Folha de S. Paulo


Alemanha cria papel de parede 'antiterremoto'

Um papel de parede especial desenvolvido por cientistas alemães pode se tornar uma alternativa simples e barata para reduzir os estragos causados pelos terremotos.

A maioria das mortes nesses episódios acontece porque as pessoas são soterradas ou atingidas por construções que colapsam com o tremor de terra.

Há projetos de engenharia, como o uso de de uma espécie de mola especial nas estruturas, que conseguem reduzir o impacto. No entanto, são tecnologias que costumam ser muito caras e praticamente inacessíveis em países mais pobres.

O papel de parede antiterremoto desenvolvido no Instituto Karlsruhe de Tecnologia, na Alemanha, com parceria com Bayer MaterialScience e a empresa Kast, tem o objetivo de ser uma alternativa barata para tornar construções comuns menos vulneráveis aos sismos.

Divulgação
Aplicação do papel de parede antiterremoto é bastante parecida com a do "comum"
Aplicação do papel de parede antiterremoto é bastante parecida com a do "comum"

FUNCIONAMENTO
Batizado de EQ-Top, o material é um tecido especial de fibra de vidro que é aplicado como um papel de parede nas construções de alvenaria. O principal componente do sistema é o adesivo Dispercoll U, uma dispersão de poliuretano que ajuda a fortalecer os pontos mais fracos.

Com a aplicação do papel de parede, a energia liberada pelo terremoto é distribuída ao longo da parede, evitando sobrecarga em pontos vulneráveis das estruturas, como janelas e batentes de portas.

Em testes, o revestimento evitou o colapso de várias estruturas. Quando não o impedia totalmente, o material foi capaz de retardar o processo. O que, segundo seus criadores, permitiria que as pessoas ganhassem tempo o suficiente para abandonar um recinto em segurança.

Terremotos podem ser devastadores mesmo quando não são muito intensos. No caso de comunidades em que prédios e residências praticamente não têm preparação para resistirem aos abalos, não é preciso um superterremoto para causar um rastro de destruição e mortes.

Segundo Muritz Urban, cientista do Instituto Karlsruhe de Tecnologia que participa do processo, o objetivo é que o material seja simples, barato, eficiente e de fácil aplicação, justamente para poder beneficiar quem de outra forma não teria acesso à proteção.

"O processo ideal é que o papel de parede seja usado durante a construção, mas os resultados também são muito bons em estruturas já existentes", explica Urban.

O papel anti-terremoto já começou a ser vendido na Itália e na Alemanha.


Endereço da página: