Folha de S. Paulo


Mais um artigo de cientista da USP é cancelado

Um artigo de autoria do diretor do ICB (Instituto de Ciências Biomédicas) da USP, Rui Curi, foi "despublicado" nesta semana, deixando de ter validade como parte da literatura científica.

Esse é o segundo artigo de Curi retirado de uma publicação. No começo de janeiro, um trabalho assinado por ele e por ex-alunos seus sofreu o mesmo processo após denúncias do blog especializado "Science Fraud".

O artigo agora retratado foi publicado no periódico "Journal of Endocrinology" em 2007 e já havia sido alvo de uma errata publicada no começo do ano, por conter imagem "substancialmente similar" a outra de um trabalho do próprio Curi publicado na revista "Clinical Science".

Os editores do periódico revisaram a justificativa dos autores que baseou a errata e concluíram que, tendo em vista os princípios éticos da revista, o artigo deveria sofrer uma retratação e não apenas uma correção.

A autora principal do artigo foi aluna de doutorado de Rui Curi.

Após a "despublicação" do primeiro artigo, em janeiro, a reitoria da USP constituiu uma comissão de especialistas para analisar a conduta do diretor do ICB.

O prazo inicial de 60 dias para a apresentação do relatório foi prorrogado por mais 30 dias. Depois disso, foi pedido um parecer externo sobre o caso e o prazo foi novamente estendido, agora para o começo de maio.

Rui Curi foi procurado ontem (30) para comentar o caso, mas não atendeu às ligações.


Endereço da página: