Folha de S. Paulo


Aos 86, morre o matemático Alexander Grothendieck

Morreu nesta quinta-feira (14), na França, o matemático alemão Alexander Grothendieck, considerado um dos maiores do século 20, aos 86 anos.

Grothedieck foi escolhido em 1966 para receber a medalha Fields, uma das maiores distinções que um matemático pode receber, equiparada ao Nobel. No entanto, recusou-se a ir a Moscou para receber a medalha por razões políticas.

O matemático nasceu em 28 de março de 1928 em Berlim, na Alemanha, e era filho de pai anarquista de origem russa e judaica e de mãe alemã. Seu pai morreu em Auschwitz.

Em 1988, quando foi nomeado vencedor do prestigioso Prêmio Craaford, Grothendieck rapidamente rejeitou os US$ 136 mil dólares, insistindo que ele estava satisfeito com seu salário de professor.

Grothendieck era um dos cérebros mais proeminentes na área de geometria algébrica –que tem aplicação, por exemplo, em comunicações via satélite.

De acordo com o diário francês "Le Monde", Grothendieck vivia há décadas em um refúgio próximo à vila de Lasserre, na França. Pouco antes disso dedicou-se às causas pacifista e ambientalista.


Endereço da página: