Folha de S. Paulo


Nave para turismo espacial cai em deserto na Califórnia e mata piloto

Associated Press
Fragmentos da SpaceShipTwo, destruída após um acidente hoje no deserto de Mojave
Fragmentos da SpaceShipTwo, destruída após um acidente hoje no deserto de Mojave, na Califórnia

A nave SpaceShipTwo, desenvolvida para realizar futuros voos de turismo espacial, foi destruída após um acidente no ar, com dois tripulantes a bordo. Segundo a polícia da Califórnia, um dos pilotos morreu, e o outro está seriamente ferido. Seus nomes não foram divulgados.

A nave sofreu o acidente após ter acionado seu motor-foguete, em pleno voo, segundo informações da FAA (Administração Federal de Aviação dos EUA).

Fotos aéreas indicam que um dos piloto ejetou seu assento. Testemunhas relataram uma explosão antes da queda, o que parece ser corroborado pelo espalhamento dos destroços.

Editoria de Arte/Folhapress

Em nota, a Virgin Galactic, companhia que financia o desenvolvimento do veículo, destaca que a SpaceShipTwo sofreu uma "anomalia séria que resultou na perda do veículo", sem dar mais detalhes.

A SpaceShipTwo é lançada de um avião que a leva a 15 mil metros de altitude. A aeronave partiu do espaçoporto de Mojave às 14h19 (horário de Brasília) e retornou em segurança.

Este foi o primeiro teste motorizado do veículo em voo desde janeiro e o primeiro com um novo combustível, baseado em plástico. No mês passado, o comportamento da espaçonave em voo planado havia sido testado.

Com asas, ela tem por objetivo levar dois pilotos e seis passageiros até a borda do espaço, a 100 km de altitude, num voo suborbital.

A nave foi criada pela empresa Scaled Composites. O projeto foi absorvido pela Virgin Galactic, do magnata britânico Richard Branson.

Mais de 700 bilhetes para o voo suborbital já foram comercializados, a um custo de US$ 250 mil por pessoa. Entre os possíveis futuros passageiros estão o físico Stephen Hawking, o ator Tom Hanks e o piloto brasileiro Rubens Barrichello.

A empresa, no entanto, está atrasada em sua promessa de iniciar voos comerciais, originalmente previstos para 2010. A expectativa mais recente, antes do acidente, era iniciá-los em 2015.
sequência

Este foi o segundo acidente da iniciativa privada espacial nos Estados Unidos nesta semana. Na terça-feira, um foguete Antares, da empresa Orbital, explodiu poucos segundos depois da decolagem, na ilha Wallops, na costa leste americana.

Contratado pela Nasa, ele levava suprimentos à Estação Espacial Internacional. Não houve mortos nem feridos.

Em agosto, um foguete não tripulado da empresa privada SpaceX também foi destruído em um teste no Texas, também sem deixar vítimas.


Endereço da página: