Folha de S. Paulo


Veja frases polêmicas de Juvenal Juvêncio no São Paulo

Com títulos e polêmicas, Juvenal Juvêncio, que morreu nesta quarta-feira (9), fez história no comando do São Paulo, clube que presidiu por quatro mandatos.

Durante a carreira como dirigente, ele teve adversários políticos dentro e fora da equipe tricolor, como Carlos Miguel Aidar, Marco Polo Del Nero e Andrés Sanchez.

Os últimos oito anos em que esteve no comando tiveram casos controversos envolvendo um show da Madonna, acusação de preconceito e rompimento com um antigo aliado. Veja abaixo as principais polêmicas e o que Juvenal disse nas ocasiões.

Show da Madonna

Em 2008, Marco Polo Del Nero, então presidente da FPF (Federação Paulista de Futebol), apontou uma suposta tentativa de suborno antes da rodada que poderia dar o título brasileiro ao São Paulo. Segundo o dirigente, o clube teria a intenção de dar ingressos de um show da Madonna, que seria realizado no Morumbi, para o árbitro Wagner Tardelli, responsável pelo apito no confronto decisivo. Tardelli acabou substituído, e Juvenal não esqueceu. Em outra ocasião de conflito com a FPF, disse temer uma "nova Madonna no futebol brasileiro".

Ayrton Vignola/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL, 18-12-2008, 22h05: A cantora americana Madonna apresenta show da turne Sticky & Sweet, no Estadio do Morumbi, em Sao Paulo. Madonna volta a cantar mais duas vezes: sabado e domingo. (Ayrton Vignola/Folha Imagem, ILUSTRADA)
A cantora americana Madonna apresenta show da turne Sticky & Sweet no Morumbi, em 2008

Fora da Copa

Juvenal foi um dos principais defensores da realização da Copa do Mundo de 2014 no Morumbi, que acabou preterido pelo Itaquerão. Em entrevista à Folha na sua despedida do cargo, em abril de 2014, o então presidente disse que não ter sido escolhido como sede do torneio foi uma "vitória enorme" do São Paulo.

"O Ricardo Teixeira [então presidente da CBF] queria fazer um estádio em São Paulo. Tanto que o discurso era: 'A Copa é particular, não terá governo'. Ele sabia o que estava fazendo, essa falácia. Ele não queria interferência do governo, como não quis nunca receber nada na CBF do governo porque atrás de verbas governamentais, sobretudo do âmbito federal, vêm o Tribunal de Contas da União. Mas ele queria fazer isso aí [estádio] e havia um grande obstáculo chamado Juvenal Juvêncio. Ele aproveitou e nos tirou da Copa", declarou.

Jorge Araujo/Folhapress
ORG XMIT: 285001_1.tif Futebol: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entre o prefeito Gilberto Kassab (à esq.), Raí (à dir.), o ministro Orlando Silva Jr. (primeiro à dir.) e a primeira-dama, Marisa Letícia, brinca com o presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, em visita ao estádio do Morumbi, em São Paulo, SP. (São Paulo, SP, 23.06.2009. Foto de Jorge Araújo/Folhapress)
O ex-presidente Lula chegou a visitar o Morumbi em 2009; o estádio era cotado para receber a Copa

Mobral inconcluso

Com Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians, Juvenal colecionou alfinetadas e rivalidade. Uma das mais polêmicas aconteceu em 2011, quando o corintiano disse que o atacante Dagoberto não ficaria no Morumbi na temporada seguinte, e que o São Paulo estava negociando com o atacante Romarinho, então no Bragantino.

"O problema do Andrés é o Mobral inconcluso. Quando ele concluir isso, vai dar uma melhorada", disse Juvenal, em referência ao Movimento Brasileiro de Alfabetização, projeto do governo, de 1967, que propunha a alfabetização funcional de jovens e adultos. Andrés acusou o são-paulino de ser preconceituoso.

Simon Plestenjak/Folhapress
SÃO PAULO, SP, BRASIL, 22-06-2012: Futebol: os dirigentes esportivos Marco Polo del Nero, Andrés Sanchez, Juvenal Juvêncio (presidente do São Paulo) e José Maria Marin, observam maquete durante visita ao Centro de Treinamento do São Paulo em Cotia (SP). (Foto: Simon Plestenjak/Folhapress)
Marco Polo Del Nero, Andrés Sanchez, Juvenal Juvêncio e José Maria Marin observam maquete no CT do São Paulo

Rompimento com Aidar

Juvenal foi lançado por Carlos Miguel Aidar como diretor de futebol do clube na década de 1980. No ano passado, o apoio foi retribuído para a eleição de Aidar, e Juvenal acabou nomeado diretor das categorias de base, onde permaneceu por apenas cinco meses. Rompido com o antigo aliado, ele chegou a dizer que já tinha iniciado o trabalho para retomar o comando do clube com o seu grupo político. "Preciso resgatar o São Paulo da besteira que fiz", afirmou.

Reprodução/SPFCNET.COM
SAO PAULO,SP - 6/3/2014 - O Presidente da Diretoria Juvenal Juvêncio, o Vice-Presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Diretor Financeiro Osvaldo Vieira de Abreu e o Conselheiro Vitalício Carlos Miguel Aidar receberam para reunião, seguida de almoço, na Sala da Presidência do Estádio do Morumbi, o Diretor da Globo Esportes Marcelo Campos Pinto.(FOTO: Reprodução/SPFCNET.COM) ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Juvenal Juvêncio (centro à dir.) e Carlos Miguel Aidar (primeiro à dir.) durante evento do São Paulo

Taça das Bolinhas

Em 2011, Juvenal Juvêncio recebeu a Taça das Bolinhas, prêmio destinado ao primeiro pentacampeão brasileiro. "Vou me deliciar com ela", disse durante a alegria momentânea. Mais tarde, o troféu seria devolvido, e a disputa entre Flamengo e São Paulo pelo reconhecimento de quem conquistou cinco títulos antes se arrasta na Justiça até hoje.

Apu Gomes/Folhapress
SÃO PAULO, SP, BRASIL, 14-02-2011, 12h00: TAÇA DAS BOLINHAS.O presidente do São Paulo Futebol Clube, Juvenal Juvêncio exibe a polêmica
Juvenal Juvêncio exibe a polêmica Taça das Bolinhas ao lado de Rogério Ceni e Zetti

Endereço da página:

Links no texto: