Folha de S. Paulo


SAIU NO NP

Cobras gigantes engolem pessoas em Mato Grosso e em Rondônia

À parte as lendas urbanas e os casos bizarros, o "Notícias Populares" chamou a atenção de seus leitores, na década de 90, com répteis gigantes que engoliam pessoas.

A capa de 24 de agosto de 1990 é prova disso. A primeira página estampava a história de um homem que foi engolido por uma sucuri de 12 metros.

O réptil gigante foi capturado após engolir o pescador José, perto da margem do rio Araguaia, na cidade de Barra do Garça, em Mato Grosso. De dentro de seu barco, ele jogou a rede para pescar e foi surpreendido pela cobra, que, rapidamente, enrolou-se em volta de seu corpo e triturou seus ossos.

"Sucuri engole caipira" foi a manchete do "NP" após três pescadores contarem a história do amigo José, que foi arrastado, sem fôlego, para as águas escuras do rio. Eles relataram ainda que pegaram um revólver para afugentar o enorme bicho, mas foi em vão. "Quando chegamos, a cobra já tinha ido para o fundo do rio. Depois, não deu para ouvir mais nada. Nem os gritos", contaram os pescadores.

Folhapress
Infográfico mostra como ocorreu o ataque da sucuri gigante, em Mato Grosso, e como ela foi morta e capturada por pescadores
Infográfico mostra como ocorreu o ataque da sucuri gigante, em Mato Grosso, e como ela foi morta e capturada por pescadores

Depois de algumas horas de procura, foi a cobra quem reapareceu para tentar fazer mais uma vítima. Desta vez, porém, um tiro certeiro na cabeça fez a sucuri se contorcer nas águas do rio Araguaia até morrer.

Assustados com o tamanho da cobra, os pescadores a levaram para Barra do Garça, onde abriram a barriga e tiraram José de dentro, para que ele pudesse ser enterrado como cristão.

À época a bióloga Maria da Graça Salomão, do Instituto Butantan, afirmou ser possível uma sucuri comer um homem, mas ela disse que isso nunca fora provado. "A gente ouve muita história de pescador. Mas nunca se registrou um caso desse. Essa cobra teria de ser muito forte para comer um homem. Também não existe uma cobra de 12 metros."

Apesar de algumas pessoas duvidarem da história, o "Notícias Populares" no dia seguinte relatou mais um caso de réptil gigante engolindo gente. Em 25 de agosto de 1990, novamente na capa, o jornal publicou: "Sucuri esfomeada devora mais um! Criança tinha três anos".

A notícia referia-se a um acontecimento de 1988, em Rondônia, quando um menino de três anos brincava às margens do rio Jaru, no sítio onde morava, e uma sucuri de 15 metros o atacou na frente dos pais.

"Nunca vou esquecer daquela coisa horrível, o meu menino na boca daquele monstro", disse a mãe, Maristela Menezes. O pai da vítima, Daniel Menezes, contou: "Quando o menino gritou, corri e disparei alguns tiros de espingarda, mas a maldita mergulhou com o meu Danielzinho esperneando na boca e sumiu".

A cobra que comeu o garoto era maior que a de Mato Grosso e nem precisou esmagar sua presa para devorá-la. Abalados com a tragédia, os pais de "Dan", como o menino era chamado, se mudaram com os outros seis filhos para Porto Velho (capital do Estado) e nunca mais voltaram para a beira do rio.

UM DIA DA CAÇA, OUTRO DO CAÇADOR

Não foram só notícias de cobras comendo pessoas que o jornal publicou. Em 27 de agosto de 1990, o "Notícias Populares" trazia a história do ex-motorista Cícero Alves da Silva, 44, que protagonizou mais um caso com cobra.

Folhapress
O alagoano Cícero Alves da Silva saboreia carne de sucuri no interior de SP
Cícero Alves da Silva come carne de sucuri no interior de SP

Em Luiziânia, no interior de São Paulo, à beira do rio Feio, no sítio Bom Retiro, ao se preparar para pescar com o irmão, Cícero viveu a aventura que o levou às páginas do jornal.

Ao se preparar para recolher os covos (armadilhas feitas de esteiras armadas em paus para atrair peixe) e pegar o pescado, o alagoano de Quebrangulo abaixou-se e ouviu um estalo. Rapidamente, olhou para a árvore e viu, em um dos galhos, a sucuri enrolada pronta para dar o bote.

Cícero deu um salto para trás, engatilhou a espingarda que carregava no ombro e atirou. O susto rendeu um banquete. Ele e o irmão, que adoravam comer cobras desde 1970, quando provaram pela primeira vez e elegeram a cascavel com a mais suculenta, levaram a sucuri para a porta da casa do sítio, tiraram-lhe o couro e saborearam a iguaria.

O "NP" deu destaque ao feito de Cícero e publicou na capa "Caipira se vinga e come a sucuri". Ao final da reportagem que relatava a aventura, o jornal publicou uma receita de como preparar carne de cobra para consumo.


Endereço da página:

Links no texto: