assinado, especialistas já o consideravam má ideia.

Um problema era o uso de combustível tóxico, ameaçando contaminação em caso de acidente. Já se esperavam também falta de competitividade no mercado comercial e a necessidade de investimentos grandes para converter o antigo míssil balístico soviético, confiável mas ultrapassado, num lançador moderno.

Nada disso impediu o acordo, mas agora serve como motivo para deixar tudo para lá.

São centenas de milhões a menos no combalido caixa da União, em troca de oba-oba e uma plataforma de lançamento inconclusa, prestes a virar ferro-velho no Maranhão.

Com essa verba, o país poderia ter concluído o VLS (Veículo Lançador de Satélites), projeto que já se arrasta por quase quatro décadas com a missão de dar ao Brasil acesso independente ao espaço.

Agora, ele volta a ser a única tábua de salvação do programa espacial brasileiro –embora ainda siga perto da estaca zero, com três tentativas de lançamento fracassadas.

Relegado a um segundo plano desde o acidente que matou 21 pessoas em 2003, ele ganhou renovada importância nos últimos anos.

O IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço) trabalha numa versão mais moderna do VLS, chamada de VLM (Veículo Lançador de Microssatélites), que colocaria em órbita dispositivos espaciais de pequeno porte. Mas o investimento é pequeno.

É um caminho para iniciar a exploração comercial do Centro de Lançamento de Alcântara –o melhor do mundo em localização. Mas é só um modesto começo.

Se quiser de fato ganhar bilhões com Alcântara, em vez de perdê-los, o Brasil precisará de um acordo de salvaguardas tecnológicas com os EUA, até o momento rechaçado. Sem isso, é impossível lançar do Brasil qualquer produto espacial que tenha componentes americanos –uma fatia bem grande do mercado.


Endereço da página:

Links no texto: