Folha de S. Paulo


SP: PASSADO E PRESENTE

Parque da Independência é ícone de história, arquitetura e lazer

Bosco/Acervo UH/Folhapress
SÃO PAULO, SP, BRASIL, 21-11-2010, 16h00:
Monumento à Independência, em frente ao Museu Paulista da USP
Carlos Cecconello - 21.nov.2010/Folhapress
ORG XMIT: 223301_0.tif SÃO PAULO, SP, BRASIL, 14-09-1965: Monumento da Independência em frente ao Museu Paulista da USP, conhecido como Museu do Ipiranga. (Foto: Bosco/Acervo UH/Folhapress - Negativo UH: 28037)
'Skate no Museu', evento da Virada Esportiva no parque da Independência

Dentre tantos lugares históricos da cidade de São Paulo é o Ipiranga, talvez, que guarde maior significado com o país.

Foi nesse distrito da zona sul da capital que em 7 de setembro de 1822 que D. Pedro 1º proclamou a independência do Brasil –ainda que, atualmente, não seja consenso entre historiadores a maneira como isso se deu e foi ensinada por tantos anos.

É lá que está o Museu do Ipiranga (Museu Paulista, vinculado à Universidade de São Paulo), o Monumento à Independência (de autoria de Ettore Ximenes), a Casa do Grito, o Museu de Zoologia e o jardim francês, com seus chafarizes e bosque.

Esse conjunto arquitetônico compõe o parque da Independência. Criado pela Lei nº 7.671, de 24 de novembro de 1971, o parque está localizado às margens do córrego do Ipiranga, ponto onde o monarca proclamou a Independência.

Com mais de 161 mil metros quadrados, o parque é aberto todos os dias, das 5h às 20h, e atrai de famílias que querem fazer um piquenique até esportistas e artistas. O local também recebe campeonatos de skate vertical e shows ao ar livre. A cada ano 700 mil visitantes, em média, vão ao local.

O parque possui praça para eventos, estacionamento, pista de skate, aparelhos de ginástica, playground, sanitários e chafariz com fonte e cascata.

Ainda que o conjunto arquitetônico chame a atenção por seu valor histórico, o destaque do parque é o conjunto formado pelas fontes e pelo jardim francês tombado pelo Condephaat, pelo Conpresp e pelo Iphan.

FAUNA E FLORA

Assim como o Ibirapuera, no parque da Independência também é possível observar a variedade de aves em seu bosque. Lá podem ser encontrados papagaios, periquitos, maracanãs e tuins, além de pica-paus e joões-de-barro.

O bosque possui vasta vegetação onde estão registradas 186 espécies de árvores. Entretanto oito delas estão ameaçadas, como a cabreúva, a grumixama e o palmito-jussara.

Apesar disso é possível contemplar outras tantas, como araribá-rosa, canela-branca, cedro, embiruçu, imbiruçu, jatobá, pau-ferro, pinheiro-do-paraná, sapucaia, jaqueira, paineira, palmeiras e sibipiruna.


Endereço da página:

Links no texto: