Folha de S. Paulo


Pepsi retira comercial acusado de racismo do ar

A empresa de refrigerantes PepsiCo retirou do ar um comercial acusado de usar estereótipos raciais e banalizar a violência contra a mulher.

O comercial postado na internet mostra uma mulher e um policial em uma delegacia. O policial pede à mulher, que foi vítima de uma agressão e usa muletas e colete ortopédico, que identifique seu agressor entre um grupo de suspeitos enfileirados, formado por homens negros e um bode.

No anúncio, o bode ameaça atacar a mulher quando sair da prisão, caso ela o identifique para a polícia. Em meio às ameaças do bode, o policial pressiona a mulher para que ela identifique seu agressor.

O policial usa a expressão "do it" (faça-o) um jogo de palavras com o termo "dew", do nome do refrigerante "Mountain Dew".

A mulher começa a repetir que não tem como fazê-lo e acaba saindo correndo, aos gritos, da delegacia de polícia.

O vídeo de 60 segundos foi descrito como "provavelmente o comercial mais racista da história" pelo acadêmico negro americano Boyce Watkins.

"TOTAL RESPONSABILIDADE"

Em um comunicado divulgado na quarta-feira (1º), a PepsiCo disse que assumia "total responsabilidade" por qualquer ofensa causada pelo comercial e disse ter retirado o anúncio de seus sites on-line.

Um dos criadores do argumento do comercial foi o rapper americano Tyler the Creator, que já foi criticado no passado por ter assinado letras supostamente misóginas e homofóbicas com a sua trupe de rap, a "Odd Future".

Em sua defesa, o rapper disse que o anúncio fazia parte de uma série de comerciais criados para a PepsiCo e que o anúncio que o antecedeu mostrava a mulher na delegacia trabalhando como garçonete, quando era agredida pelo bode.


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