Folha de S. Paulo


10 maneiras de ser um viajante mais ecológico

Você quer ser ecológico: recicla o lixo, desliga a torneira enquanto escova os dentes. Mas não abre mão de viajar para um paraíso tropical e ficar em um lugar de primeira linha –ainda que aviões emitam gases causadores do efeito estufa e as práticas usuais de hotéis, como lavar a roupa de cama todos os dias, prejudiquem o meio ambiente.

Afinal, você ama viajar –e viajar bem.

Mas há esperança. Para ajudá-lo a dormir melhor mesmo naqueles lençóis finíssimos, eis dez pequenas maneiras de viajar com um pouco mais de responsabilidade ecológica.

*

Lex Van Lieshout - 19.jun.2012/AFP
Pessoas próximas ao Boeing-777 da KLM, movido a biocombustível feito de óleo de cozinha usado que se prepara para voar para o Rio de Janeiro, no aeroporto de Schiphol, na Holanda. *** Officials stand near the airplane of the KLM Royal Dutch Airlines, which is ready for take-off for the first biofuel-powered transatlantic flight at Schiphol Airport, on June 19, 2012. The flight will go to the Rio de Janeiro, during the UN's June 20-22 Rio Summit on sustainable development. AFP PHOTO/ANP LEX VAN LIESHOUT netherlands out -
Avião da companhia KLM movido a biocombustível feito de óleo de cozinha

1. Compense as emissões de seus voos

Voar (especialmente em trajetos curtos) está entre as maneiras menos sustentáveis de viajar, de acordo com organizações ambientais. Algumas companhias aéreas oferecem a oportunidade de compensar as emissões de carbono que você cria ao voar. Passageiros de companhias como Delta e United podem calcular a parcela de emissões pelas quais são responsáveis e então doar dinheiro ou milhagens a projetos de conservação de florestas e promoção de energias renováveis.

Mas algumas organizações afirmam que esses programas de compensação são problemáticos, porque as calculadoras de emissões nos sites das empresas de aviação não são precisas o bastante –já que não levam em consideração fatores como voar em primeira classe, o que resulta em emissões maiores per capita, porque a pessoa ocupa mais espaço no avião.

Ainda assim, contribuir para esses programas é melhor do que voar e não fazer coisa alguma. Para uma calculadora mais precisa, use a do site carbonfootprint.com (em inglês).

Camila Fontana - 31.jul.2013/Folhapress
São Paulo, SP, Brasil, 31-07-2013: Free Walking Tour pelo Centro de São Paulo (Foto:Camila Fontana/Folhapress, REVISTA SÃO PAULO) ***EXCLUSIVO REVISTA***
Guia de 'walking tour' pelo centro de São Paulo exibe placa para os turistas

2. Visite cidades a pé

Se você não gosta de caminhar, use uma bicicleta. Se não gosta de pedalar, vá de metrô, ônibus ou trem. Se alugar um carro, peça por um híbrido. Se contratar um motorista, tente dividir o percurso com outras pessoas. Serviços como o Lyft e o Uber oferecem carros compartilhados. E, para resumir, se possível, vá a pé.

3. Hospede-se em um hotel ecológico

A viagem de férias mais ecológica é aquela em que você não vai muito longe, o que é impossível para quem deseja conhecer o mundo. O Airbnb argumenta que alugar quartos em casas particulares ou trocar acomodações para férias é uma opção mais ecológica que hotéis –ainda que um estudo nesse sentido que a empresa publicou em 2014 não possa ser considerado científico.

Se acomodações na casa de um desconhecido não são sua praia, ainda assim é possível optar por uma estadia mais ecológica em um hotel: reusando lençóis e toalhas (muitos oferecem aos hóspedes a opção de não trocar as roupas de cama e banho todos os dias), tomando banhos mais curtos, mantendo desligado o ar-condicionado e usando menos eletricidade.

Ze Carlos Barretta - 14.set.2013/Folhapress
PIEDADE, SP, BRASIL, 14-09-2013, 16h00: Mudas que serao usadas para os hospedes da pousada Ronco do Bugio plantarem em area de reflorestamento. (Foto: Ze Carlos Barretta/Folhapress TURISMO)
Mudas que a pousada Ronco do Bugio dá para hóspedes plantarem em área de reflorestamento

Também é possível escolher hotéis com práticas sustentáveis, que recolham a água da chuva, mantenham desligados aquecedores e ar-condicionado de espaços que não estejam em uso, estimulem a comunidade local. Se você não está seguro de que o hotel a que deseja ir é ecológico, a organização Nature Conservancy tem um guia de 10 perguntas que você pode fazer para se assegurar:

  1. O hotel é membro de associações de empresas sustentáveis?
  2. O hotel permite aos hóspedes escolher se quer ou não ter toalhas e lençóis lavados todos os dias?
  3. O hotel contrata funcionários da região?
  4. Quão eficiente é o tratamento de lixo no hotel? Ele recicla, faz compostagem?
  5. Que tipo de tecnologias para poupar água foram implementadas?
  6. Os alimentos servidos são comprados e produzidos na região?
  7. O hotel usa roupa de cama de algodão orgânico, ou 100% algodão (que usam menos petroquímicos na produção)?
  8. O uso de energia é eficiente?
  9. O hotel tem programas de cultivo de plantas nativas na propriedade?
  10. O hotel engaja funcionários e hóspedes a seus programas de sustentabilidade?

4. Leve uma garrafa de água

Milhões de barris de petróleo são usados para produzir as garrafas plásticas de água que consumimos –um estudo de 2007 do Pacific Institute, organização que pesquisa o uso sustentável de água, afirmou que a quantidade de petróleo usada para produzir garrafas plásticas poderia abastecer mais de 1 milhão de carros por um ano.

Faça sua parte viajando com uma garrafinha reutilizável –e, se gostar de café e chá, ajude na economia de papel usando uma caneca reutilizável em lugar de copinhos de papel.

5. Carregue pouca bagagem

Quanto mais pesada a sua bagagem, mais combustível é necessário (no avião ou no carro). Mesmo algo pequeno como um celular, multiplicado pelo número de passageiros, pode afetar o peso de um avião. Além disso, é mais fácil e divertido viajar quando você não está sobrecarregado de malas.

Antonio Bronic - 29.abr.2013/Reuters
Tourists pull their luggage as they walk on Stradun street in Croatia's UNESCO protected medieval town of Dubrovnik April 29, 2013. The barren Srdj plateau overlooking the mediaeval city of Dubrovnik is a real estate developer's dream, offering breath-taking views of Croatia's top tourist destination. That's precisely why an Israeli-Croatian consortium began planning a billion-euro golf resort there in 2006. Seven years on, construction has yet to start. This project typifies the problems facing foreign investors in Croatia, which joins the European Union on July 1, more than 20 years after it broke away in war from socialist Yugoslavia. Picture taken April 29, 2013. REUTERS/Antonio Bronic (CROATIA - Tags: BUSINESS TRAVEL) ORG XMIT: ABR0168
Turistas em Dubrovnik, na Croácia

6. Opte pelos e-tickets

A essa altura todo mundo já sabe que não deve imprimir documentos de que não vai precisar, e que é necessário reciclar o papel que usamos. A produção de papel e celulose contribui para a mudança do clima e "ameaça algumas das últimas florestas naturais restantes, e os povos, fauna e flora que dela dependem", de acordo com o WWF.

Passagens eletrônicas avançaram muito ante seus primeiros e desajeitados dias. Ter o smartphone lido no aeroporto e em estações de trem para registro de dados frequentemente prova ser um processo muito simples.

Davi Ribeiro - 25.set.2014/Folhapress
SÃO PAULO, SP - 25/09/2014: Desmontração para imprensa de equipamento chamado e-gate, que pretende agilizar a fila em Cumbica. O passageiro que vai para o exterior ou chega do exterior coloca o passaporte em um scanner, que libera a entrada ou não dele na área do aeroporto onde vai embarcar. - (Foto: Davi Ribeiro / Folhapress COTIDIANO) ORG XMIT: 00124118A
Demonstração do e-gate no aeroporto de Guarulhos, em SP

7. Compre produtos locais

Escolha alimentos produzidos no local que está visitando; o mesmo vale para suvenires –e transporte essas coisas em uma sacola reutilizável, não em sacos plásticos.

Além do apoio à economia local, as compras desses produtos significam menos embalagens; itens que não precisem ser transportados a um local de avião ou navio reduzem o desperdício e as emissões de gases causadores do efeito estufa.

Divulgação
ITACARÉ, BA, BRASIL, DATA DESCONHECIDA: Funcionárias do Hotel Txai Resort, atende hospede, em Itacaré (BA). O hotel tem oficinas de artesanato e capacita agricultores, que vendem sua produção para o hotel. (Foto: Divulgação) ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Funcionárias de hotel na Bahia vendem produção local aos hóspedes

8. Coloque seu laptop para dormir

Permita que seu computador e outros aparelhos como câmeras fotográficas e celulares fiquem desligados quando você não os estiver usando. Isso economiza energia, prolonga a vida da bateria e também faz bem ao planeta.

9. Escolha excursões que não prejudiquem o ambiente

Muitos grupos simpáticos à causa ecológica, entre os quais a Nature Conservancy, Sierra Club e WWF, oferecem viagens e excursões ecológicas que se esforçam por não desgastar os recursos naturais, a fauna e flora e os moradores locais.

Da mesma forma que faz com hotéis, informe-se sobre as empresas e agências que vai contratar para os passeios durante a viagem.

Edgar Su - 19.mar.2016/Reuters
Kok Oi Yee, 74, who works at a university's natural history museum and a volunteer nature tour guide on weekends, introduces the fauna and floral along a trail in MacRitchie Nature Reserve located at the central catchment area in Singapore March 19, 2016. Kok said
Kok Oi Yee, 74, é guia de turismo voluntária em reserva natural de Cingapura

10. Difunda informações

Repasse a outros os seus hábitos de viagem ecológicos. Isso multiplicará seu efeito –algo que você precisa fazer, dado o número de viagens que espera realizar.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Endereço da página: