Folha de S. Paulo


SAIU NO NP

Há 20 anos, coluna tirou dúvida sobre sexo anal e ingestão a 'jato'

Folhapress
Ilustração publicada na coluna
Ilustração publicada na coluna "Tudo sobre Sexo", no "Notícias Populares"

A seção "Saiu no NP", que resgata reportagens e também a presença dos leitores nas páginas do "Notícias Populares", traz nesta terça-feira (14) duas cartas de leitores com dúvidas sobre sexo anal e ingestão de esperma, publicadas no dia 13 de novembro de 1997, na coluna diária "Tudo Sobre Sexo", assinada pela sexóloga, psicóloga e consultora em educação Rosely Sayão.

"Minha mulher não topa anal"

"Tenho vontade de praticar o sexo anal com minha esposa. Ela muitas vezes quis, mas na hora H teve medo de o sexo anal trazer algum problema como, por exemplo, o rompimento do orifício do reto. É verdade? Isso pode acontecer?"

*

Caro leitor, existe muito folclore a respeito da prática do sexo anal. Muitas histórias e lendas também existem a respeito de outros tipos de sexo. Mas, no caso do anal, os temores e receios são maiores justamente porque não é uma prática sexual que todo mundo aceita.

A verdade é que não há comprovação de que a prática anal, mesmo que muito frequente, provoque o rompimento da entrada do ânus ou o alargamento do músculo a ponto de a pessoa perder o controle da saída das fezes.

Mas tem um outro perigo real e comprovado: o sexo anal é a prática sexual mais arriscada para a transmissão do vírus HIV, da Aids, quando um dos parceiros está contaminado.

Muitos homens têm vontade de praticar o sexo anal, mas nem todas as mulheres gostam. Muitas topam apenas para satisfazer o parceiro, e isso não é legal.

Veja bem se sua esposa quer mesmo praticar o sexo anal, ou se diz isso apenas para deixar você feliz, certo leitor?

*

"Engoli em jato"

Folhapress
Ilustração publicada na coluna
Ilustração publicada na coluna "Tudo sobre Sexo", do "Notícias Populares"

"Gostaria de saber se existe algum perigo em engolir esperma do meu parceiro. Certa vez, ele gozou em minha boca, e não pude evitar de engolir devido ao jato. Ele ficou preocupado e me perguntou o que aconteceria se ele estivesse com Aids."

*

Se tem uma coisa que é difícil de entender é o motivo de as pessoas entrarem em situações que elas sabem que são perigosas. Todo mundo sabe que uma doença sexualmente transmissível pode passar na prática oral. E olha, não é apenas a Aids, não. A gonorreia, por exemplo, pode atacar o aparelho digestivo.

Algumas doenças, como o condiloma, que provoca a crista de galo, as verrugas venéreas, nem precisam de penetração para passar de um pro outro: basta o contato.

Por isso é importante o uso da camisinha desde antes da penetração. Quando a pessoa engole o esperma, a chance de transmissão de doenças é maior. Pra sua segurança, use camisinha. Mesmo para o sexo oral.

DICA
Algumas doenças sexualmente transmissíveis provocam sinais nos genitais, mas outras não. Um pênis ou uma xoxota sem nenhuma ferida ou corrimento nem sempre é sinal de saúde. Procure ir ao médico pra ver se está tudo bem com o seu corpo, certo?


Endereço da página: