Folha de S. Paulo


Os 8 melhores duelos de sabre de luz da saga 'Star Wars'

Desde o lançamento de "Guerra nas Estrelas", em 1977, os fãs da saga "Star Wars" testemunharam diversas perseguições aeroespaciais, tiroteios e, claro, vários duelos com os famosos sabres de luz.

As espadas dos jedis viraram um ícone da ficção científica e, desde a década de 1970, suas versões de plástico são bastante populares entre crianças e adultos também.

Reprodução
Legenda: Duelo de sabres de luz entre Darth Vader e Luke Skywalker, da saga
Duelo entre Darth Vader e Luke Skywalker.

Enquanto os sabres vermelhos denunciam aqueles que aderiram ao lado negro da Força, os mocinhos de "Star Wars" preferem as cores azul ou verde, já que a roxa é exclusividade do mestre Windu. Isso porque seu intérprete, Samuel L. Jackson, queria uma arma diferente, para poder se identificar nas grandes batalhas da trilogia mais recente.

Dessa forma, as lutas de sabre de luz são obrigatoriedade nos filmes da franquia. Suas sequências, inclusive, são algumas das melhores de toda a saga.

Enquanto a ansiedade para "O Despertar da Força" aumenta, confira abaixo alguns dos melhores duelos de "Star Wars". E, se você não viu os filmes, esperamos que não se importe com eventuais spoilers.

8. Obi-Wan Kenobi x Darth Vader

"Uma Nova Esperança" (1977)

O reecontro entre Obi-Wan Kenobi e seu antigo aprendiz não podia ser mais emocionante. Enquanto Luke, Han Solo e Leia tentam escapar, "Ben" Kenobi enfrenta Darth Vader e, no final, surpreende a todos desaparecendo. Na verdade, ele se une à Força, virando uma espécie de fantasma. Mesmo morto, ele ainda conversa com Luke, guiando-o durante sua jornada intergaláctica.

-

7. Conde Dooku x Yoda, Obi-Wan Kenobi e Anakin Skywalker

"Ataque dos Clones" (2002)

Conde Dooku tentava fugir quando foi surpreendido por Obi-Wan e Anakin em "Ataque dos Clones". Depois que seu mestre é derrotado, o jovem Skywalker precisa enfrentar o vilão sozinho. Sem muita experiência, Anakin acaba tendo seu braço decepado. Quando Dooku julgava ter vencido, surge o mestre Yoda com seu sabre de luz verde. Mesmo não conseguindo impedir a fuga do Conde, ele protagoniza um dos melhores duelos da "nova trilogia" e de quebra ainda salva a vida dos outros dois jedis. Só o público viu Yoda salvar o dia.

-

6. Qui-Gon Jinn e Obi-Wan Kenobi x Darth Maul

"A Ameaça Fantasma" (1999)

O lado negro da Força até tem suas vantagens: Darth Maul, por exemplo, usa um sabre de luz duplo. Foi preciso dois jedis para destruir o vilão, que mata Qui-Gon Jinn enquanto seu aprendiz, Obi-Wan Kenobi, assiste sem poder fazer nada, já que estava preso atrás de uma parede de laser. Ao fim de uma das disputas mais acirradas da franquia, o jovem Kenobi recebe a missão de treinar Anakin, que ainda era uma criança inocente no filme de 1999.

-

5. Mace Windu x Palpatine

"A Vingança do Sith" (2005)

O tenso duelo entre Mace Windu e Palpatine é muito importante, já que marca o começo da corrupção de Anakin Skywalker. Depois de fazer uma lavagem cerebral no até então jedi, o vilão consegue apoio para derrotar o mestre do sabre de luz roxo. É nesse duelo que Palpatine revela ser Darth Sidious, mas não sem antes protagonizar uma transformação bizarra, que o deixa com o visual icônico (e grotesco) da trilogia original.

-

4. Yoda x Palpatine

"A Vingança do Sith" (2005)

Um das melhores lutas de sabre de luz se deve às habilidades físicas de Yoda. Medindo uma fração da altura de Palpatine, o jedi verde fez do confronto uma oportunidade para mostrar todas as piruetas que sua idade não o impediu de dar. Pular de um lado para o outro com objetos cortantes pode não ser uma boa ideia, mas o mestre Yoda tira isso de letra. Mesmo assim, a batalha pareceu não dar certo para o jedi verde, que precisou fugir pelos dutos de ar do Senado. Como diria Obi-Wan, "que incivilizado!".

-

3. Darth Vader x Luke Skywalker

"O Retorno do Jedi" (1983)

No último confronto entre pai e filho, Luke precisa vencer ao mesmo tempo Darth Vader, Darth Sidious e o ímpeto de ir para o lado negro da Força. No fim ele consegue, mas precisa da ajuda do próprio Vader. Num momento de redenção, o vilão salva seu filho e mata Sidious, fazendo jus ao que sua amada, Padmé, diz em seu leito de morte: "há bondade nele, eu sei que há".

-

2. Anakin Skywalker x Obi-Wan Kenobi

"A Vingança do Sith" (2005)

Muita gente pode não gostar da "segunda trilogia" de "Star Wars", mas seu último filme, "A Vingança do Sith", teve momentos marcantes. Um deles vem perto do final, quando a transição de Anakin para o lado negro da Força está quase completa. Após colaborar com o extermínio de dezenas de jedis e chacinar criancinhas, o antigo herói entra em um duelo com seu mestre, Obi-Wan. Num cenário tenso e perigoso, os ex-amigos se enfrentam e, no processo, aproveitam para lavar a roupa suja. Difícil não se emocionar com a última tentativa de Kenobi de salvar seu companheiro: "você era meu irmão, Anakin. Eu amava você!".

-

1. Darth Vader x Luke Skywalker

"O Império Contra-Ataca" (1980)

O melhor duelo de "Star Wars" é também a cena mais icônica da franquia, quando Darth Vader corta a mão de Luke e confessa ser seu pai. O momento é conhecido até mesmo por aqueles que nunca assistiram aos filmes e já foi parodiado em "Toy Story 2", numa cena que envolve o Imperador Zurg e Buzz Lightyear. Por isso, não existe (até agora) luta mais épica do que essa na saga. Tudo isso regado a muito drama familiar, afinal, a galáxia ainda está para conhecer uma família mais problemática que a dos Skywalker.

Na próxima vez em que presenciar uma briga de família, concentre-se nesta ideia: vai acabar melhor do que as brigas dos Skywalker.


Endereço da página:

Links no texto: