Folha de S. Paulo


Brasileiros batizam espécie em homenagem a personagem de 'Game of Thrones'

Em "Game of Thrones", a personagem Daenerys Targaryen --também conhecida como khaleesi ("rainha", em uma das línguas da série)-- é íntima dos dragões. Nas águas do Ceará, no entanto, ela faz parte de uma família de lesmas marinhas.

Pesquisadores da UFC (Universidade Federal do Ceará) decidiram batizar uma minúscula nova espécie em homenagem à soberana das telinhas. A partir de agora, as águas da região da Praia do Pacheco, em Caucaia (CE), são habitadas pela Tritonia khaleesi.

Divulgação
Nova espécie de lesma marinha brasileira, a Tritonia khaleesi foi batizada em homenagem à personagem de 'Game of Thrones
Nova espécie de lesma marinha brasileira, a Tritonia khaleesi foi batizada em homenagem à personagem de 'Game of Thrones'

"No livro, a khaleesi é descrita como sendo pequena e com uma cabeleira branca. A nova espécie, além de muito pequenininha [tem cerca de 12 milímetros], tem uma faixa prateada no corpo que lembra essa descrição", disse à Folha Felipe Vasconcelos, mestrando em Ciências Marinhas Tropicais na UFC e autor principal do trabalho, publicado no "Journal of the Marine Biological Association of the United Kingdom".

Fã de "Game of Thrones", o cientista disse que resolveu unir a paixão pelo seriado à biologia para tentar que a lesminha, por enquanto conhecida apenas no litoral cearense, não caia no esquecimento que geralmente se abate sobre exemplares de pequeno porte endêmicos de áreas muito específicas, como parece ser o caso.

DURONA

Assim como na ficção, a khaleesi cearense é dura na queda. A lesma se alimenta de pequenos animais venenosos.

E mais: ela consegue usar substâncias retiradas de suas presas para produzir, ela própria, um mecanismo de defesa.

"Assim, quando um peixe a ataca, ele acaba não gostando muito, fica incomodado e acaba deixando a lesma pra lá", explica Vasconcelos.


Endereço da página: