Folha de S. Paulo


Conheça os 15 planetas e luas da saga 'Star Wars'

O universo de "Star Wars" é provavelmente um dos mais ricos e complexos do cinema. Com dezenas de planetas, luas e civilizações, é fácil ficar geograficamente perdido ao assistir a algum dos seis filmes da franquia.

Locais como Tatooine ou Naboo são tão importantes para a saga intergaláctica que fica difícil esquecê-los. Mas, na longa lista de cenários de "Star Wars", nomes como Kashyyyk podem causar estranheza nos fãs menos aficionados.

Reprodução
Cena de
Luke Skywalker em Tatooine, no início de "Uma Nova Esperança"

Com o lançamento de "O Despertar da Força", sétimo filme do universo dos Jedi, é preciso exercitar o cérebro para recordar personagens e outros detalhes da saga. Afinal, fazem 32 anos desde a despedida da trilogia original dos cinemas e 10 anos desde que Jar Jar Binks parou de irritar os fãs nos novos filmes de "Guerra nas Estrelas".

O "Episódio 7" ainda será responsável por avolumar a lista de territórios intergalácticos da franquia, já que apresentará ao público um novo planeta: Jakku. Descrito como um local desértico, ele é a paisagem que domina boa parte dos trailers do novo filme, embora ainda não haja muita informação concreta sobre suas terras.

Relembre todos os planetas e luas que apareceram nos filmes de "Star Wars" ao longo dos 38 anos da franquia.

Alderaan

Episódios 3 e 4

Reprodução
Cena de
Princesa Leia nos braços de seus pais adotivos, em "A Vingança dos Sith"

Descrito como um planeta pacifista, sem armas ou exército, Alderaan é a terra natal de Leia. Ele pode ser visto no fim do "Episódio 3", quando a princesa, ainda bebê, fica aos cuidados do senador Organa e sua mulher, após a morte de Padmé.

No "Episódio 4", após ser capturada pelas tropas do Império Galático, Leia precisa escolher entre entregar a localização da base da Aliança Rebelde ou ver seu lar ser destruído pela Estrela da Morte. Ela decide dar uma informação falsa e é obrigada a ver Alderaan explodindo, na primeira demonstração do funcionamento da estação bélica do Império.

-

Bespin

Episódios 5 e 6

Reprodução
Cena de
Cidade das Nuvens, a mais importante do planeta Bespin

Lar de Lando Calrissian, Bespin é um planeta gasoso, onde se pode obter um gás valioso, chamado Tibanna. Graças ao elemento, companhias de extração criaram colônias flutuantes no local, como a Cidade das Nuvens, visitada por Han Solo e seus companheiros na saga "Star Wars".

É lá que o herói interpretado por Harrison Ford é congelado em carbonita para mais tarde ser entregue a Jabba. Pressentindo a armadilha na qual seus amigos tinham caído, Luke Skywalker também é atraído para Bespin no "Episódio 5", onde enfrenta Darth Vader pela primeira vez e perde a sua mão em um duelo de sabres de luz, segundos antes de saber que ele é filho do vilão.

Em "O Império Contra-Ataca", Bespin ainda sofre uma ocupação feita pelos tiranos que governam a galáxia, mas volta para as mãos de Lando quando este resolve se redimir com os rebeldes, no fim da trilogia original.

-

Coruscant

Episódios 1, 2 e 3

Reprodução
Cena de
Prédio do Senado em Coruscant

Principal cenário da "nova trilogia", Coruscant é a capital da República Galática (que mais tarde se torna o Império Galático dos filmes originais) e, apesar de ser um planeta, se parece muito mais com uma grande cidade. Durante o período do governo tirânico instaurado por Darth Sidious, o local recebeu o nome de Centro Imperial.

Mesmo não tendo destaque nos episódios 4, 5 e 6, Coruscant é o planeta onde fica o Templo Jedi, bem como o Senado, órgão legislativo do qual Padmé e Bail Organa são membros. O planeta é, portanto, o mais rico e influente do universo de "Star Wars".

-

Dagobah

Episódios 5 e 6

Reprodução
Cena de
Luke Skywalker é treinado por mestre Yoda, em Dagobah

Dagobah é um planeta pantanoso, sem qualquer sinal de centros urbanos ou civilização. É lá que o mestre Yoda se exila depois que o Império Galático é instaurado e os Jedi começam a ser perseguidos.

Em "O Império Contra-Ataca", Luke Skywalker é orientado por Ben Kenobi a ir para Dagobah completar seu treinamento como Jedi. Sem muitos dados sobre o planeta, Luke precisa usar a Força para localizá-lo, até que sua nave cai em um pântano perto da cabana de Yoda.

Mais tarde, no sexto episódio da saga, Luke retorna a Dagobah, onde mestre Yoda conta a ele mais sobre a história de seu pai, Anakin.

Durante as filmagens de "Star Wars", os produtores descobriram que gravar em um pântano de verdade aumentaria os custos da ficção científica. Por isso, decidiram rodar as cenas dentro de um estúdio, o que permitiu a criação de um cenário com fauna e flora próprios.

-

Endor

Episódio 6

Reprodução
Cena de
Batalha da Aliança Rebelde contra os Stormtroopers, em Endor

Endor é uma lua coberta por florestas, terra dos Ewoks. É em sua órbita que a segunda Estrela da Morte é construída, em "O Retorno do Jedi".

No filme, a lua é palco do último confronto entre o Império Galático e a Aliança Rebelde. É nela também que Luke se entrega a Darth Vader, na esperança de ressuscitar o lado bom que ainda havia em seu pai.

Enquanto isso, Han Solo e Leia se juntavam aos Ewoks para tentar destruir o gerador da Estrela da Morte, travando uma batalha contra os Stormtroopers.

-

Geonosis

Episódio 2

Reprodução
Cena de
Batalha em Geonosis, após Obi-Wan, Anakin e Padmé serem aprisionados

Geonosis é palco de uma das principais batalhas da trilogia mais recente de "Star Wars". Lar de uma civilização inteligente e dona de uma tecnologia avançada, o planeta nutre planos de atacar a República em "Ataque dos Clones". Por isso, Obi-Wan é enviado ao local, onde acaba sendo capturado.

Anakin e Padmé tentam socorrer o Jedi, mas acabam sendo presos também. O trio é então colocado em uma arena para ser executado, mas é salvo por um exército de clones e por mestres enviados pelo Conselho Jedi. Logo em seguida, Obi-Wan, Anakin e Yoda tentam derrotar Conde Dooku, no fatídico duelo em que Skywalker perde o seu braço.

-

Hoth

Episódio 5

Reprodução
Cena de
Luke e seu Tauntaun, ao lado de Han Solo

Hoth é o icônico planeta gelado de "O Império Contra-Ataca". Lar da base secreta da Aliança Rebelde, Hoth é habitado por criaturas parecidas com o Abominável Homem das Neves, os Wampas. É justamente por um deles que Luke e seu Tauntaun - outra espécie do local - são atacados no início do "Episódio 5".

Perdido na nevasca, o Jedi é resgatado por Han Solo momentos antes da base ser descoberta pelo Império, que ataca os rebeldes.

Algumas sequências em Hoth foram filmadas em uma geleira na Noruega, em temperaturas abaixo de zero. Para a batalha, a equipe de "Star Wars" usou miniaturas em um set repleto de bicarbonato de sódio.

-

Kamino

Episódio 2

Reprodução
Kamino, um dos planetas da franquia
Cidade de Tipoca, onde o exército de clones é criado

Planeta coberto por água, Kamino é habitado por seres com pescoços longos, donos da tecnologia de clonagem. É lá que Boba Fett e o exército de Stormtroopers é criado.

O nome do local é um trocadilho com a palavra aminoácido, que é a matéria prima das proteínas de nosso corpo, que se combinam e formam nosso DNA. No processo de clonagem, é justamente o DNA de um indivíduo que precisa ser duplicado para dar origem a um ser idêntico ao original.

A capital de Kamino é Tipoca, cidade feita sobre palafitas, para se proteger das ondas do oceano que cobre o planeta.

-

Kashyyyk

Episódio 3

Reprodução
Cena de
Kashyyyk, terra natal de Chewbacca

Kashyyyk é o lar dos Wookiees, a espécie de Chewbacca. O planeta é coberto por florestas e não recebe muito tempo de tela nos filmes da saga intergaláctica. No "Episódio 3", é de Kashyyyk que Yoda precisa fugir após Palpatine dar a Ordem 66, que fez com que o exército de clones aniquilasse boa parte dos Jedi da franquia.

Originalmente, os Wookiees seriam o povo escravizado pelo Império para construir a Estrela da Morte. Para isso, a espécie deveria ser primitiva, o que entrou em conflito com a inteligência de Chewbacca. Os planos foram abandonados e George Lucas criou os Ewoks, de Endor, para a vida de servidão.

-

Mustafar

Episódio 3

Reprodução
Cena de
Anakin enfrenta seu mestre, Obi-Wan Kenobi, após se unir ao lado negro da Força

Palco de um dos duelos mais tensos e fatídicos de "Star Wars", Mustafar é o planeta vulcânico visto no fim do "Episódio 3". É para lá que Anakin é enviado logo após se unir ao lado negro da Força.

Cumprindo ordens de Darth Sidious, Skywalker mata os membros do Conselho Separatista, que usavam Mustafar como refúgio, possibilitando a criação do Império Galático.

Mais tarde, Anakin precisa enfrentar Obi-Wan Kenobi. Após perder a batalha, o antigo Jedi é queimado pela lava que cobre o planeta e ganha a aparência deformada que o obriga a usar o icônico traje preto de Darth Vader. Mustafar definitivamente não é uma lembrança feliz para Anakin.

-

Naboo

Episódios 1, 2, 3 e 6

Reprodução
Cena de
Naboo, cenário recorrente na trilogia mais recente de "Star Wars"

Naboo é um planeta pacifista, lar de humanos e dos Gungans, espécie que vive em cidades submarinas. É também a terra natal de Jar Jar Binks, Padmé Amidala e de Palpatine.

Uma monarquia eleitoral, Naboo é vítima de uma invasão no começo do "Episódio 1", promovida pela Federação do Comércio, após impor um embargo ao planeta. A manobra acaba ajudando Palpatine a se tornar Chanceler Supremo da República Galáctica e é frustrada por uma aliança feita entre os humanos e os Gungans, que ainda contam com o apoio de uma comitiva de Jedi.

Algumas das cenas ambientadas em Naboo foram gravadas em Sevilha, na Espanha.

-

Polis Massa

Episódio 3

Reprodução
Cena de
Obi-Wan Kenobi, Bail Organa e Yoda aguardam o nascimento de Luke e Leia

Polis Massa é na verdade uma base médica instalada em um asteroide. De acordo com o universo expandido de "Star Wars", o local era na verdade um planeta, que após um cataclismo - uma tragédia ambiental de grandes proporções - se fragmentou em diversos asteroides.

É lá que Padmé dá à luz Leia e Luke, após o confronto entre Anakin e Obi-Wan em Mustafar, no fim do "Episódio 3".

-

Tatooine

Episódios 1, 2, 3, 4 e 6

Reprodução
Cena de
C-3PO e R2-D2 perdidos em Tatooine no primeiro filme da franquia "Star Wars"

Terra natal de Anakin e Luke, Tatooine é um planeta coberto de areia e que orbita dois sóis. É lá que Obi-Wan se exila após o decreto da Ordem 66, que extermina a maioria dos Jedi da galáxia. Suas cenas foram gravadas, em grande parte, na Tunísia.

Devido à falta de importância do planeta para o Império ou até mesmo para a República, Tatooine é dominado pelos Hutts e os Tuskens. O personagem mais importante da primeira espécie é Jabba, um contrabandista para quem Han Solo faz serviços na trilogia original. Mais tarde, devido a uma dívida do piloto da Millennium Falcon com o criminoso, Solo é congelado em carbonita, enquanto Leia se torna escrava de Jabba, sendo obrigada a vestir seu icônico biquíni dourado.

Já os Tuskens, mais conhecidos como o Povo da Areia, são tribos nômades que vagam pelos desertos de Tatooine. Além de hostil, a espécie odeia forasteiros e ainda tenta saquear o veículo de Luke em "Uma Nova Esperança".

Na trilogia mais recente, a mãe de Anakin, Shmi Skywalker, é torturada e morta por um de seus clãs, que em seguida é chacinado por um Anakin cada vez mais propenso a ir para o lado negro da Força.

-

Utapau

Episódio 3

Reprodução
Cena de
General Grievous em Utapau

Utapau é um planeta santuário, aparentemente tranquilo, até que líderes separatistas resolvem se esconder em suas terras no "Episódio 3". Por isso, Obi-Wan é enviado ao local pelo Conselho Jedi, onde enfrenta e mata o General Grievous.

Em seguida, porém, Kenobi quase morre, já que estava sozinho no planeta quando a Ordem 66 é executada.

-

Yavin 4

Episódio 4

Reprodução
Cena de
Base rebelde em uma das luas do planeta Yavin

Yavin 4 é uma das luas do planeta gasoso Yavin. Após abandonarem uma base secreta em Dantooine, os membros da Aliança Rebelde escolhem o satélite natural para se esconderem. Coberta por florestas, a lua tem uma rica fauna e flora, além de templos antigos que servem de quartéis para os rebeldes.

No "Episódio 4", a Estrela da Morte tenta eliminar Yavin, já que um rastreador colocado na Millennium Falcon denuncia a localização da base secreta da Aliança Rebelde. A destruição é impedida por Luke Skywalker e Han Solo, que derrotam a estação bélica do Império no fim do filme.

-

Planetas coadjuvantes

Episódio 3

Reprodução
Cena de
Aayla Secura é morta por Stormtroopers em Felucia

No fim de "A Vingança do Sith", quando a Ordem 66, que ordena o extermínio dos Jedi, é decretada, outros quatro planetas que até então só haviam sido mencionados ganham alguns poucos segundos de tela. São eles Cato Neimoidia, Mygeeto, Saleucami e Felucia.

Mesmo que sua presença seja maior no universo expandido de "Star Wars", nas trilogias cinematográficas o quarteto planetário é usado somente para ilustrar a execução da ordem imperial. Em cenas rápidas, o público testemunha o assassinato de quatro Jedi pelos Stormtroopers: Plo Koon, Ki-Adi-Mundi, Stass Allie e Aayla Secura. Culpa do lado negro da Força.


Endereço da página:

Links no texto: