Folha de S. Paulo


Cientistas descobrem dinossauro com 'bons modos' à mesa

O alossauro, um primo menor do Tyrannosaurus rex, foi um hábil caçador que atacava a presa como um falcão moderno, mostrando modos mais refinados à mesa que o T. Rex.

"Enquanto o T. Rex era como um gorila furioso com uma picareta, o alossauro parecia um cirurgião com um bisturi", disse Eric Snively, engenheiro mecânico da Universidade de Ohio e autor de um novo estudo sobre o dinossauro, baseado em ossos de 150 milhões de anos.

Usando tomografia computadorizada e um método chamado dinâmica de multicorpos, os pesquisadores modelaram os músculos do pescoço e da mandíbula do alossauro e simularam seus movimentos.

"O crânio é cheio de cicatrizes onde os músculos se prendiam, e pudemos reconstruir o dinossauro fazendo comparações com aves modernas", disse outro autor, Lawrence M. Witmer, paleontologista na Universidade de Ohio.

Embora com mais de seis metros de comprimento e duas vezes mais pesado que um urso polar, o alossauro provavelmente mergulhava os dentes na presa. Como pequenos falcões da América, ele mantinha a cabeça firme e então puxava a carne para cima. O T. Rex, em comparação, usava um movimento lateral, rasgando o alimento.


Endereço da página: