Folha de S. Paulo


A sua cara: conheça tendências de beleza e maquiagem para 2017

O ano de 2016 está chegando ao fim. Confira abaixo algumas modas que irão seguir para o ano que vem e outras tendências de moda, maquiagem e beleza que devem fazer as bocas, olhos, cabeças e corpo de muita gente em 2017.

GÓTICAS
O batom matte (seco e opaco) já não aparece tanto nas passarelas, mas continua vendendo horrores. E as marcas ainda apostam nos tons escuros. "Quem falou que no verão só usamos cores quentes?", diz o maquiador Marcos Costa, da Natura, que sugere os tons grafite e berinjela.

FAMÍLIA BOB

O long-bob (corte reto, três dedos abaixo da linha do maxilar), com a frente mais longa, vai continuar reinando nos salões. Para Rogério Santana, cabeleireiro e maquiador da agência Capa MGT, o corte já tem até filhote: o midi-bob (fios até os ombros e franja, "dois dedos acima dos seios").

O QUE VOCÊ VAI QUERER

Bruno Poletti/Folhapress
Maria Flor, atriz que interpreta a personagem Flavia Cardoso na novela
Maria Flor, atriz que interpreta a personagem Flavia Cardoso na novela "A Lei do Amor"

CABELINHO DA NOVELA
Para o cabeleireiro e maquiador Wilson Eliodorio, a novela "Lei do Amor", da TV Globo, decretou a onda do corte joãozinho. "São quatro personagens com cabelos curtos. E em texturas diferentes, lisos e enrolados", afirma. Rodrigo Cintra, do Studio W, ressalta que a diversidade do look na produção desmistifica o clichê do corte como sendo pouco feminino.

BOCA DEGRADÊ
"Ombré lips" –misturar dois tons de batons (mais claro no centro dos lábios)– é mais uma técnica emprestada das drag-queens. Falando nelas, o contorno da face, também popularizado recentemente, deve ser feito agora dando mais atenção ao iluminador do que ao bronzeador, afirma Juliana Rakoza, maquiadora da Maybelline.

TRANÇAS
Os penteados com tranças continuam. A diferença é que, em 2017, elas aparecem apertadas, "mais modernas e menos românticas", afirma o cabeleireiro Marcos Proença. Os penteados também devem vir mais esticados, com efeito molhado. Será o fim do coque "podrinho"?

RUIVO-ABÓBORA
O tom de ruivo superou os modismos e não deve ir embora tão cedo. "Muita gente o confunde com o vermelho, mas ele é cobre. Em 2017, virá ainda mais abóbora, mais laranja", afirma o cabeleireiro Eron Araújo. A cor da vez é a pumpkin spice (abóbora apimentada, em inglês).

BRILHO
Prepare os canudinhos, porque a moda mais ousada de 2017 são as bocas brilhantes ou metalizadas. "A Path McGrath [papisa da maquiagem] lançou pigmentos superbrilhantes", afirma Santana. Para Jake Falchi, maquiadora da M.A.C, efeitos glossy, metálico ou glitterizado também aparecerão nos olhos, pele e até no cabelo. "É hora de deixar de ter medo. Vale usar brilho de dia e à noite", afirma.

MENOS COR
Do arco-íris aos fios cinzas, as tinturas coloridas vão indo pouco a pouco para o fundo das gavetas dos salões. Para Eliodório, a cor deve ficar quase imperceptível. "É um cabelo loiro platinado, quase branco, com um fundo azulado ou rosadinho."


Endereço da página: