Folha de S. Paulo


Príncipe japonês chega ao Brasil nesta quarta para visita de 11 dias; o que você sabe sobre a família imperial?

Após sete anos, a comunidade japonesa no Brasil volta a receber membros da família imperial. O príncipe Akishino, segundo na linha de sucessão do trono, chegou a São Paulo na manhã desta quarta-feira (28), acompanhado de sua mulher, a princesa Kiko, para uma visita de 11 dias por dez cidades. A visita faz parte dos 120 anos do tratado de amizade entre Brasil e Japão, que estabeleceu as relações diplomáticas bilaterais.

A última recepção brasileira à família imperial foi em 2008, quando o príncipe herdeiro Naruhito, 55, acompanhou as cerimônias do centenário da imigração japonesa. Seu irmão mais novo, Akishino, 49, não vinha ao país desde 1988. Como as visitas são esporádicas, a presença da família imperial é um acontecimento importante para os japoneses e seus descendentes no Brasil (cerca de 1,9 milhão de pessoas).

Nos tópicos abaixo, entenda a importância simbólica da Casa Imperial japonesa, como ela resistiu aos séculos e os rituais que a população deve observar diante de um membro da família.

1- Imperador, o símbolo do Estado

Toru Hanai - 11.mar.2015/AFP
O primeiro-ministro do japão Shinzo Abe (Esq.), se curva ao Imperador Akihito e a Imperatriz Michiko, durante o cerimônia de homenagem às vítimas do tsunami de 2011, em Tóquio (Japão). *** Japan's Prime Minister Shinzo Abe (L) bows to Emperor Akihito (2nd R) and Empress Michiko during the national memorial service for victims of the March 11, 2011 earthquake and tsunami in Tokyo on March 11, 2015. Japan marked the fourth anniversary on March 11 of the quake-tsunami disaster that swept away thousands of people and sparked a nuclear crisis, a tragedy that has left visible scars on the landscape and continues to wreak misery for many. AFP PHOTO / POOL / Toru Hanai ORG XMIT: TOK502
O premiê do japão Shinzo Abe (à esq.), se curva ao imperador Akihito e à imperatriz Michiko, em cerimônia de homenagem às vítimas do tsunami de 2011

Segundo o artigo 1º da Constituição japonesa, o imperador é o "símbolo do Estado e da unidade do povo". Trata-se de uma figura cerimonial, dando posse ao primeiro-ministro ou dissolvendo o Parlamento, mas não tem representatividade política –não é chefe de governo nem de Estado.

2- Um país sem imperatrizes

O trono passa para o primogênito do imperador. Se ele não tiver um herdeiro homem, assume seu irmão mais novo, e assim por diante. Mulheres são excluídas da linha sucessória. O Japão já discutiu uma mudança na lei sucessória pelo fato de o príncipe herdeiro, Naruhito, ter apenas uma filha, Aiko, nascida em 2001. O debate perdeu força com o nascimento, em 2006, de Hisahito, filho de Akishino, que passou a ser o terceiro da sucessão.

3- A mais antiga monarquia

29.set.2015/AFP
This handout photo taken September 29, 2015 and released October 20, 2015 by the Imperial Household Agency of Japan shows Japan's Emperor Akihito (L) and Empress Michiko taking a stroll in the Imperial Palace garden in Tokyo. Empress Michiko celebrated her 81st birthday on October 20, 2015. AFP PHOTO / HO / Imperial Household Agency of Japan == RESTRICTED TO EDITORIAL USE / MANDATORY CREDIT:
O imperador Akihito e a imperatriz Michiko passeiam nos jardins do palácio imperial, em Tóquio

A monarquia japonesa é considerada a mais antiga do mundo ainda existente. Segundo a tradição, o primeiro imperador foi Jimmu (660-585 a.C). O atual, Akihito, 81, é o 125º a ocupar o trono. O mais longevo foi seu pai, Hirohito, que ocupou o trono de 1926 até sua morte, em 1989. O crisântemo, flor comum no Japão, é o símbolo da família imperial e representa longevidade. A flor estampa a capa dos passaportes dos japoneses.

4- Filhos da deusa do Sol

1946/AFP
ORG XMIT: 594601_0.tif 1946(FILES) Imperador do Japão, Hirohito, ao lado da imperatriz Kuni Nagako, em Tóquio. A November 1946 file photo shows Japan's 124th Emperor Hirohito waving to the crowd as Empress Kuni Nagako looks on from the steps of the Imperial Palace in Tokyo following the vote of the new Japanese constitution. Empress Dowager Nagako died at the age of 97, 16 June 2000 after a life spanning most of the 20th century in which she stood in the shadow of late emperor Hirohito. AFP PHOTO
Imperador do Japão, Hirohito, ao lado da imperatriz Kuni Nagako, em foto de 1946, quando ele já havia perdido o status de divindade

Pela tradição da religião xintoísta, acredita-se que o primeiro imperador, Jimmu, descendia de Amaterasu (deusa do sol). Por isso, todos os monarcas seguintes passaram a ser reverenciados como figuras divinas. Essa condição era oficialmente reconhecida no Japão até o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando a derrota militar e a consequente ocupação americana obrigaram o imperador a aceitar sua mudança de título de "soberano imperial" para "monarca constitucional". Em um discurso em 1946, o então imperador Hirohito anunciou: "Não sou mais divino; sou um humano."

5- Família sem sobrenome

18.fev.2012/AFP
ORG XMIT: TY047 People write their names on notes to hope quick recovery of Emperor Akihito at the Imperial Palace in Tokyo on February 18, 2012. Emperor Akihito went into surgery for a heart bypass operation. AFP PHOTO/JIJI PRESS
Em 2012, japoneses escrevem o nome do imperador Akihito em cartas para lhe desejar recuperação de uma cirurgia cardíaca

Os membros da Casa Imperial historicamente não possuem sobrenome. Como não há registro de troca de dinastia desde o início do império, ter um nome que identificasse a família nunca foi necessário.

6- Os nomes que terminam em "hito"

Junji Kurokawa-13.mar.2013/Reuters
ORG XMIT: TOK101 Japan's Prince Hisahito arrives at Ochanomizu University's affiliated kindergarten for his graduation ceremony in Tokyo March 14, 2013. REUTERS/Junji Kurokawa/Pool (JAPAN - Tags: TPX IMAGES OF THE DAY ROYALS)
O príncipe Hisahito indo para a escola; ele é o mais novo membro imperial a ter um nome terminando em "hito"

Hirohito, Akihito, Naruhito... os nomes de imperadores e príncipes japoneses têm em comum a terminação "hito". Embora seja conhecido como Akishino (uma espécie de título conferido ao príncipe), o filho mais novo de Akihito em visita ao Brasil se chama Fumihito. O ideograma para a terminação "hito" tem o significado de afeição, amor, pessoa virtuosa, respeitosa. O primeiro imperador a recebê-la foi Seiwa (século 9º), que passou a se chamar Korehito.

7- Permissão para conversar

Embora tenha perdido o caráter divino, a família imperial é uma instituição pela qual os japoneses têm grande respeito. Em qualquer evento público com um membro da família, nenhum cidadão pode lhe dirigir a palavra, a não ser que o imperador, os príncipes ou princesas iniciem uma conversa. Também é proibido oferecer ao membro da família cartões de visita. Essas orientações foram passadas nos convites recebidos por integrantes da comunidade japonesa que poderão acompanhar as cerimônias com o príncipe e a princesa Akishino.

8- Os anos dos imperadores

Yoshikazu Tsuno - 3.dez.2014/AFP
An employee of Japanese jeweler Tanaka Kikinzoku Jewelry displays a pure platinum made calendar for 2015 at the company's Ginza shop in Tokyo on December 3, 2014. The calendar measuring 77cm x 50cm and weighing 10 kilograms is priced at 100 million yen (840,000 USD). AFP PHOTO / Yoshikazu TSUNO ORG XMIT: TOK6076
Funcionária de joalheria em Tóquio exibe um calendário de 2015 feito de platina

No Japão, as pessoas costumam se referir a um determinado ano de acordo com o tempo de reinado do imperador. Por exemplo, 2015 é Heisei 27, pois se trata do 27º ano da era Heisei, iniciada quando o imperador Akihito assumiu o trono (8 de janeiro de 1989). Se perguntar a alguém de 1950 quando ele nasceu, provavelmente dirá Showa 25, pois foi o 25º ano da era Showa, que correspondeu ao reinado de Hirohito.


Endereço da página: