Folha de S. Paulo


8 cidades brasileiras para ver decorações de Natal

Cidades brasileiras já estão preparadas para o Natal, com grandes árvores, decoração especial e espetáculos natalinos. Para quem quiser curtir a data em um destino diferente, o "Turismo" separou oito opções. No Estado de São Paulo, por exemplo, Guararema, (a 80 km da capital) inaugurou seus enfeites feitos a partir de 700 mil garrafas PET nesta segunda-feira (30).

Itu (SP)

Divulgação
Árvore de Natal de Itu
Árvore de Natal de Itu

Conhecida como a "cidade dos exageros", Itu (100 km de São Paulo) constrói há 14 anos uma árvore de Natal gigante. A estrutura tem 84 metros de altura, o equivalente a um edifício de 28 andares, utiliza 7.500 lâmpadas e pode ser vista até dos municípios vizinhos.

Araras

A cidade, localizada a 175 km da capital de São Paulo, terá uma árvore de Natal flutuante de cerca de 15 metros de altura, no lago municipal. Haverá decoração natalina nas praças Barão de Araras e Jorge Assumpção-José Ometto e em oito rotatórias próximas ao centro da cidade. Lá, fica o coreto, que será transformado na casa do Papai Noel. Ainda há data para a inauguração.

Guararema (SP)

Divulgação
Decoração de Natal em Guararema, no ano passado
Decoração de Natal em Guararema, no ano passado

Nesta segunda-feira (30), a cidade inaugurou sua decoração de natal –feita a partir de 700.000 garrafas PET.

A decoração de Natal em Guararema, que terá uma programação variada, vai até o dia 5 de janeiro. A expectativa é de que pelo menos 500 mil pessoas passem pela cidade nesse final de ano.

Socorro (SP)

Divulgação/Shane Glen
Árvore de Natal em Socorro, a cidade é decorada com enfeites feitos de garrafa PET
Árvore de Natal em Socorro, a cidade é decorada com enfeites feitos de garrafa PET

Até 6 de janeiro, a cidade também ficará iluminada por mais de 400 mil garrafas pets que foram reutilizadas e transformadas em enfeites natalinos. O plástico vira flores, guirlandas, sinos e anjos, além de decorar a árvore de 15 metros.

Neste ano, foi construída uma vila do Papai Noel no Horto municipal. Dentro da casa, Papai e Mamãe Noel vão tirar fotos com os turistas, e as crianças podem conhecer os quartos para dos duendes.

A programação para dezembro apresentações de bandas, corais e uma parada de Natal. Veja as datas aqui.

Gramado (RS)

Cleiton Thiele/SerraPress/Divulgação Anterior Próxima
Personagens de peça de teatro do acendimento de luzes
Personagens de peça de teatro do acendimento de luzes

A cidade realiza a 30ª edição do já consagrado Natal Luz, um conjunto de espetáculos que em 2014 reuniu 2 milhões de turistas. Neste ano, o evento teve seus shows reformulados pelo diretor Edson Erdmann (que já comandou a transmissão do Carnaval da Globo).

São cinco shows que se repetem nos dias da semana e misturam novidades com apresentações clássicas. Entre as novas atrações, a principal é o musical épico "Eu Sou Maria", que conta pela visão feminina e com cerca de 200 atores a história de Maria, do momento em que ela foi visitada pelo anjo Gabriel até o nascimento de Jesus. Veja a programação completa no site.

Curitiba (PR)

Divulgação
Palácio Avenida, em Curitiba, PR, iluminado para o Natal
Palácio Avenida, em Curitiba, iluminado para o Natal

A programação de Natal de Curitiba reúne feiras de produtos, apresentações de corais, espetáculos teatrais e shows. Entre os destaques da agenda, está o coral no Palácio Avenida, que está completando 25 anos, e o Concerto Natalino, novidade deste ano, que acontecerá de 19 a 22 de dezembro, na Ópera de Arame.

Para os interessados em compras, até o dia 23 de dezembro, é possível adquirir produtos artesanais, brinquedos e itens de decoração natalina na Feira Especial de Natal da praça Osório.

Blumenau (SC)

Divulgação
Magia de Natal em Blumenau no ano passado
Magia de Natal em Blumenau no ano passado

A cidade ganha iluminação em diversos pontos, como no parque Vila Germânica, onde é instalada uma pracinha de Natal –lá, o visitante verá espetáculos, poderá visitar o Papai Noel e observar tradição europeia das bolachas natalinas, que são confeitadas pelos visitantes e podem ser adquiridas e consumidas.

Natal (RN)

No próximo dia 25, a cidade comemora 416 anos de sua fundação e, para celebrar, realizará festivais de música, literatura, dança e gastronomia.

A capital do Rio Grande do Norte também recebe a iluminação de uma árvore gigante com mais de 100 metros de altura, localizada no bairro de Mirassol, mas que pode ser vista de toda a cidade.

Um pouco diferente das atrações natalinas tradicionais, há ainda o Carnatal, um carnaval fora de época, que começa no próximo dia 3. Serão quatro dias de festa, que contará com a presença de artísticas como Ivete Sangalo, Chiclete com Banana, Cláudia Leitte e Banda Eva.


Endereço da página:

Links no texto: