Folha de S. Paulo


O que você precisa saber sobre os rivais dos times brasileiros nas oitavas da Libertadores

Racing (ARG) x Atlético-MG

COMO JOGA
O Racing é um time ofensivo, pois conta com grandes jogadores no ataque, como Bou, 26, e os experientes Lisandro López, 33, e Diego Milito, 36. Na penúltima partida da fase de grupos da Libertadores, por exemplo, o técnico da equipe, Facundo Sava, colocou López pela esquerda, Milito no meio e Bou pela direita. Na armação, Óscar Romero. Quando joga fora de casa, porém, o treinador é mais cauteloso. Contra o Boca Juniors, dos três atacantes, só escalou López foi titular.

DESTAQUE
O atacante Bou foi revelado pelo River Plate, da Argentina, e está no Racing desde 2014. Ele foi artilheiro da Libertadores de 2015 com oito gols. Na edição atual, balançou as redes duas vezes.

CAMPANHA DA 1ª FASE
O Racing terminou a primeira fase da Libertadores na segunda posição do grupo 3, com nove pontos, atrás do rival Boca Juniors (12 pontos). Foram duas vitórias (contra Bolívar e Deportivo Cali), três empates e uma derrota. Os dois triunfos foram conquistados dentro do seu estádio. O time fez 11 gols e tomou sete.

ESTÁDIO
O Racing joga no estádio Juan Domingo Perón, mais conhecido como "El Cilindro" por sua forma circular. Foi inaugurado em 1950 e tem capacidade para 50 mil pessoas. Quando lotado, o estádio chega a balançar. É um verdadeiro caldeirão.

HISTÓRIA
Fundado em 1903, o Racing é um dos times mais tradicionais da Argentina. Tem 17 títulos do Campeonato Argentino (o último foi em 2014) e um da Libertadores (1967). O clube é conhecido como "La Academia" por causa das conquistas na era amadora do futebol do país. Ganhou, por exemplo, sete títulos nacionais entre 1913 e 1919.

NA TV
Jogo de ida (27/04 - 19h30): SporTV
Jogo de volta (04/05 - 21h45): SporTV, Fox Sports 2 e Globo

Juan Mabromata - 10.fev.2016/AFP
O atacante Gustavo Bou comemora um gol para o Racing
O atacante Gustavo Bou comemora um gol para o Racing

Nacional (URU) x Corinthians

COMO JOGA
O Nacional costuma jogar com uma linha de quatro jogadores no meio de campo e dois atacantes (Nicolás López e Sebastián Fernández). Mas o ataque não é o ponto forte da equipe. Na primeira fase da Libertadores, por exemplo, foram somente seis gols em seis jogos. Entre os classificados, é o pior ataque ao lado de Deportivo Táchira e Cerro Porteño. A defesa, por sua vez, tomou seis gols. Mas é bom ficar de olho em López, um jogador rápido.

DESTAQUE
O atacante Nicolás López, 22, é o artilheiro do Nacional na Libertadores, com três gols. Contra o Palmeiras, ele balançou as redes duas vezes. Mesmo jovem, o jogador já teve passagem pela Itália. Jogou por Roma, Udinese e Verona. Também atuou pelo Granada, da Espanha.

CAMPANHA DA 1ª FASE
O Nacional ficou na segunda posição do grupo 2, com nove pontos, atrás do Rosario Central (11 pontos). O time uruguaio conquistou duas vitórias nesta fase, justamente contra o Palmeiras. Primeiro, ganhou no Allianz Parque, por 2 a 1. Depois, fez 1 a 0 em sua casa. A equipe tinha grande chance de ficar com a liderança da chave, no entanto, na última rodada, perdeu para o Rosario Central, em pleno Uruguai, por 2 a 0.

ESTÁDIO
O Nacional joga no acanhado Gran Parque Central (mais conhecido como "El Parque"), que foi construído em 1900 e tem capacidade para aproximadamente 26 mil pessoas. O estádio passou por uma reforma entre 2004 e 2005. Foi reinaugurado em 9 de março de 2005. A torcida fica bem próxima ao campo. Tite e seus jogadores não terão sossego.

HISTÓRIA
O clube foi fundado em 1899 e é o segundo maior campeão do Campeonato Uruguaio, com 45 títulos. Fica atrás apenas do Peñarol (47). O time conquistou a Libertadores três vezes (em 1971, 1980 e 1988). É a equipe mais tradicional do Uruguai ao lado do Peñarol.

NA TV
Jogo de ida (27/04 - 21h45): TV Globo, Fox Sports, SporTV
Jogo de volta (04/05 - 21h45): TV Globo, Fox Sports, SporTV

Nicolas Celaya/Xinhua
O atacante Nicolás López festeja um gol pelo Nacional (URU)
O atacante Nicolás López festeja um gol pelo Nacional (URU)

Rosario Central x Grêmio

COMO JOGA
O Rosario Central costuma mostrar muita personalidade em campo. Contra o Palmeiras, por exemplo, dominou o jogo mesmo jogando fora de casa e com desfalques. Só falhou nas finalizações –perdeu até pênalti. É uma equipe que marca sob pressão e não se intimida mesmo longe da sua casa. Além do bom jogo contra o Palmeiras no Allianz Parque, também foi bem contra o Nacional, na última rodada, quando venceu por 2 a 0 e garantiu a sua classificação. O técnico Eduardo Coudet dispõe de boas armas no setor ofensivo, como Marco Ruben e Marcelo Larrondo.

DESTAQUE
O atacante Marco Ruben tem 29 anos e é o artilheiro do time na Libertadores, com quatro gols. O jogador já teve passagens por equipes como Villarreal, da Espanha, e Dinamo de Kiev, da Ucrânia.

CAMPANHA DA 1ª FASE
O Rosario Central terminou a primeira fase da Libertadores com três vitórias, dois empates e uma derrota no grupo 2. Desses três triunfos, dois foram fora de casa (contra River Plate, do Uruguai, e Nacional, também do Uruguai). A classificação só veio na última rodada. Entre os primeiros colocados de cada chave, o time tem a pior campanha.

ESTÁDIO
O time joga no Gigante de Arroyito, que foi inaugurado em 1926 e tem capacidade para cerca de 41 mil pessoas. A torcida fica bem próxima do campo e faz muita pressão sobre o adversário. O estádio recebeu jogos da Copa do Mundo de 1978.

HISTÓRIA
O clube foi fundado em 1889 com o nome de Central Argentine Railway Athletic Club. Em 1903, finalmente passou a se chamar Club Atlético Rosario Central. Apesar dos seus 126 anos, o time não possui tantos títulos. De Campeonato Argentino são quatro (1971, 1973, 1980 e 1987). A equipe possui ainda uma Copa Conmebol (1995) e nunca ganhou a Libertadores.

NA TV
Jogo de ida (27/04 - 21h45): SporTV, Globo, Fox Sports 2
Jogo de volta (05/05 - 19h15): SporTV

Alejandro Pagni - 17.abr.2016/AFP
O atacante Marco Ruben marca um gol para o Rosario Central
O atacante Marco Ruben marca um gol para o Rosario Central

Toluca x São Paulo

COMO JOGA
O Toluca tem uma forte dupla de ataque: Fernando Uribe e Enrique Triverio. Os dois marcaram seis dos nove gols do time nesta Libertadores. Apesar da força dos seus atacantes, não trata-se de uma equipe muito ofensiva. Quando joga como visitante, por exemplo, vai com três zagueiros e aposta nos contra-ataques.

DESTAQUE
O atacante argentino Enrique Triverio, 27, já marcou três gols nesta edição da Libertadores. Ele está no Toluca desde 2015.

CAMPANHA DA 1ª FASE
O Toluca, do México, terminou a primeira fase na liderança do grupo 6, com 13 pontos, dois a mais do que o Grêmio. Em seis jogos, foram quatro vitórias, um empate e uma derrota. O time está com 100% de aproveitamento em sua casa (três vitórias em três jogos). Contra o Grêmio, por exemplo, ganhou por 2 a 0, no México. Em seis jogos, fez nove gols e tomou cinco.

ESTÁDIO
O time joga no estádio Nemesio Díez, que foi inaugurado em 1954 e tem capacidade para cerca de 20 mil pessoas. É apelidado de "Bombonera" e está a 2,6 mil metros acima do mar. O São Paulo vai precisar de muito fôlego. De novo.

HISTÓRIA
O clube foi fundado em 1917 e fará o seu centenário em 12 de fevereiro do próximo ano –um grande incentivo para conquistar a Libertadores. O time possui dez títulos do Campeonato Mexicano e dois da Liga dos Campeões da Concacaf. Nunca ganhou a Libertadores.

NA TV
Jogo de ida (28/04 - 21h45): Fox Sports
Jogo de volta (04/05 - 19h15): Fox Sports

Maria Calls - 5.abr.2016/AFP
O atacante Enrique Triverio comemora um gol pelo Toluca
O atacante Enrique Triverio comemora um gol pelo Toluca

Endereço da página: