Folha de S. Paulo


Premiê britânico cai em trote e governo revê normas de segurança

O governo britânico disse que vai rever seus procedimentos de segurança após o premiê, David Cameron, receber uma ligação de trote.

Autoridades de Downing Street - como é conhecida a residência oficial do primeiro-ministro - afirmaram que o autor da brincadeira se identificou como Robert Hannigan, diretor da agência de espionagem do país, GCHQ (sigla em inglês para Quartel General de Comunicações do Governo).

"O primeiro-ministro desligou quando ficou claro que era um trote. Em nenhum momento informações sensíveis foram reveladas", informou um comunicado do governo.

O telefonema foi feito para um celular oficial e a conversa teria sido "muito curta".

O GCHQ também está revendo procedimentos depois que o número do telefone celular de Hannigan foi descoberto em um outro trote.

Oli Scarff-28.nov.2014/Reuters
Premiê David Cameron discursa em Rocester, Inglaterra; ele conversou com falso chefe da agência de inteligência britânica
David Cameron discursa em Rocester, Inglaterra; ele conversou com falso chefe da inteligência

HISTÓRICO DE TROTES

Não é a primeira vez que Downing Street cai num trote.

Em 1998, o apresentador de uma rádio, Steve Penk, fingiu ser o então líder do partido conservador, William Hague, e conseguiu falar com Tony Blair.

Quatro anos depois, uma onda de trotes sobrecarregou as linhas telefônicas do governo. As pessoas telefonavam e pediam para falar com o "Tony".

Após o mais recente incidente, um alerta foi enviado a todos os outros departamentos do governo para evitar que episódios semelhantes se repitam.

"Tanto o GCHQ quanto o Executivo levam a segurança a sério e estão revendo procedimentos para assegurar que o governo aprenda lições com esse incidente", afirmou a nota.


Endereço da página: