Folha de S. Paulo


Banhos de saquê, picolé e miojo: spa usa terapias exóticas no Japão

Usar alimentos para tratamentos de beleza é algo comum. No Japão, porém, um resort de banhos termais de imersão chama a atenção pelos ingredientes nada ortodoxos misturados às águas quentes, como sopa de pasta de soja, curry com legumes e lamen (ensopado de macarrão) de porco.

Cada uma das piscinas com as misturas inusitadas tem um benefício para o corpo, afirmam os administradores do Yunessun Spa Resort. O resort fica em Hakone, cidade localizada sobre um vulcão inativo e famosa pelas casas de banhos termais.

Atualmente, os visitantes têm quatro banhos permanentes à disposição (vinho, chá verde, saquê e café) e um temporário –neste verão, a atração é um banho com picolé de soda. "Os aromas são trocados periodicamente", diz Yuko Yachi, relações públicas do resort.

No banho de saquê, um grande barril despeja a bebida verdadeira, que se mistura à água aquecida pelas altas temperaturas vulcânicas.

Os funcionários explicam aos visitantes que o famoso vinho de arroz possui ácidos que ajudam a diminuir a aparência de idade e amenizam as manchas causadas pelo sol. Já a piscina com chá verde é para quem deseja manter a pele jovem e proteger as células, pois o produto contém antioxidantes.

O espaço do banho de café recebe baldes da bebida fresca ao longo do dia. A cafeína, presente no líquido, ajuda a reduzir o inchaço da pele e a celulite, segundo os funcionários do resort.

A piscina mais popular é a de vinho tinto, que possui um antioxidante que supostamente protege e rejuvenesce a pele. Ali também a bebida fresca é despejada na piscina durante todo o dia.

Yuko afirma que os banhos exóticos têm gerado bons resultados para o resort. "Somente em 2014 o local recebeu mais de 700 mil visitantes", diz.

Localizado a apenas 90 km da capital japonesa, o resort atrai principalmente famílias e casais. Além dos banhos mistos, há uma área com os banhos de imersão tradicionais japoneses, onde se entra nu.


Endereço da página:

Links no texto: