Folha de S. Paulo


Os 4 melhores aeroportos do Brasil, segundo os viajantes

A Secretaria de Aviação Civil divulgou, nesta quarta-feira (9), os vencedores da segunda edição da premiação Aeroportos + Brasil, que elege os melhores terminais do país em diversas categorias.

O ranking, criado como uma avaliação trimestral, é anual desde o ano passado. Ele leva em conta avaliações feitas por 52 mil viajantes nos 15 principais aeroportos brasileiros, responsáveis por 80% da movimentação de passageiros no Brasil.

O aeroporto Internacional Afonso Pena, na região metropolitana de Curitiba, venceu na principal categoria, a "Aeroporto + Brasil", de melhor aeroporto do país, e em outras três: restituição de bagagem e raio-x mais eficientes e aeroporto mais cordial.

No total de oito categorias, só mais três terminais foram condecorados. O aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek, em Brasília, foi eleito o de serviço público mais eficiente. O Governador Aluízio Alves, em Natal/São Gonçalo do Amarante, ganhou como aeroporto mais confortável. Já o de Viracopos, em Campinas, foi melhor em duas categorias: aeroporto mais limpo e com mais facilidades aos passageiros.

No ano passado, o aeroporto do Recife havia sido eleito o melhor do país, mas ele ficou de fora de todas as premiações em 2016. Os terminais de São Paulo (Congonhas e Guarulhos) e do Rio (Galeão e Santos Dumont) também não marcaram presença na lista de 2016.

Segundo o ministro da Aviação, Guilherme Ramalho, a avaliação da premiação é positiva. "A percepção do passageiro, além de funcionar como ferramenta de gestão, reforça que estamos no caminho certo", afirmou.

Uma das novidades desta edição foram duas categorias para verificar o desempenho também das companhias aéreas. Na categoria check-in mais rápido, a Azul foi a vencedora; no item de restituição de bagagem mais eficiente, a Gol saiu vitoriosa.

Confira abaixo os terminais premiados e as categorias em que venceram.

*

1. Aeroporto Internacional Afonso Pena - Curitiba (PR)

Theo Marques/Folhapress
Parana, Brasil, 30-05-2014, - Corredor Aeroporto-Rodoferroviaria, mais uma das obras de mobilidade urbana previstas para a Copa 2014 em Curitiba que nao ficara pronta a tempo e deve atrapalhar o fluxo de turistas na cidade. Placas obstruem a visao do Aeroporto Afonso Pena (Foto: Theo Marques/Folhapress - FSP-PODER)
Frente do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba (PR)

Vencedor nas categorias Aeroporto + Brasil, Raio-X + Eficiente, Aeroporto + Cordial e Restituição de bagagem + Eficiente

2. Aeroporto Internacional Gov. Aluízio Alves - Natal/São Gonçalo do Amarante (RN)

Júnior Santos /Tribuna do Norte Natal
As operações do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves começaram com cerca de 10 minutos de atraso, após uma benção do arcebispo de Natal, dom Jaime Vieira Rocha. Previsto para ser iniciado às 8h30, o check-in só foi aberto às 8h40, mas os primeiros passageiros não reclamaram da demora. O primeiro voo a decolar está previsto para às 10h50, com Fortaleza como destino. Fotos; Júnior Santos - Tribuna do Norte Natal - RN
Movimentação no Aeroporto Aluízio Alvez, em Natal (RN)

Vencedor na categoria Aeroporto + Confortável

3. Aeroporto Internacional Viracopos - Campinas (SP)

Marcelo Justo/Folhapress
CAMPINAS, SP, BRASIL, 15-10-2012, 17h00: Movimentação no check-in da companhia aérea Azul que estava informando aos passageiros que tudo seria normalizado após as 19h. Muitos voos da companhia foram cancelados devido ao acidente com o avião cargueiro MD-11 da empresa Centurion Cargo que teve um pneu estourado durante o pouso e interditou a única pista, do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (a 93 km de São Paulo). O aeroporto está com a pista interditada para pousos e decolagens desde sábado. (Foto: Marcelo Justo/Folhapress, COTIDIANO***EXCLUSIVO***
Saguão de embarque do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP)

Vencedor nas categorias Aeroporto com + Facilidades ao Passageiro e Aeroporto + Limpo

4. Aeroporto Internacional Pres. Juscelino Kubitschek - Brasília (DF)

Pedro Ladeira/Folhapress
BRASILIA, DF, BRASIL, 06-07-2015, 12h00: BRASIL QUE DÁ CERTO. Aeroporto internacional de Brasília. O aeroporto foi concedido para a empresa Inframérica e teve seus serviços e atendimentos melhorados. Aeroporto vazio no fim da noite e início da madrugada, hora em que funcionários fazem limpeza e manutenção. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, MERCADO) ***ESPECIAL*** ***EXCLUSIVA***
Aeroporto Internacional Pres. Juscelino Kubitschek em Brasília (DF), durante a madrugada

Vencedor na categoria Serviço Público + Eficiente


Endereço da página:

Links no texto: