Folha de S. Paulo


SP: passado e presente

Aos 63, Ibirapuera é o parque mais visitado da América Latina

ORG XMIT: 182201_0.tif 1954 Vista aérea das obras do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, observado durante vôo de demonstração da aeronave Convair-340 (motor visto no primeiro plano). (Crédito: 1954/Folhapress)
Vista aérea das obras do parque Ibirapuera, observado durante voo, em 2014, e também durante voo de demonstração da aeronave Convair-340 (motor visto no primeiro plano), em 1954
Fernando Donasci - 16.jan.2014/Folhapress e 1954/Folhapress
Sao Paulo, 16.01.2014 - Vista aerea do parque do Ibirapuera na zona sul de SP. Foto: Fernando Donasci/Folhapress***EXCLUSIVO****
Vista aérea do parque do Ibirapuera

O parque Ibirapuera foi inaugurado em 21 de agosto de 1954, durante as comemorações do 4º Centenário de São Paulo. Os sete meses de atraso têm explicação: as obras atrasaram e o parque não ficou pronto para o aniversário da cidade.

O nome Ibirapuera significa "árvore apodrecida" em tupi-guarani e vem de uma aldeia indígena que ocupava a região do parque quando a área era alagadiça, com solo de várzea. Localizado próximo da avenida Paulista, o local é um dos ícones da cidade.

Com entrada gratuita desde 1954, o parque passou a funcionar das 5h até a meia-noite a partir de 2003, por ocasião dos 449 anos da cidade de São Paulo. Antes, ficava aberto das 6h às 20h.

Editoria de Arte/Folhapress
Raio-x do parque Ibirapuera
Raio-x do parque Ibirapuera

Além dos espaços de lazer como pista para caminhada, ciclovia, quadras, playground e quiosque, o parque possui importantes espaços de cultura, como a Fundação Bienal, o MAM (Museu de Arte Moderna), a Oca, o Museu Afro Brasil e o Planetário Aristóteles Orsini.

Ponto de encontro de amigos, casais, grupos de corrida, além de passagem obrigatória para quem vem pela primeira vez a São Paulo, o parque também é um atrativo pela diversidade de pássaros que podem ser observados nos bosques, gramados e ao redor dos lagos.

É lá também que fica o Viveiro Manequinho Lopes. Com seus 48 mil m², o viveiro possui um rico acervo de 200 espécies diferentes de plantas que podem ser vistas pelos visitantes.

Com tudo isso e mais de 14 milhões de visitas por ano em seus mais de 1,5 milhão de m², o Ibirapuera é o parque mais frequentado da América Latina.

A edição da "Folha da Manhã" do dia 22 de agosto de 1954 já trazia o seguinte relato: "Por volta das 14 horas, bem mais cedo do que determinava o programa, foram abertos os portões do parque Ibirapuera, dando acesso à considerável massa popular que já aguardava, impacientemente, a entrega da Exposição ao povo".

Parece que multidão é mesmo uma palavra que combina com o parque.


Endereço da página: