Folha de S. Paulo


Conheça seis mercados de Natal na Europa

A beleza arquitetônica de destinos como Viena (Áustria), Praga (República Tcheca) e Paris (França) encanta qualquer visitante, em qualquer época. Mas o Natal costuma reservar uma dose extra de encanto nas ruas de cidades como essas.

É quando muitas praças são tomadas por barracas temáticas e decoração típica e se transformam em mercados de Natal –ou "marché de Noël" na França, "Weihnachtsmarkt" na Alemanha...

Com um quê "kitsch", eles são boa sugestão de passeio para bater perna, comprar itens decorativos ou fazer uma refeição cheia de guloseimas típicas –vinho quente e biscoitos de gengibre são quase obrigatórios nos "cardápios".

O "Turismo" fez uma seleção de alguns dos mais tradicionais e belos para visitar.

*

Viena (Áustria)

No mais tradicional mercado de Natal da capital austríaca, mais de 150 barracas –que vendem de ornamentos a vinho quente– são montadas na frente do prédio neogótico da prefeitura.

Outros locais que recebem as feirinhas incluem o palácio Schönbrunn e a praça Maria-Theresien. Saiba mais aqui (em inglês).

*

Stuttgart (Alemanha)

Divulgação
Mercado de Natal de Stuttgart, na Alemanha
Mercado de Natal de Stuttgart, na Alemanha

A tradição de mercados de Natal é muito forte na Alemanha –acredita-se que eles tenham nascido no país, em Nuremberg, no começo do século 17. Pois o de Stuttgart é um dos maiores e mais antigos da Europa (existe desde 1692).

Na praça Schlossplatz espalham-se quase 300 barracas, que competem pela melhor decoração e vendem brinquedos, itens decorativos, comidas típicas, presépios de madeira e, como não podia faltar, cerveja. Saiba mais aqui (em inglês).

*

Maastricht (Holanda)

Divulgação
Mercado de Natal de Maastricht, na Holanda
Mercado de Natal de Maastricht, na Holanda

É um dos mercados de Natal mais famosos da Holanda. O centro da cidade fica todo iluminado, com o mote "Maastricht mágica", e a praça Vrijthof recebe uma pista de patinação no gelo.

Saiba mais aqui.

*

Paris (França)

Bertrand Guay/AFP
People walk past a food stand on the reopening day of the Paris Christmas market on the Avenue des Champs-Elysees in Paris on November 19, 2015. AFP PHOTO / BERTRAND GUAY ORG XMIT: 1610
Pessoas no mercado da Champs Elysées, em Paris

O mercado de Natal da avenida Champs Elysées teve sua abertura adiada neste ano, como desdobramento dos ataques terroristas de 14 de novembro.

As barracas, que se espalham pelas calçadas de uma das avenidas mais famosas da capital francesa, se tornam atração turística tão popular quanto a torre Eiffel ou a catedral de Notre Dame. Outros mercados também são montados no bairro de Montparnasse, na esplanada de La Défense e na frente da Notre Dame.

Saiba mais aqui (em inglês).

*

Esslingen (Alemanha)

Divulgação
Mercado de Natal de Esslinger, na Alemanha
Mercado de Natal de Esslinger, na Alemanha

Em Esslingen, próximo a Stuttgart, as barracas são montadas em meio ao cenário medieval da cidade. O mercado termina em 22 de dezembro.

Saiba mais aqui (em inglês).

*

Praga (República Tcheca)

Divulgação
Mercado de Natal de Praga
Mercado de Natal de Praga

A praça da Cidade Velha recebe uma imensa árvore de Natal e o principal mercado da capital tcheca. Mas toda a cidade se enfeita e recebe barracas de comidas típicas da época, como o "medovina", vinho quente com mel, e carpas (o peixe é tradicionalmente servido na ceia do dia 24 no país).

Também há feiras de Natal nas praças Havelské, Venceslau e da República.

Saiba mais aqui (em inglês).


Endereço da página:

Links no texto: