Folha de S. Paulo


Quem mais cresceu nas buscas em 2015 e como foi há 5 e há 10 anos

A Folha pediu ao Google, buscador mais usado no mundo e no Brasil, os nomes de pessoas cujas buscas mais cresceram neste e nos últimos dez anos no país. Não foram as mais buscadas, mas aquelas cujo interesse foi repentino e, muitas vezes, acabou da mesma forma.

As listas podem servir de exemplo do que movia a rede em cada ano. Em 2006, os seis primeiro nomes são de mulheres envolvidas de alguma foram com conteúdo erótico, do vídeo caliente de Daniella Cicarelli, passando pelas capas da "Playboy" ao vídeo pornô da Gretchen. Pouca influência das redes sociais.

Cinco anos depois, em 2010, a explosão das redes já facilitava o compartilhamento de músicas, vídeos e qualquer outra coisa de celebridades como Justin Bieber, Luan Santana e Lady Gaga. O sexo ainda aparece, com as "Playboys" de Cleo Pires e da paraguaia Larissa Riquelme, mas divide espaço com os candidatos da eleição daquele ano.

Em 2015, a lista é recheada de famosos no centro de polêmicas nas redes sociais. E, mesmo quem não participou de nenhum barraco virtual, virou assunto nas redes.

Confira os emergentes das buscas do Google neste ano e descubra quem estava na mesma posição há cinco e há dez anos.

*

1. Pablo Escobar

O interesse pelo traficante colombiano morto em 1993 reapareceu com a estréia da série "Narcos", do Netflix, que conta sua história. O papel do "El Patrón" coube a Wagner Moura, que foi ciritcado pelo sotaque mas acabou indicado ao Globo de Ouro como melhor ator.

Como foi em 2010 e em 2006

2. Zeca Camargo

O jornalista da TV Globo escreveu uma crônica sobre a morte do sertanejo Cristiano Araújo, questionando a comoção em torno de um cantor que nem todo o país conhecia. Ele acabou sendo atacado pelas redes sociais e também por astros sertanejos. Depois fez uma retratação pública, mas a discussão foi longa nas redes sociais.

Como foi em 2010 e em 2006

3. Marlon Teixeira

A curiosidade sobre o modelo, que já foi apelidado de "Gisele Bündchen de calças", deslanchou em 2015 pelo namoro com a atriz Bruna Marquezine, estrela da TV Globo e ex-namorada do craque Neymar. O affair durou poucos meses e maio já havia acabado.

Como foi em 2010 e em 2006

4. Bruce Jenner

Ex-marido de Kris Jenner, mãe das irmãs Kardashian, com quem estrelou um famoso reallity show, o ex-ídolo olímpico americano fez cirurgia e mudou de gênero e de nome: agora é Caitlyn Marie.

Como foi em 2010 e em 2006?

5. Renato Aragão

Veterano humorista voltou a ser destaque com a participação de sua filha caçula, Lívian, na novela "Malhação" da TV Globo. O intérprete de Didi também deu uma entrevista polêmica à revista "Playboy".

Como foi em 2010 e em 2006?

6. Maju

A jornalista da Globo tornou-se a "queridinha do jornalismo" ao virar a moça do tempo do "Jornal Nacional", em abril. Em julho, seu nome ganhou ainda mais evidência após o perfil do jornal no Facebook ser invadido por uma série de ataques racistas contra ela. Após o episódio, a hashtag #SomosTodosMaju ficou nos 'trending topics' do Twitter.

Como foi em 2010 e em 2006?

7. Fernanda Gentil

A apresentadora do "Globo Esporte" deu à luz seu primeiro filho, Gabriel, em agosto. Durante a gravidez, Fernanda ganhou o apoio de internautas após ver fotos suas de biquíni serem alvo de ironias em site de fofocas.

Como foi em 2010 e em 2006?

8. Thiago Asmar

Globo e seus jornalistas de novo. A modelo Carol Muniz afirmou que repórter a filmou nua, sem autorização, enquanto ela falava sobre o relacionamento com Marco Polo Del Nero, presidente da CBF. O cartola chegou a pedir a cabeça do repórter.

Como foi em 2010 e em 2006?

9. Roberta Close

Entre os anos 1980 e 1990, Roberta Close, 50, foi a transexual mais conhecida do país. Depois de muito tempo no ostracismo, em maio, revelou em entrevista ao programa "Gugu" (Record), que os galãs se recusavam a beijá-la em novela.

Como foi em 2010 e em 2006?

10. Chris Kyle

Morto em 2013, Kyle foi considerado o atirador mais letal da Marinha americana e teve sua história contada no filme "Sniper Americano", vencedor do Oscar deste ano na categoria edição de som. O assassino foi condenado à prisão perpétua.

Como foi em 2010 e em 2006?


Endereço da página:

Links no texto: