Folha de S. Paulo


Os 10 destinos de viagem mais coloridos do mundo

Alegres, cheias de vida e divertidas, algumas cidades ao redor do mundo são conhecidas pelas cores –não apenas das suas paisagens, mas também de suas construções, de pequenas casinhas até exuberantes edifícios.

Por isso, o blog de viagens Secret Escapes fez uma lista com as dez cidades mais coloridas do planeta. Veja abaixo quais são.

*

CINQUE TERRE (Itália)

Pedro Carrilho/Folhapress
CINQUE TERRE, LIGÚRIA, ITÁLIA, 10-2010: Venazza, CInque Terre. (Pedro Carrilho/Folhapress, TURISMO)
Vista de Vernazza, em Cinque Terre, na região da Ligúria, na Itália

Na região da Ligúria, no topo de uma acidentada área rochosa da Costa Azul italiana, se encontram as Cinque Terre, cinco pequenas cidades de cores exuberantes que contrastam com as pedras amarronzadas e com o mar azul-turquesa.

Com uma beleza incontestável, Monterosso, Riomaggiore e seu trajeto de trekking, Corniglia, Vernazza e Manarola merecem ser visitadas para quem ama uma vista de tirar o fôlego.

BURANO (Itália)

Maurício Kanno/Folhapress
Ilha de Burano, em Veneza, Itália - Fotos para reportagem do caderno Turismo sobre cruzeiro pelo Mediterrâneo - Exclusivo Folha de S. Paulo (Maurício Kanno/Folhapress) ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Canal na cidade de Burano, próxima a Veneza

Ainda na Itália, a cidade de Burano pode não ser tão conhecida como sua vizinha, Murano (famosa pelos vitrais e cristais), mas encanta pelas casinhas singelas pintadas de cores fortes e vivas. Localizado perto de Veneza, na região do Vêneto, o município conta com lojas, restaurantes, igrejas e prédios históricos que podem ser conhecidos passeando entre os estreitos canais da região. Por isso, é uma pedida para viagens românticas.

CARTAGENA (Colômbia)

Fetze Weerstra - 11.ago.2015/Xinhua
(150811) -- CARTAGENA, agosto 11, 2015 (Xinhua) -- Imagen del 18 de marzo de 2015, de estudiantes caminando frente a un mural, en la ciudad de Cartagena, Colombia. Las cenizas del fallecido escritor Gabriel García Márquez reposarán en el Claustro de la Merced en Cartagena de Indias, Colombia, informó el martes el gobernador del departamento Bolívar, Juan Carlos Gossaín. García Márquez murió el 17 de abril de 2014 en Ciudad de México, donde estaba radicado desde los años 60 pero fue en Cartagena de Indias donde inició su carrera periodística en un diario local. (Xinhua/Fetze Weerstra/VW Pics/ZUMAPRESS) (rtg) (sp)LEGENDA DO JORNALMural em Cartagena, na Colômbia
Estudantes caminham em frente a muro grafitado em Cartagena, no norte da Colômbia

Na Colômbia, Cartagena é a cidade mais rica em cor e vida, principalmente em seu lado mais antigo, onde as decorações de tons quentes de amarelo, laranja, vermelho e rosa iluminam a história e a beleza dos edifícios coloniais, com amplos balcões verde-esmeralda.

A alegria do lugar se completa pelo ritmo das ruas, dos bares, dos restaurantes e das casas de dança, onde a música caribenha domina.

CHEFCHAOUEN (Marrocos)

Carlos ZGZ/Flickr
Porta de casas em Chefchaouen, no Marrocos_Carlos ZGZ Flickr
Casas azuis de Chefchaouen, no Marrocos

Uma das cidades mais mágicas e místicas do Marrocos, país conhecido por construções rústicas e muito belas, é a de Chefchaouen.

Por lá, as paredes e pisos são de tons de azul hipnotizantes e trazem uma sensação de relaxamento inexplicável. Nos arredores, turistas podem conhecer pequenos cafés, lojas de artesanato e até cachoeiras.

KARLOVY VARY (República Tcheca)

André Zara - 12.ago.2010/Folhapress
ORG XMIT: 182501_0.tif KARLOVY VARY, REPÚBLICA TCHECA, DATA DESCONHECIDA: A leste de Praga, na República Tcheca, a estância termal de Karlovy Vary tem um festival internacional de cinema realizado anualmente em junho. (Foto: André Zara/Folhapress)
Rua na estância termal de Karlovy Vary, a leste de Praga, na República Tcheca

Cenário de contos de fada e de muita fantasia, Karlovy Vary, na República Tcheca, tem uma arquitetura muito bem pensada, com passarelas pitorescas e sobrados e edifícios clássicos com cores em tons pastel.

O município, que data do século 14, também é dono de uma exuberante vegetação e de spas especializados em tratamentos com águas termais.

TRINIDAD (Cuba)

Roberto Machado Noa - 9.set.2015/Getty Images
TRINIDAD, SANCTI SPIRITUS, CUBA - 2015/09/09: Trinidad de Cuba scenes: Colorful houses along a cobbled street. The houses depict the colonial architecture and culture in Cuba. Trinidad is one of the oldest villages founded by Spanish and a UNESCO World Heritage Site visited by a large number of tourists. (Photo by Roberto Machado Noa/LightRocket via Getty Images) ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Esquina em Trinidad, um dos principais destinos turísticos em Cuba

Desde 1988 a cidade de Trinidad, em Cuba, é considerada um patrimônio da Unesco, graças, em boa parte, às suas casas e edifícios coloniais simples, mas muito bonitos e coloridos.

Ideal para quem quer paz e sossego, mas que também quer uma aula de cultura e história, o município encanta pelos museus, shows de danças populares nos bares do centro e pelo famoso mojito.

WROCLAW (Polônia)

Piviso/Flickr
Vista de Wroclaw, na Polônia_Piviso Flickr
Vista de Wroclaw, na Polônia

Motivos não faltam para se visitar Wroclaw, na Polônia. Repleta de monumentos e atrações culturais –o antigo mercado, a catedral, vários museus e uma fonte musical, que à noite fica toda iluminada–, a cidade ainda conta com prédios de belíssima arquitetura enfileirados, cada um com cores diferentes, que dão uma impressão de que se está caminhando em um cenário de contos de fada.

PORTO (Portugal)

Giuliana Miranda - 31.mai.2016/Folhapress
Porto,Portugal Regiao que sera revitalizada na cidade do Porto em Portugal. Foto: Giuliana Miranda /Folhapress ****EXCLUSIVA PARA CADERNO MUNDO NAO UTILIZAR SEM AUTORIZACAO DA FOTOGRAFIA****
Construção em região que será revitalizada na cidade do Porto, em Portugal

Conhecida pelo vinho, a cidade portuguesa tem muito mais para oferecer do que apenas a bebida. As suas cores alegres e vivas dominam todas as ruas, com sobradinhos estreitos grudados uns aos outros.

Paredes amarelas se contrapõem a portas verdes e vermelhas, parapeitos brancos e muitos azulejos, outro símbolo da região. Nesse ambiente alegre, museus, confeitarias e livrarias se misturam.

COLMAR (França)

Pavlo Petrenko/Flickr
Vista da cidade de Colmar, na França_Pavlo Petrenko Flickr
Vista da cidade de Colmar, na França

A cidade de Colmar, na região francesa da Alsácia, parece ter saído de um conto de fadas. Com ruas de paralelepípedos e casas em estilo enxaimel bem coloridas, o centro histórico fica repleto de atrações de música e de danças típicas, principalmente durante a primavera e o verão [do hemisfério norte].

O município também é perfeito para quem gosta de um bom vinho, já que a região é parte fundamental do "caminho do vinho" da Alsácia.

REYKJAVÍK (Islândia)

Erin Wells/Flickr
Vista de Reykjavik, capital da Islândia_Erin Wells Flickr
Vista de Reykjavik, capital da Islândia

A Islândia é conhecida principalmente por emocionantes excursões para conhecer paisagens congelantes e as belíssimas auroras boreais.

No entanto, a capital, Reykjavík, também é dona de um espetáculo arquitetônico, com pequenas casas pintadas de branco, vermelho, azul, amarelo e verde e a montanha Esja ao fundo.


Endereço da página:

Links no texto: