Folha de S. Paulo


De TV gigante a lavadora conectada, veja 7 produtos prestes a chegar ao mercado

A edição 2016 da CES, uma das feiras de tecnologia mais importantes do mundo, começa oficialmente nesta quarta-feira (6), mas ontem foi um dia cheio de novidades, com apresentações de empresas como Ford, LG e Kia.

Veja 7 dos anúncios mais legais antes mesmo de a feira começar.

1. A TV gigante e a TV fininha da LG

No território das TVs, um dos mais tradicionais da CES, a LG chamou a atenção com um aparelho que mais parece uma tela de cinema: a UH9800 tem 98 polegadas e resolução 8K, muito maior do que as de definição ultra alta, de 4K. A fabricante também anunciou a chegada das séries G6 e E6, que têm menos de três milímetros de espessura e tela OLED com resolução 4k.

Yonhap - 5.jan.2016/Efe
LVS01. LAS VEGAS (NV, EE.UU.), 05/01/2016.- El jefe tecnológico de LG Electronics Co., Ahn Seung-kwon, habla durante una conferencia de prensa para lanzar la nueva marca LG Signature, en un hotel de Las Vegas, Nevada (EE.UU.) hoy, martes 5 de enero de 2016, durante la feria tecnológica CES. EFE//YONHAP/PROHIBIDO SU USO EN COREA DEL SUR ORG XMIT: LVS01

2. A Ford e a Amazon querem que seu carro converse com sua casa

Se a CES anda bem parecida com uma feira de automóveis é por conta da participação mais e mais comum das montadoras. Em uma parceria com a Amazon, a Ford anunciou um sistema para conectar carros a casas. Será possível, do carro, pedir que a porta da garagem se abra, por exemplo. A montadora também quer carros mais inteligentes e, para isso, revelou um sensor pequeno o suficiente para ser fixado nos retrovisores dos veículos.

Rick Wilking - 5.jan.2016/Reuters
Ford Motor Co CEO Mark Fields speaks at the Ford press conference at the Consumer Electronics Show in Las Vegas, January 5, 2016. Ford said Tuesday it plans to triple to 30 the size of its fleet of self-driving test cars as part of an effort to accelerate autonomous vehicle development. REUTERS/Rick Wilking ORG XMIT: LAS504

3. O celular dourado do Google

Vale o ditado que diz que nem tudo que reluz é ouro. O Nexus 6P, novo celular Android projetado pelo Google lançado recentemente, ganhou uma nova cor, dourada. Mas não é feito de ouro, à maneira de uma versão do Apple Watch, que chega a custar R$ 135 mil. As especificações não mudaram, e o aparelho dourado também chega com a versão 6.0 do Android.

Reprodução
Celular Huawei

4. Smartwatch ostentação

Como o Apple Watch e o Gear S2, smartwatch da Samsung, chegaram na safra entre a CES 2015 e esta que começa nesta quarta-feira, os outros fabricantes correm a apresentar seus modelos de relógios inteligentes. A Huawei apostou em duas versões para quem faz o tipo glamouroso. Com os nomes Jewel e Elegant, os relógios anunciados ontem vêm com cristais Swarovski e cases de ouro rosa.

Reprodução
relogio

5. A Nikon agora tem uma câmera 360 graus

De olho nas possibilidades trazidas pela realidade virtual, a Nikon anunciou a KeyMission 360, a primeira câmera de ação –categoria inaugurada pela GoPro– da empresa. O dispositivo é o primeiro fabricado por um competidor de peso a oferecer gravação em 360 graus para o mercado amador. Até agora, apenas empresas menores haviam apostado nesse mercado, como a Ricoh.

Reprodução
 Maquina fotografica Nikon

6. A Kia também quer um carro que dirige sozinho

Com tantas montadoras participando da CES, é difícil encontrar alguma que não esteja trabalhando em pelo menos uma dessas duas áreas: carros elétricos e carros que não precisam de motorista. A Kia quer colocar seu veículo completamente autônomo nas ruas até 2030 e para isso está disposta a injetar US$ 2 bilhões em desenvolvimento nos próximos dois anos. A montadora, aliás, anunciou que já conseguiu a licença para carros que dirigem sozinhos no estado de Nevada, onde fica Las Vegas, cidade que sedia a CES.

5.jan.2016/Efe
COR01. (COREA DEL SUR), 05/01/2016.- Fotografía cedida por Kia Motors hoy, martes 05 de enero de 2016, muestra a un hombre a bordo de la versión de conducción autónoma de su vehículo eléctrico Soul durante una prueba de funcionamiento en Corea del Sur. La empresa mostrara su vehículo autónomo dentro del Consumer Electronics Show en Las Vegas (Estados Unidos). EFE/Kia Motors / PROHIBIDO SU USO EN COREA DEL SUR/SOLO USO EDITORIAL/NO VENTAS ORG XMIT: COR01

7. A Samsung trouxe uma geladeira e uma máquina de lavar

A máquina de lavar da Samsung não é nenhuma Brastemp. Isso porque, diferentemente das tradicionais, a tecnologia embutida nos aparelhos domésticos da empresa sul-coreana ajuda até os mais estabanados a usar a quantidade correta de sabão em pó, por exemplo. E os mais esquecidos a lembrar das compras de supermercado, no caso da geladeira, que também vai se conectar a serviços de streaming. E, sim, há espaço para bilhetinhos e fotos –mas os imãs de geladeira serão dispensáveis.

Alex Wong - 5.jan.2016/AFP
LAS VEGAS, NV - JANUARY 05: A Samsung Front Load Washer with

O repórter viajou a convite da Samsung


Endereço da página:

Links no texto: