Folha de S. Paulo


10 crianças que fizeram a diferença em 2015 e que você precisa conhecer

Fazer a diferença no mundo não é fácil. Ter menos de 12 anos torna essa tarefa ainda mais árdua.

Durante o ano, a "Folhinha" publicou perfis de crianças que de alguma maneira fizeram diferença na vida de outras pessoas. Conheça 10 das melhores histórias.

*

1. Gustavo, 10

O ano de 2015 ficou marcado por algumas histórias de racismo, como os comentários contra a atriz Taís Araújo em uma rede social devido à cor negra de sua pele.

Um dos colunistas da 'Folhinha', Gustavo Gomes, 11, afirmou que já sofreu preconceito e deu sua opinião sobre racismo. "Uma menina tinha nojo de mim na primeira série, falava que não era para eu tocar nas coisas dela", diz ele, que afirma ainda já ter sido hostilizado pelos colegas por não gostar de futebol e por ser muito estudioso."

Leia mais aqui.

2. MC Soffia, 11

Se o racismo existe, várias iniciativas para combatê-lo, também. Uma delas, inclusive, feita por meninas negras, que abordam o assunto em suas letras de rap. "Para mim, o rap fala sobre o que as pessoas estão sentindo ou vivendo", explica Soffia Correa, 11, que faz rimas sobre a discriminação contra negros e outros preconceitos e igualdade entre meninas e meninos.

Leia mais aqui

3. Hailey, 9

A americana Hailey Fort, 9, tem na horta a sua atividade favorita. A menina começou a plantar seus próprios tomates, pepinos e outros vegetais depois que viu um homem que morava na rua passando fome.

Hoje, ela cultiva mais de cem quilos de comida e pretende construir doze abrigos móveis para sem-tetos no próximo ano. "Acho que todo mundo deveria ter um lugar para morar", explica ela.

Leia mais.

4. Vem pra rua, ou melhor, pro prédio!

Crianças de um prédio na zona leste de São Paulo resolveram se manifestar. A pauta? Estavam há dois anos sem poder andar de bicicleta, patins e patinete. "Queremos bicicleta, queremos bicicleta!" gritavam as crianças do condomínio Villagio di Ravenna, no bairro Vila Prudente, na zona leste de São Paulo.

Saiba mais sobre o que aconteceu.

5. Nicole, 12

No início de agosto, Nicole Barr, 12, chamou atenção pelo resultado que atingiu em um teste de QI. Ela fez 162 pontos, média que apenas 1% dos ingleses já obteve. "Fiquei muito chocada, mas ao mesmo tempo fiquei feliz", disse a menina à Folha.

Conheça a história dela.

6. Toby, 7

O inglês Toby Little, 7, é um garoto curioso. Ele quer saber o que as pessoas comem no Brasil e como são os museus do Irã. Para isso, começou a mandar cartas. A escolha do destinatário conta com a ajuda da mãe e de dicas que recebe em seu blog e na página do Facebook.

Ele ainda começou a juntar dinheiro, a partir de um financiamento coletivo, para ajudar lugares que passaram por desastres naturais.

Saiba mais.

7. Maitê, 6

Joaquim Almeida/Folhapress
A menina indígena Maitê Ará na aldeia onde mora, no bairro de Parelheiros
A menina indígena Maitê Ará na aldeia onde mora, no bairro de Parelheiros

Brincar de pega-pega na floresta, balançar no cipó, nadar e pescar na barragem. Ouvir o pajé contar os segredos da mata fumando o seu cachimbo. Aprender a falar português só aos cinco anos de idade. Assim é a rotina de Maitê Ará, 6, Ela é uma criança guarani vive na aldeia Krukutu, no bairro de Parelheiros, em São Paulo –uma comunidade indígena bem próxima ao mundo urbano.

Saiba mais sobra ela.

8. Renata, 7

Renata Barrios, 7, criou uma página na internet para mostrar seus desenhos para o mundo. O site dela já recebeu quase 12 mil visitas desde que foi colocado no ar. "Cinco visualizações por dia está bom?", pergunta seu pai. A pequena empreendedora balança a cabeça de um lado para o outro em sinal negativo. "Quantas você quer?". "Mil ao mesmo tempo", responde ela.

Saiba mais.

9. Emily, 7

Todas as noites, Emily Losada pegava seu travesseiro e ia até o quarto dos seus pais porque não conseguia dormir sozinha. "Eu não tinha coragem", diz a menina, hoje com sete anos. A partir da própria história que a garota escreveu, sem contar para ninguém, o livro "Quando Eu Vou Dormir no meu Quarto".

Leia mais.

10. Thiago, 10

Arquivo Pessoal
O garoto Thiago Morales Berce, posa para foto em frente ao fusca que comprou economizando o dinheiro da mesada. (Foto: Arquivo Pessoal) ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
O garoto Thiago Morales Berce, posa para foto em frente ao fusca que comprou economizando o dinheiro da mesada.

O paranaense Thiago Morales Berce ficou famoso em 2014 quando, com apenas 10 anos de idade, comprou um Fusca fabricado em 1976. Para a "Folhinha", ele deu cinco dicas de como economizar. "Continue poupando sempre", é uma delas.

Veja as outras aqui.


Endereço da página:

Links no texto: