Folha de S. Paulo


Integrante da família do tiranossauro, 'Pinóquio rex' tinha focinho alongado

Um grupo de cientistas anunciou ontem a descoberta de um dinossauro terópode com nove metros de altura e pesando cerca de 800 kg. O Qianzhousaurus sinensis era uma espécie diminuta da família do tiranossauro, mas com nariz mais alongado, o que lhe rendeu o apelido de "Pinóquio rex" entre paleontólogos que o descobriram.

"É uma nova estirpe de tiranossauro, com um focinho longo e cheio de chifres em seu crânio, muito diferente dos crânios curtos e robustos do Tiranossaurus rex" afirma Steve Brusatte, da Universidade de Edimburgo. Ele é um dos paleontólogos que descreveram em artigo científico na revista "Nature communications" o fóssil do animal de 66 milhões de anos atrás, encontrado na China.

Chuang Zhao/Universidade de Edimburgo/Divulgação
Concepção artística do Qianzhousaurus sinensis, recém descoberto por paleontólogos que o apelidaram de
Concepção artística do Qianzhousaurus sinensis, apelidado por paleontólogos de "Pinóquio rex"

O espécime analisado agora pelos pesquisadores foi o primeiro indivíduo adulto da espécie a ser encontrado. Outros dois exemplares já haviam sido desenterrados na Mongólia, mas eram indivíduos juvenis. Cientistas não sabiam dizer se o nariz longo sinalizava a existência de uma espécie diferente ou se os animais eram assim apenas por serem jovens.

"O novo fóssil resolve esse debate, pois tem o dobro do tamanho dos espécimes mongóis e é muito mais maduro. Ainda assim, preserva o focinho longo e os estranhos chifres", afirma Brusatte.

Junchang Lü et al/Divulgação
Fóssil do crânio do dinossauro Qianzhousaurus sinensis, mostrando seu focinho alongado
Fóssil do crânio do Qianzhousaurus sinensis, mostrando seu focinho mais alongado que o do T. rex

Endereço da página: