Folha de S. Paulo


10 destinos que serão tendência para viagens em 2016

Com um sítio arqueológico à beira-mar, praias de areia branca e mar azul-turquesa, Tulum, no México, foi eleito o destino mais em alta para 2016, segundo um levantamento feito pelo site de viagens TripAdvisor.

O ranking reúne 52 destinos ao redor do mundo, selecionados por meio de um algoritmo que mede o aumento anual de interesse em reservas e opiniões positivas dos viajantes sobre acomodações, atrações e restaurantes listados no site.

No caso de Tulum, o interesse em reservas cresceu 74%.

Na lista dos dez primeiros colocados, o Brasil só aparece na décima posição –com Foz do Iguaçu, no Paraná. Os vizinhos de continente estão em alta: outros dois países sul-americanos estão no top 10. No recorte que destaca só os destinos sul-americanos, uma segunda cidade brasileira tem destaque: Ubatuba (SP), em 5o.

Veja os rankings abaixo.

*

DESTINOS NO MUNDO

1. TULUM (México)

Isabelle Moreira Lima/Folhapress
 Ruínas da civilização Maia em Tulum, no México. (Foto: Isabelle Moreira Lima/Folhapress) ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Ruínas da civilização Maia em Tulum, no México

Localizada na península de Yucatán, no sul do país, Tulum preserva um sítio arqueológico murado à beira do mar do Caribe. De um lado, palácios e templos religiosos. Do outro, quatro tons de azul colorem o mar tranquilo na praia de areia branquíssima e finíssima.

O destino, a 90 minutos de carro saindo de Cancún, reúne ainda piscinas naturais com água cristalina dentro de grutas, restaurantes com pratos tradicionais locais, esportes radicais como kitesurfe, prática de ioga na praia e spas de relaxamento e beleza.

2. CARTAGENA (Colômbia)

Divulgação
 ORG XMIT: 192001_0.tif Casas coloridas em Cartagena, cidade do Caribe colombiano fundada em 1533 que foi importante porto do império espanhol. (Foto Divulgação)
Casas coloridas em Cartagena, cidade do Caribe colombiano

Ainda no mar do Caribe, Cartagena das Índias, ou simplesmente Cartagena, é patrimônio histórico e cultural da humanidade. Fundada em 1533, a cidade ainda abriga prédios coloniais coloridos.

3. PORTO (Portugal)

Roberto de Oliveira/Folhapress
 ORG XMIT: 431601_0.tif Portuenses observam embarcações perto da ponte Dom Luís 1º, na cidade do Porto, em Portugal.
Portuenses observam embarcações perto da ponte Dom Luís 1º, na cidade do Porto, em Portugal

A cidade do Porto, além de ter ficado em terceiro lugar no levantamento do TripAdvisor, foi eleita como o melhor destino europeu de 2014 pela ECC (European Consumers Choice), uma organização sem fins lucrativos que avalia produtos e serviços e faz rankings turísticos.

4. GATLINBURG (EUA)

A cidade é porta de entrada para o Great Smoky Mountains, parque nacional dos Estados Unidos considerado patrimônio mundial pela Unesco.

5. MOSCOU (Rússia)

Tuca Vieira/Folhapress
 MOSCOU (RUSSIA) - 15 DE FEVEREIRO DE 2006 - A catedral de Sao Basilio, na Praca Vermelha, construida durante o reinado do czar Ivan, o terrivel, para comemorar vitoria sobre os tartaros em 1552. Caderno de turismo fala da capital russa. (Foto: Tuca Vieira/Folha Imagem).
A catedral de São Basílio, na Praça Vermelha, em Moscou

A cidade possui grandes marcos da história da Rússia, como a Praça Vermelha e o Kremlin, coração político e cultural do país.

6. BRIGHTON (Inglaterra)

Facundo Arrizabalaga/EFE
 FA0026. Brighton (United Kingdom), 27/09/2015.- The super moon rises above Brighton, Britain, 27 September 2015. This September's full moon is scheduled for early 28 September shortly before 5 a.m. coinciding with a total lunar eclipse, when the moon passes through the earth's shadow. EFE/EPA/FACUNDO ARRIZABALAGA ORG XMIT: FA0026
A superlua no céu de Brighton em setembro deste ano

Brighton, a uma hora de trem de Londres, é uma escapada litorânea, com ar descolado, apreciada por britânicos. Os encantos da cidade, bem organizada, arborizada e colorida, rendem bem mais do que o "day tour" que a maioria dos turistas opta por fazer.

7. NOVA DÉLI (Índia)

Pedro Carrilho/Folhapress
 NOVA DELI, ÍNDIA, 20-11-2011: Revoada de pombos na Jama Masjid, ou Mesquita da Sexta-Feira, no centro da Velha Deli. A mesquita é a maior da Índia, comportando 25 mil fiéis. (Pedro Carrilho/Folhapress, TURISMO)
Revoada de pombos na Jama Masjid, ou Mesquita da Sexta-Feira, no centro da Velha Deli. A mesquita é a maior da Índia, comportando 25 mil fiéis

Apesar do trânsito caótico conhecido mundialmente e da poluição, Nova Déli reúne o esplendor de outras eras em grandes monumentos e ruínas do auge do Império Mogol.

8. BANFF (Canadá)

Joe Klamar/AFP
 Partially frozen Bow River makes its way through the Alberta's Banff National Park in Lake Louise, the host of men's alpine skiing FIS World Cup, in Lake Louise, Canada, on November 28, 2013. Today's downhill was cancelled due to the power failure. AFP PHOTO / JOE KLAMAR ORG XMIT: JKR101
O rio Bow parcialmente congelado dentro do parque nacional de Banff, no Canadá

Bom destino para quem gosta de esquiar, o parque nacional de Banff, importante centro turístico, tem três badaladas estações de esqui: Lake Louise, Banff e Sunshine Village, com montanhas rochosas, lagos e cachoeiras congeladas.

9. LIMA (Peru)

Jacek Kadaj/Fotolia
 Catedral na praça das Armas, no centro histórico de Lima (Peru). (Foto: Jacek Kadaj/Fotolia) ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Catedral na praça das Armas, no centro histórico de Lima

A capital peruana, Lima, tem dois perfis. Um, antigo, dos sítios arqueológicos. O outro, mais moderno, é o da gastronomia. A cidade não demora para estender o seu tapete vermelho, e ele parece trazer estampada em letras garrafais a ideia "decifre-me, devorando-me".

10. FOZ DO IGUAÇU (Brasil)

Jorge Adorno/Reuters
 Turistas nas cataratas de Foz do Iguaçu, no Paraná. Preços altos afugentam visitantes estrangeiros e até mesmo brasileiros. *** ORG XMIT: ASU03 Tourists look at Iguazu Falls from an observation platform at the Iguazu National Park near southern Brazilian city of Foz do Iguacu January 27, 2013. REUTERS/Jorge Adorno (BRAZIL - Tags: ENVIRONMENT TRAVEL)
Turistas nas cataratas de Foz do Iguaçu, no Paraná

Único destino brasileiro da lista, Foz do Iguaçu vale a pena principalmente pelas famosas cataratas, na fronteira do Brasil com a Argentina.

*

DESTINOS NA AMÉRICA DO SUL

  1. Cartagena (Colômbia)
  2. Lima (Peru)
  3. FOZ DO IGUAÇU
  4. Medellin (Colômbia)
  5. UBATUBA
  6. Ushuaia (Argentina)
  7. El Calafate (Argentina)
  8. Montevidéu (Uruguai)
  9. Pucon (Chile)
  10. Valparaiso (Chile)

Endereço da página:

Links no texto: