Folha de S. Paulo


SP: passado e presente

Inaugurado há 70 anos e desde 68 na Paulista, Masp já viu até rainha

1968/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL, 08-12-2011: Vista do Museu de Arte de Sao Paulo (MASP), na Avenida Paulista, que completa 120 anos nesta quinta-feira, 8 de Dezembro de 2011. (Foto: Gabo Morales/Folhapress, COTIDIANO)
Vista da construção do museu projetado por Lina Bo Bardi; Masp, na avenida Paulista
Gabo Morales - 8.dez.2011/Folhapress
SÃO PAULO, SP, BRASIL, 00-00-1968: Vista da construção do MASP (Museu de Arte de São Paulo), em São Paulo (SP). (Foto: Folhapress)
Vista da construção do Masp

Um dos cartões-postais de São Paulo, presente na avenida mais badalada da cidade, o Masp (Museu de Arte de São Paulo) completará 70 anos no próximo dia 2.

Instalado primeiramente na rua 7 de Abril, na sede dos "Diários Associados", do empresário Assis Chateaubriand, o museu tal como é conhecido só foi inaugurado em 7 novembro de 1968.

A inauguração contou com presença da rainha Elizabeth 2ª, da Inglaterra, o prefeito Faria Lima e o governador Abreu Sodré.

"É para mim, motivo de especial satisfação inaugurar este magnífico Museu de Arte. A sua beleza, a simplicidade e a perícia com que foi construído tornam-no mais um impressionante exemplo do espírito de iniciativa dos paulistas", disse a rainha durante discurso de inauguração.

Projetado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi e tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), em 2003, o edifício destaca-se pelo vão-livre de 74 metros.

No atual endereço, levou nove anos para ser construído e é considerado um marco da história da arquitetura do século 20. Com base no uso do vidro e do concreto, Lina Bo Bardi criou uma arquitetura de superfícies ásperas e sem acabamentos luxuosos. O famoso vão-livre foi pensado para ser uma praça para uso da população.

Além de o museu ser uma referência na cidade, palco de exposições, feiras e desfiles de moda, é em frente ao Masp que é dada a largada da Corrida de São Silvestre e que manifestações de diferentes entidades e matizes acontecem.

Eduardo Ortega/Divulgação
Vista da Pinacoteca do Masp, em 2015. (Foto: Eduardo Ortega) *** FOTO USO RESTRITO ***
Vista da Pinacoteca do Masp, em 2015

O Masp possui um acervo de obras abrangente e rico. Atualmente, o museu tem cerca de 10 mil obras. Destas, 128 estão na pinacoteca e outras nove na exposição "Toulouse-Lautrec em Vermelho", que estará aberta somente até 1º de outubro.

O museu conta também com pinturas de Eugène Delacroix, Pierre-Auguste Renoir, Claude Monet, Édouard Manet, Paul Cézanne e Toulouse-Lautrec.

Na próxima segunda-feira (2), data oficial de aniversário, o museu estará aberto com entrada gratuita, além de horário estendido, das 10h às 20h.

NÚMEROS DO MASP
Área: 12 mil m²
Pavimentos: 5
Vão livre: 74 m
Acervo: cerca de 10 mil obras
Visitação: 408 mil em 2016

QUANDO de ter. a dom., das 10h às 18h; qui., até 20h; até 1º/10
ONDE Masp, av. Paulista, 1.578, tel. (11) 3149-5959
QUANTO R$ 30, grátis às terças


Endereço da página:

Links no texto: