Folha de S. Paulo


15 curiosidades, danças e micos dos 30 anos de Windows

Sistema operacional mais popular da história, o Windows completa 30 anos nesta sexta-feira (20) –o programa chegou às lojas em 20 de novembro de 1985. Amado e odiado na mesma proporção, o programa que deixou Bill Gates bilionário acumula histórias e curiosidades, incluindo acusações de roubo e colaborações com personalidades do mundo pop. Conheça 15 fatos marcantes sobre o Windows antes que a tela azul da morte desligue seu PC.

1. BATIZADO

Bill Gates queria que o Windows se chamasse "Interface Manager", mas Rowland Hanson, chefe de marketing da Microsoft na época, convenceu o chefe de que "Windows" descrevia melhor o programa e tinha mais apelo junto aos consumidores.

Reprodução
Como seria o nome do Windows: Interface Manager
Como seria o nome do Windows: Interface Manager

2. VENDEDOR

O comercial de TV da primeira versão do Windows foi estrelado por Steve Ballmer, que 15 anos depois substituiria Bill Gates como executivo-chefe da empresa. A postura energética de Ballmer, sempre no limiar entre um ataque cardíaco e o êxtase total, está presente desde o primeiro segundo do anúncio.

Primeiro anúncio do Windows

3. VÍRUS

Seis anos após o primeiro vírus de computador da história ser criado, surgiu o primeiro vírus para Windows. O Winver 1.4 contaminou o sistema da Microsoft em 1992.

4. DANÇA, GATINHO

Comercial do Windows

O Windows 95 foi a primeira versão do sistema com o botão "Iniciar" (ou "Start", em inglês). A música escolhida para a campanha foi "Start Me Up", dos Rolling Stones. O som botou Bill Gates, Steve Ballmer e outros executivos com pouca ginga para dançar como se não houvesse amanhã no lançamento do sistema.

Dança no palco

5. AMIGOS

Em 1995, a Microsoft se aproveitou do sucesso do seriado "Friends", que havia estreado no ano anterior, para dar dicas sobre o funcionamento do Windows 95. Para isso, contratou dois dos principais nomes do programa, Jennifer Aniston e Matthew Perry. Eles estrelaram o primeiro "cyber sitcom" da história, um tutorial constrangedor, temperado com várias piadas de tiozão.

Rachel e Chandler

6. INICIAR

A trilha de abertura do Windows, que estreou no Windows 95, foi composta por Brian Eno, produtor conhecido por seu trabalho com artistas como U2, Talking Heads, Coldplay e Roxy Music.

Em uma entrevista de 1996 ao jornal "San Francisco Chronicle", Eno contou que recebeu uma lista com uma serie de adjetivos sobre como devia ser o som: inspirador, universal, otimista, futurista e sentimental. Mas havia uma exigência sobre a duração, que não podia ser maior que 3,25 segundos. A limitação de tempo, disse o produtor, influenciou o resto de sua carreira.

Ele recebeu US$ 35 mil pelo trabalho e compôs 84 trilhas diferentes. No YouTube, um usuário reduziu em 23 vezes a velocidade da trilha original do Windows 95, criando um sonoridade que lembra os trabalhos instrumentais de Eno.

Iniciar

7. TELA AZUL DA MORTE

A temida mensagem de que houve um tilt gigantesco no seu computador foi introduzida oficialmente ao sistema no Windows 3.0, no começo dos anos 1990. A principal versão sobre a história é a seguinte: usuários começaram a perceber que, quando um erro fatal acontecia, surgia uma tela azul, mas sem nenhuma mensagem específica de orientação. Logo, o nome "tela azul da morte" foi se popularizando. Existiam lendas de que havia telas de erro com outras cores, como a "tela vermelha da morte", até que a Microsoft decidiu padronizar as mensagens e as cores.

Reprodução
Tela azul da morte do Windows 1
Tela azul da morte do Windows 1

8. PRÓPRIO VENENO

Em 1998, Bill Gates sofreu publicamente com uma "tela azul da morte". Durante a apresentação do Windows 98, o sistema travou bem na frente do chefe.

Tilt no Windows

9. TAMO AÍ NATIVIDADE

Lançado em 1992, o Windows 3.1 ainda está em atividade. E não é para fazer qualquer tarefa. No último dia 8 de novembro, o aeroporto de Orly, em Paris, ficou temporariamente paralisado por um problema no sistema utilizado pelos controladores para informar condições climáticas aos pilotos –os pilotos usam essas informações para se guiar quando as condições climáticas estão ruins. Segundo a revista "Vice", as máquinas afetadas rodavam Windows 3.1.

Reprodução
O Windows 3.1, que ainda funciona (!)
O Windows 3.1, que ainda funciona (!)

10. CTRL+ALT+DEL

O primeiro gerenciador de tarefas do Windows visualmente lembrava muito a tela azul da morte (não confunda!). A mensagem, porém, dessa primeira versão da ferramenta, introduzida no Windows 3.1, de 1992, foi escrita por Steve Ballmer. Raymond Chen, que trabalhou no recurso, lembra que o executivo não gostou da mensagem escrita pelos funcionários. Eles responderam "Beleza, Steve. Se você faz melhor, então manda bala". Dias depois, Ballmer enviou o que deveria aparecer na tela.

Reprodução
O primeiro gerenciador de tarefas do Windows
O primeiro gerenciador de tarefas do Windows

11. UMA FORTUNA

O clássico papel de parede do Windows XP, batizado de "Bliss", é uma foto real. Foi tirada no condado de Sonoma, na Califórnia, por Charles O'Rear, fotógrafo da "National Geographic" em 1996. Ele estava indo visitar a namorada e ficou encantado pela paisagem. Tirou quatro fotos e licenciou uma delas por banco de imagens, chamado Corbis. A Microsoft o procurou e fez uma oferta pelos direitos da imagem, que seria, segundo a empresa, o segundo maior valor já pago por uma única imagem. A quantia nunca foi revelada.

Reprodução
Clássico papel de parede do Windows XP
Clássico papel de parede do Windows XP

12. BRIGA

Joi Ito/Divulgação
Steve Jobs (à esq.) e Bill Gates durante debate em 2007
Steve Jobs (à esq.) e Bill Gates durante debate em 2007

Steve Jobs acusava Bill Gates de ter roubado propriedade intelectual da Apple para criar o Windows. Na opinião do chefão da Apple, a interface gráfica do Mac foi copiada por Gates durante o período em que a Microsoft desenvolveu programas para a rival –a Microsoft foi o primeiro desenvolvedor de fora da Apple a criar programas para os computadores da empresa.

Walter Isaacson, autor da biografia de Jobs, descreve o seguinte confronto no livro. "Você está roubando da gente", disse Jobs. "Bom Steve, acho que ambos tivemos um vizinho rico chamado Xerox. Eu invadi a casa dele para roubar a TV e descobri que você já tinha a roubado", disse Bill. Anos mais tarde, a Microsoft foi declarada inocente no processo movido pela Apple. Mas o ressentimento por parte de Jobs durou até quase a sua morte, em 2011.

13. MAC VERSUS PC

A rivalidade entre Apple e Microsoft se estendeu por uma longa e divertida campanha publicitária. "I'm a Mac/I'm a PC" durou de 2006 e 2009 e teve 66 filmes, todos dedicados a comparar o computador da Apple com máquinas com Windows. Caracterizado quase como Bill Gates, o comediante John Hodgman ficou famoso no papel do PC –o executivo quadradão atormentado pelo descolado Mac. Em 2010, foi eleita pela revista "Adweek" como a melhor campanha da década passada nos EUA.

I'm a Mac/I'm a PC

14. CONTA OUTRA

Luiz Novaes - 06.out.1996/Folhapress
O humorista Ary Toledo

No primeiro mês de vida do Windows 10, Cortana, o assistente de voz lançado com o sistema, contou piadas meio milhão de vezes em resposta ao pedido "Cortana, conte uma piada".

15 PROIBIDÕES

O Windows não permite criar pastas com os seguintes nomes: CON, PRN, AUX, e NUL. São palavras importantes para o funcionamento do sistema e por isso são reservadas.

Reprodução
Nome de arquivo proibido no Windows
Nome de arquivo proibido no Windows

Endereço da página:

Links no texto: