Folha de S. Paulo


Confira dez curiosidades que a pesquisa Datafolha traz sobre assuntos polêmicos da capital paulista

Políticas polêmicas da gestão Fernando Haddad (PT), como a regulamentação do Uber e o fechamento da avenida Paulista para carros aos domingos, encontram menos aprovação entre a população mais pobre da cidade.

Apesar de aprovada pela maioria, a iniciativa de criar ciclovias tem maior rejeição entre os eleitores de João Dória (PSDB) e Andrea Matarazzo (PSD). Já entre os petistas é maior o percentual dos que já usaram as vias para ciclistas.

Os radares, que cresceram na gestão do prefeito petista, são tidos por um a cada quatro paulistanos como o principal responsável pelo grande número de multas na cidade. E o percentual das pessoas que se dizem multadas é maior na zona oeste.

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Confira dez curiosidades que a pesquisa Datafolha traz sobre assuntos polêmicos da capital paulista:

1 - Uber é mais popular entre ricos, jovens e escolarizados

Os mais favoráveis ao serviço do Uber na cidade de São Paulo são os mais ricos (87% favoráveis), com maior escolaridade (83%) e mais jovens (76%). O índice entre os mais idosos é de 56%, o mesmo percentual que ocorre entre as pessoas com ensino fundamental. Os favoráveis ao serviço representam 59% entre os que ganham até dois salários mínimos.

2 - Pessoas da zona leste são as que menos utilizaram o serviço

No centro e na zona oeste são onde há o maior percentual de pessoas que dizem já ter utilizado o Uber para se locomover pela cidade. Na zona leste, a utilização do aplicativo não é tão comum.

Quem diz já ter usado o Uber, por região da cidade - em %

3 - Idosos e pessoas com menor renda são os que mais aprovam taxistas

O serviço de táxi tem boa aprovação na cidade. O maior índice de satisfação, porém, é entre os idosos e pessoas com menor renda. Para 70% das pessoas acima de 60 anos, o serviço é ótimo ou bom. Entre as pessoas que ganham até dois salários mínimos, a aprovação ao sistema chega a 78%.

4 - Mais pobres são menos simpáticos ao fechamento da Paulista

As pessoas mais pobres são os menos favoráveis ao fechamento da Paulista para carros. O grupo é também o com menor índice de pessoas que ainda não foram até a avenida aos domingos desde que ela passou a ser fechada (77%) –entre os mais ricos, a taxa é de 51%.

Favoráveis ao fechamento da Paulista, por faixa salarial - Em %

5 - Eleitores de Russomanno também são menos favoráveis

Celso Russomanno (PRB) é o postulante à Prefeitura de São Paulo cujos eleitores são menos favoráveis ao fechamento para carros. O índice é só de 40%. Entre os eleitores do prefeito Fernando Haddad (PT), o percentual chega a 71%

Favoráveis à Paulista fechada, entre eleitores dos candidatos - Em %

6 - Maioria não vê motorista como principal responsável por multas

53% dos entrevistados culpam outros fatores, que não a forma como o motorista dirige, pelo grande número de multas na cidade de São Paulo.

Principal fator responsável pelas multas na cidade - Em %

7 - Quanto maior o salário, mais reincidência nas multas

Entre aqueles que foram multados quatro vezes ou mais nos últimos 12 meses, a prevalência é de pessoas com faixas salariais entre 5 e 10 salários mínimos e mais de 10 salários mínimos. Em ambas as faixas, 21% levaram a partir de quatro multas. No recorte por nível de escolaridade, 19% das pessoas com curso superior chegaram nesse patamar de multas e 14% das com nível fundamental.

Índice de pessoas multadas 4 vezes ou mais, por faixa salarial - Em %

8 - Moradores da zona oeste são os mais multados

Os moradores da região oeste da capital são os que mais declararam ter sido multados nos últimos 12 meses. O índice entre esse grupo é de 38%. Eles são os que têm maior taxa de reincidência: 12% disseram ter sido multados quatro vezes ou mais –índice é de 10% no centro, 7% nas zonas norte e sul e de 8% na zona leste.

Pessoas que dizem ter sido multadas nos últimos 12 meses por região - Em %

9 - Percentual dos que já usaram ciclovias é maior entre petistas

Entre os petistas, 42% dizem já ter usado a malha cicloviária. Índice maior do que entre os que se identificam com o PSDB (26%) e PMDB (34%).

Entrevistados que dizem já ter usado ciclovias por preferência partidária - Em %

10 - Eleitores tucanos têm maior rejeição a instalação de vias para bicicletas

De sete candidatos citados na pesquisa, apenas João Dória (PSDB) tem entre seus eleitores mais pessoas contrárias que favoráveis à instalação de ciclovias na cidade – 49% são contrários e 43% favoráveis. Mesmo entre o ex-tucano Andrea Matarazzo, hoje no PSD, é maioria os que são a favor da criação das vias (53%) sobre os contrários (45%). O percentual entre os eleitores de Haddad é de 10% contrários e 87% favoráveis.

Pessoas contrárias à instalação de ciclovias em SP, entre eleitores de cada candidato - Em %


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