Folha de S. Paulo


O que você precisa ler para conhecer a escritora Harper Lee

Morreu nesta sexta-feira (19), aos 89 anos, a escritora americana Harper Lee. Ganhadora do prêmio Pulitzer pelo livro "O Sol É para Todos", ela vivia em um asilo da cidade de Monroeville, onde nasceu, no Estado do Alabama, nos EUA.

Em 2015, a octogenária publicou seu segundo romance, "Vá, Coloque um Vigia", escrito, na verdade, antes do romance premiado —lançado em 1960. O novo livro bateu recordes de venda nos EUA, sendo um dos três mais populares do ano passado. A Folha separou textos sobre a vida e carreira da autora.

Análise: 'O Sol É para Todos' coloca dedo em ferida dolorosa dos EUA (04.fev.2015)

No livro, contado a partir da perspectiva da pequena Scout, um advogado (seu pai) defende um homem negro acusado de estupro em uma cidadezinha fictícia do Alabama. "A fictícia Maycomb é uma típica cidade sulista nos anos 1930: velha, pobre, indolente e racista", escreve Cadão Volpato.

Infância de Harper Lee e Truman Capote inspira livro 'Tru & Nelle' (22.ago.2015)

A pequena Monroeville —inspiração de Maycomb— não viu crescer apenas Harper Lee: Truman Capote (1924-1984), autor do clássico do jornalismo literário "A Sangue Frio", foi amigo de infância da escritora e serviu de inspiração para Dill, o amigo de Scout em "O Sol É para Todos". A história da amizade dos dois deu origem ao romance infanto-juvenil "Tru & Nelly".

Crítica: Novo livro de Harper Lee retrata fim das ilusões da infância (16.jul.2015)

Para o colunista da Folha João Pereira Coutinho, valeu a pena esperar 55 anos pelo segundo romance da autora, "Vá, Coloque um Vigia", lançado em 2015. Nele, os personagens de "O Sol É para Todos" aparecem mais velhos, retornando à cidade natal. A história ainda é contada pelo ponto de vista de Scout.

"A resposta de Harper Lee, mais de 50 anos depois de uma lendária reclusão, é inteligente e primorosa: o livro, escrito antes de "O Sol É para Todos", teria que oferecer ao leitor não a vida social de Maycomb, Alabama, mas a vida interior dos seus personagens."

Em sequência de 'O Sol É para Todos', Atticus é racista e frequentou a Ku Klux Kan' (10.jul.2015)

Se no primeiro livro a figura de Atticus era a de um pai justo, que defende um réu negro em uma sociedade extremamente racista, e sem medo de represálias, em "Vá, Coloque um Vigia", o personagem diz frases como "os pretos que moram aqui estão na infância de sua humanidade", ou "você quer ver pretos aos montes em escolas, igrejas e teatros?".

Advogada de Harper Lee sugere existência de terceiro livro da autora (13.jul.2015)

Tonja Carter, advogada da autora, sugeriu em julho de 2015 que um terceiro romance pode estar escondido na casa de Harper Lee. Ela publicou, na época, um artigo no "Wall Street Journal" contando como teria encontrado "Vá, Coloque um Vigia"

Biógrafo de Harper Lee diz que autora está sendo manipulada (10.fev.2015)

Em entrevista à Folha, Charles Shields, disse que a escritora já não estava consciente de seus atos e havia caído nas mãos de aproveitadores. No caso, a pessoa por trás da publicação, Tonja Carter, sua advogada.


Endereço da página:

Links no texto: