Folha de S. Paulo


De futebol a arte contemporânea, veja museus que abrem as portas em 2016

Aos turistas que gostam de arte e de visitar museus, 2016 tem dado motivos para viajar. Novos espaços culturais que abriram as portas neste ano ou que prometem fazê-lo até dezembro devem se tornar importantes atrações.

As opções vão de um museu sobre o futebol a lugares dedicados a arte contemporânea, como o londrino Tate, reaberto na semana passada. Conheça algumas delas.

*

Museu da Fifa

Escândalos de corrupção à parte, a Fifa inaugurou em fevereiro, em sua cidade sede, um espaço de US$ 177 milhões dedicado ao futebol. Entre as atrações, dispostas entre experiências interativas e audiovisuais, há camisas, troféus, bolas homenagens a jogadores e um "pinball" gigante.

Met Breuer

Spencer Platt/Getty Images/AFP
Visitantes veem exposição no The Met Breuer, em Nova York
Visitantes veem exposição no The Met Breuer, em Nova York

O prédio de 1966 que abrigava o museu Whitney (de arte americana) foi relançado em março como a ala contemporânea do MET (Metropolitan Museum of Art). Até setembro, uma exposição revê 197 trabalhos de artistas como Rembrandt, Jackson Pollock e Lygia Clark.

SFMoma

Josh Edelson / AFP
Obra chamada
Obra chamada "Geometric Apple Core" no San Francisco Museum of Modern Art (SFMoma), em San Francisco

Fechado por dois anos para uma expansão, reabriu em maio como o maior espaço dedicado à arte contemporânea nos EUA. Um móbile de Alexander Calder de 8 metros de largura recebe os visitantes no lobby.

La Boverie

John Thys/AFP
Novo museu La Boverie, inaugurado em maio na Bélgica
Novo museu La Boverie, inaugurado em maio na Bélgica

A 90 quilômetros de Bruxelas, o museu aberto em maio é uma extensão do palácio de belas artes, em uma ilha fluvial. A curadoria é feita em parceria com o Louvre, de Paris –está em curso até agosto a exposição "En Plein Air", dedicada a artistas que pintavam ao ar livre, como Monet, Cezanne, Matisse, Picasso e Leger.

New Tate Modern

Stefan Wermuth/Reuters
Prédio do New Tate Modern, que foi reformado e abriu as portas em junho em Londres
Prédio do New Tate Modern, que foi reformado e abriu as portas em junho em Londres

O museu britânico foi reaberto no último dia 17 com o dobro do espaço, graças a uma nova ala projetada pelo escritório suíço Herzog & de Meuron.

Artistas de peso do último século estão ali: pinturas de Rothko, Picasso e Matisse, performances de Marina Abramovic, esculturas de Ai Weiwei e Anish Kapoor. Privilegia-se artistas mulheres e vindos da Ásia, África e América do Sul –inclusive os brasileiros Cildo Meireles e Hélio Oiticica.

Museu de história afro-americana

Mandel/AFP
Vista do Museu de História Afro-Americana, em Washington, nos Estados UNidos
Vista do Museu de História Afro-Americana, em Washington, nos Estados UNidos

Concebido em 2003 pela fundação Smithsonian para ser um espaço de redenção da população afro-americana, será inaugurado em 24 de setembro, em meio ao conturbado período pré-eleitoral. Serão exibidas histórias da escravidão, da segregação e também de ídolos negros da cultura pop –com um espaço dedicado ao presidente Barack Obama.

Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia

Divulgação
Interior do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, em Lisboa
Interior do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, em Lisboa

Será inaugurado em Belém, à beira do rio Tejo –para ajudar a suprir a relativa carência de grandes espaços culturais em Lisboa, em comparação a outras capitais europeias. O espaço terá mostras que cruzarão arte, design, arquitetura e tecnologia –na inauguração, será exibida "Utopia/Distopia", da francesa Dominique Gonzalez-Foerster. Abre as portas oficialmente em 5 de outubro, mas inaugura uma sala com quatro exposições já neste dia 30.

  • Onde Lisboa, Portugal
  • Mais maat.pt

Louvre

AFP
Projeto do museu do Louvre, que será aberto em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos
Projeto do museu do Louvre, que será aberto em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos

Com a abertura adiada desde 2012, a filial do museu parisiense no Oriente Médio deve sair do papel. O prédio é uma doma branca com 600 metros de circunferência na ilha de Saadiyat, feita pelo arquiteto Jean Nouvel. A curadoria vai explorar arte, história e arqueologia, usando a região como encontro entre o ocidente e o oriente. O complexo também abrigará futuramente o Guggenheim Abu Dhabi.


Endereço da página:

Links no texto: