Folha de S. Paulo


Relembre 4 constrangimentos públicos pelos quais o presidente interino Michel Temer já passou

Confundir um jornalista com o presidente da Argentina, Maurício Macri, não foi o primeiro constrangimento público por que passou o presidente interino Michel Temer desde começou o processo de impeachment contra a presidente, agora afastada, Dilma Rousseff.

Relembre quatro desses episódios:

*

1. "Verba volant, scripta manent"

Em dezembro, quando ainda era apenas vice-presidente, Temer enviou uma carta-desabafo a Dilma Rousseff.

No documento, tornado público no mesmo dia, o peemedebista lista uma séria de reclamações: que a presidente nunca confiara nele, que ele havia sido relegado ao papel de "vice decorativo", que fora excluído de um encontro com o vice-presidente dos EUA, que aliados seus haviam sido destituídos, entre outras.

O episódio repercutiu mal no meio político, que considerou que Temer não teve a postura esperada de um estadista, e acabou ridicularizado na redes sociais. O gif acima, em que Ciro Gomes (PDT-CE) debocha do ato de Temer, foi uma das piadas que viralizaram.

2. Áudio vazado

No mês passado, pouco tempo antes da votação do processo de impeachment na Câmara, Temer enviou a aliados um áudio em que treinava o pronunciamento que faria caso a Câmara votasse contra Dilma Rousseff.

Em um dos trechos, o vice ainda afirmava que estava recolhido "há mais de um mês para não aparentar que eu estaria cometendo algum ato, praticando algum gesto com vistas a ocupar o lugar da senhora presidente".

3. Esplanada sem mulheres

Reprodução/Twitter
(AI) Michel Temer assina notificação de posse como presidente interino encaminhada pelo Senado. Foto: Reproducao/Twitter ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Michel Temer assina notificação de posse como presidente interino encaminhada pelo Senado

A equipe ministerial de Michel Temer é composta exclusivamente por homens. Será o primeiro governo em que isso acontece desde a gestão de Ernesto Geisel (1974-1979), durante a ditadura militar.

Nas articulações para formar sua equipe ministerial, Temer convidou uma única mulher: a ex-ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) Ellen Gracie, para assumir a CGU (Controladoria-Geral da União), mas ela recusou.

A ausência de mulheres gerou críticas de grupos feministas e figuras da política.

4. Sorriso de 'Photoshop'

Antes do afastamento de Dilma Rousseff, o PMDB nacional postou nas redes sociais uma série de manchetes de jornal como argumento para afirmar que o país "precisa de Michel Temer".

Na terça (10), uma mensagem no Facebook afirmava que faltava pouco "para unir o Brasil e fazer um governo sem rancor e sem ódio". O texto era foi ilustrado uma imagem de Temer que foi alterada para ampliar o sorriso do peemedebista.

COMPARE AS IMAGENS

Reprodução/Twitter
Michel Temer
À esquerda, foto original; à direita foto manipulada postada pelo PMDB
Reprodução/Facebook
Michel Temer
À esquerda, foto original; à direita foto manipulada postada pelo PMDB

Endereço da página:

Links no texto: