Folha de S. Paulo


Grupo de pesquisadores altera o 'endereço cósmico' da Via Láctea

Um grupo internacional de pesquisadores acaba de adicionar uma nova linha ao "endereço" da nossa galáxia no Universo.

Já sabíamos que a Via Láctea, lar do Sistema Solar, pertencia a um grupo local de galáxias, que por sua vez estava inserido num outro aglomerado galáctico, o chamado aglomerado de Virgem.

Agora, ao mapear a posição de cerca de 8.000 galáxias, o grupo liderado por R. Brent Tully, da Universidade do Havaí em Honolulu, nos EUA, determinou que o aglomerado de Virgem é parte de um superaglomerado, batizado
por eles de Laniakea.

A palavra é derivada do idioma nativo do Havaí e significa "céu imensurável".

Com isso, se você precisasse enviar uma carta até o outro lado do Universo, no endereço de remetente agora constaria algo como "Sol, Via Láctea, Grupo Local; Aglomerado de Virgem; Superaglomerado Laniakea; Universo".

Longe de ser uma brincadeira, o trabalho ajuda a compreender a formação das maiores estruturas existentes no Cosmo, moldadas pela ação da gravidade.

Sabe-se que a distribuição das galáxias segue um padrão peculiar. Elas aparecem em filamentos, em aglomerados e superaglomerados, entremeados com grandes vazios desprovidos de matéria.

O estudo do nosso próprio canto do Universo, em suas maiores escalas, permite uma confrontação mais clara entre o que preveem as teorias que descrevem a evolução cósmica ao longo do tempo e o que se vê lá fora.

Para fazer esse mapeamento, os cientistas recorreram ao Cosmicflows-2, um catálogo que registra o movimento das galáxias.

Eles viram de que maneira as galáxias estão atreladas e quais delas a gravidade está aproximando umas das outras.

Daí, tiraram a própria definição de superaglomerado. O trabalho foi publicado na "Nature".


Endereço da página: