Folha de S. Paulo


Egito aprova planos para reerguer farol de Alexandria

Autoridades egípcias aprovaram os planos para reconstruir uma das sete maravilhas do mundo antigo, o farol de Alexandria. A edificação foi concluída por volta de 280 d.C. e tinha entre 110 e 130 metros de altura.

O plano é reconstruí-la a poucos metros de onde ficava originalmente, na cidade litorânea de Alexandria. Atualmente, o local é ocupado pela Citadela de Quaitbay, informou o jornal egípcio "The Cairo Post".

Wikicommons
Projeção imagina como seria o farol de Alexandria, no Egito
Projeção imagina como seria o farol de Alexandria, no Egito

"O comitê permanente do Egito para antiguidades aprovou a proposta que, agora, depende apenas apenas da aprovação do governo regional de Alexandria para sair do papel", afirmou Mostafa Amim, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades, ao site de notícias Youm7.

O farol de Alexandria era uma das mais famosas construções do mundo antigo.

"A construção original compreendia três andares: uma base quadrada com um núcleo central, uma seção mediana octogonal e um topo circular", afirmou o professor de arqueologia Fathy Khourshid ao "The Cairo Post".

O farol guiava navios usando um espelho durante o dia e uma chama durante a noite.

A construção sofreu graves danos durante uma série de terremotos e acredita-se que tenha sido destruída por um tremor no início do século 14.

Resquícios da estrutura foram usados para construir a Citadela de Quaitbay. Outros restos foram descobertos no porto de Alexandria, em 1990.

BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.


Endereço da página: