Folha de S. Paulo


Existia T-Rex no Brasil? Os dinossauros eram maus? Tire suas dúvidas sobre esses animais pré-históricos

Dinossauros foram extintos por um meteoro? Existia T-Rex no Brasil? Eles eram maus?

Veja abaixo perguntas sobre dinossauros enviadas por crianças para a "Folhinha".

Elder Galvão
Ilustração baseada nas dúvidas dos leitores da 'Folhinha' sobre dinossauros
Ilustração baseada nas dúvidas dos leitores da 'Folhinha' sobre dinossauros

*

1. Ainda existem dinossauros? (Matheus, 9)

A maioria dos cientistas considera que as aves são dinos que evoluíram e escaparam da extinção. Muitos dos dinossauros tinham penas ou uma leve penugem. Inclusive o velociraptor e o tiranossauro.

2. No Brasil tinha tiranossauro? (Ana Beatriz, 5)

Não, o Tyranosaurus rex viveu apenas na América do Norte. O Brasil abrigou muitos dinossauros e outros animais, como pterossauros (répteis voadores) e crocodilomorfos.

3. A extinção dos dinos foi causada por um meteoro? (Fernando, 10)

A maioria dos cientistas concorda que a colisão de um grande objeto, vindo do espaço cerca de 65,5 milhões de anos atrás, causou uma imensa onda de extinção no planeta, inclusive dos dinos. O principal indício do impacto é uma cratera gigante no México, compatível em idade e tamanho com esse evento. A teoria mais aceita pelos cientistas é a de que um asteroide com cerca de 10 km de diâmetro tenha atingido o planeta. Isso se baseia, entre outros aspectos, na existência de uma camada rica em irídio um material raro na terra, mas abundante em asteroides. Há alguns cientistas, porém, que acham que pode ter sido um cometa. Existe até um grupo que fala que a erupção de vulcões gigantes também contribui para matar os dinossauros.

4. É possível ter um parque de dinossauros no Brasil? (Samuel, 6)

Não é como no filme, com dinos vivos, mas já existem parques sobre o assunto no país. Um dos mais importantes é o Vale dos Dinossauros, na cidade de Souza, na Paraíba.

5. Por que alguns dinos eram tão grandes e outros, pequenos? (Ana, 6)

Assim como os bichos atuais, eles tinham variados tamanhos. O tipo de alimentação e o ambiente influenciavam nisso.

6. Quem venceria uma batalha: Espinossauro ou T-Rex? (Carlos, 8)

No terceiro filme "Parque dos Dinossauros", esses dois animais se enfrentam, e o espinossauro acaba levando o melhor. Na natureza, eles provavelmente não teriam se enfrentado. Ambos eram grandes predadores.

7. Dinossauros comiam outros dinos? (Pedro, 6)

Alguns deles, sim. Havia espécies que caçavam outros dinossauros, enquanto outros comiam a carniça de animais já mortos. Outras podiam até fazer os dois. O tiranossauro rex tinha uma das mordidas mais fortes conhecidas.

8. Quantas espécies existiram? (Matheus, 8)

É difícil estimar, pois novas espécies sempre são descobertas. No mundo, já há mais de 1.500 descritas. Os dinossauros dominaram a Terra por cerca de 164 milhões de anos –enquanto nós, humanos estamos aqui há meros 200 mil anos.

9. Dinossauros eram maus? (Julieta, 4)

Havia os carnívoros e os herbívoros (que comiam vegetais). Isso não quer dizer que alguns eram bons, enquanto outros eram maus. Caçar outras espécies faz parte do ciclo de vida.

10. Como os brachiossauros conseguiam se equilibrar com aquele pescoço enorme?

Os músculos do pescoço desses dinossauros eram muito resistentes. Além disso, eles tinham o cérebro bem pequeno, o que fazia com que não perdessem o equilíbrio.

11. Quem inventou os dinossauros? (Henrique, 6)

Inventar não é bem a palavra para definir o surgimento desses animais. Os primeiros dinossauros se originaram há cerca de 230 milhões de anos, partir da evolução de outros répteis mais primitivos. Para os cientistas, os primeiros répteis de grande porte se originaram a partir de espécies menores mais antigas.

12. Quantos dinossauros foram ovíparos? (Guilherme, 9)

É bem provável que todos os dinossauros fossem ovíparos. Ou seja, que se reproduzissem através de ovos fora do corpo da mãe. O primeiro ovo de dinossauro documentado é de 1923 e foi encontrado no deserto da Mongólia. De lá pra cá, foram achados muitos outros. Mas a quantidade de ovos documentados ainda é bem menor do que a de dinossauros. Isso pode significar que nem todos colocavam ovos, mas também pode ser explicado pelo fato de os ovos serem bem mais frágeis e difíceis de serem conservados por tanto tempo.

13. Qual a velocidade máxima de um velociraptor? (Giovana, 7)

O nome velociraptor que dizer algo como "ladrão veloz". O animal de fato era bem ágil, mas a sua velocidade precisa ainda não é consenso entre cientistas. Uma estimativa recente é de que eles podiam atingir 10,8 metros por segundo. Considerado o homem mais rápido do mundo, o atleta jamaicano Usain Bolt, ele conseguiu chegar à marca de 10,43 metros por segundo. Ou seja: não estaria fácil fugir de um velociraptor nem para ele.

14. O Rex era verde? O que ele caçava? (Julieta, 4)

Os cientistas não sabem exatamente a cor desse bichão. A maior parte dos fósseis preservam ossos e outros detalhes do esqueleto, mas fragmentos da pele são raríssimos. Até agora, o jeito mais comum de tentar descobrir a cor dos dinossauros é compará-los com outros animais vivos que tenham habitat e composição semelhante. Mais recentemente, os pesquisadores têm trabalhado com uma técnica especial que rastreia os chamados melanossomos, minúsculas estruturas das células que deixam vestígios das cores dos animais. Com essa técnica cada vez mais desenvolvida, estamos próximos de conhecer com mais segurança a cor dos dinos.

15. O deinonico era um dinossauro rápido? E esperto? (Leonardo, 9)

Tudo indica que o Deinonychus antirrhopus era um animal rápido e ágil. Com cerca de 3,5 metros, esse dinossauro viveu aproximadamente há 110 milhões de anos e era um excelente caçador. O estudo desse animal e a descoberta de sua agilidade foram o início de uma mudança entre os cientistas, que consideravam os dinos como essencialmente grandalhões vagarosos.

16. Qual é o dinossauro maior e mais feroz que já existiu? (Felipe,7, e Lucas, 8)

O maior dinossauro descrito foi nosso vizinho, o Dreadnoughtus schrani, que viveu na Argentina. Esse herbívoro de 59 toneladas era tinha o comprimento ligeiramente maior do que o uma piscina semi-olímpica, 26 metros. Outro dino "hermano", o Argentinosaurus. pode ter sido ainda maior, mas ainda faltam evidências. Quanto ao dinossauro mais feroz, isso ainda é controverso, uma vez que havia dinos carnívoros com diferentes habilidades de caça. Com certeza, o espinossauro, o carcharodontossauro e o T.Rex estão entre eles.

17. Por que o amargassauro tinha tantos espinhos? Para que eles serviam? (Nicolas, 4)

O amargassauro era um herbívoro de cerca dez metros de comprimento. Seus espinhos serviam como defesa contra os predadores.

Fonte: Felipe Pinheiro, paleontólogo e professor da Unipampa (Universidade Federal do Pampa)


Endereço da página:

Links no texto: