Folha de S. Paulo


Pelé completa 75 anos nesta sexta; veja os principais momentos do Rei em campo

Edson Arantes do Nascimento, ou simplesmente Pelé, completa 75 anos nesta sexta-feira (23).

Nascido em Três Corações (MG), Pelé colecionou títulos (só de Copa foram três) e gols (mais de mil) entre seleção brasileira, Santos e New York Cosmos.

Veja abaixo os principais momentos da carreira do Rei.

1 - Copa de 1958

A seleção brasileira ganhou a sua primeira Copa em 1958. E o mundo descobriu Pelé, que tinha apenas 17 anos quando foi convocado pelo técnico Vicente Feola. Mas ele quase não foi ao Mundial por causa de uma lesão no tornozelo e no joelho. "Na época, não tínhamos os recursos de agora. Tratamento era toalha e bolsa quentes, massagem com pomada que aquecia, contraste, metia o pé no balde de gelo...", disse Pelé em entrevista para a Folha, em 2008. Ele foi reserva nos dois primeiros jogos, mas entrou como titular no terceiro, contra a União Soviética. E não saiu mais do time. Foi artilheiro do Brasil com seis gols.

Divulgação
Pelé observa a taça Jules Rimet, em 1958
Pelé observa a taça Jules Rimet, em 1958

2 - Artilheiro com 58 gols no Paulista de 1958

Além de ser campeão mundial com a seleção brasileira na Suécia, Pelé fez 58 gols no Paulista de 1958, um recorde. O Santos, claro, foi o campeão. E Pelé ganhou o seu primeiro Paulista. "1958 não foi meu melhor ano, foi meu melhor tudo", disse Pelé, em 2008. "Para mim, 1958, com a idade que eu tinha e a maturidade que peguei, foi a base para toda a minha vida", afirmou.

18.dez.1958/Acervo UH/Folhapress
Pelé em uma foto de 1958, quando tinha apenas 17 anos
Pelé em uma foto de 1958, quando tinha apenas 17 anos

3 - Conquista a América e o mundo com o Santos

Em 1962, o Santos, que tinha Pelé, conquistou a sua primeira Libertadores ao derrotar o Peñarol, do Uruguai, por 3 a 0, na final. O Rei anotou dois gols. Dois meses depois, o time da Baixada Santista ganhou o Mundial de Clubes ao bater o Benfica, por 5 a 2, com três gols de Pelé.

19.set.1962/Acervo U.H/Folhapress
Pelé durante jogo contra o Benfica, no Mundial de Clubes de 1962
Pelé durante jogo contra o Benfica, no Mundial de Clubes de 1962

4 - Copa de 1962

Pelé chegou à Copa do Mundo de 1962, no Chile, como grande candidato a craque. No entanto, sofreu um estiramento muscular logo no segundo jogo, contra a Tchecoslováquia, e não pôde mais disputar a competição. "Eu me contundi na Copa de 1962, no Chile, e fiquei fora. Mas Deus presenteou o Brasil com a conquista daquele Mundial", afirmou Pelé à Folha, em 2014. A seleção conquistou o bi ao derrotar a Tchecoslováquia na final, por 3 a 1.

1962/Acervo UH/Folhapress
Pelé comemora vitória na Copa de 1962
Pelé comemora vitória na Copa de 1962

5 - Bicampeão da Libertadores e do Mundial com o Santos

A geração de Pelé havia sido campeã em 1962 num duro embate com o Peñarol. Em 1963, encontrou o Boca Juniors, da Argentina, então finalista pela primeira vez. No Maracanã, os santistas venceram por 3 a 2 (Coutinho, duas vezes, e Lima). Na Bombonera, Coutinho e Pelé deram a vitória de virada por 2 a 1, mas em jogo considerado por aquela geração um dos mais complicados. Para suportar a pressão da torcida, alguns jogadores tentaram tapar os ouvidos com algodão. Dois meses depois, Pelé e o Santos ganharam o Mundial pela segunda vez ao vencer o Milan, por 1 a 0, no jogo de desempate.

6 - Guerra paralisada

Liderado por Pelé, o Santos realizou em 1969 uma viagem para a África para um amistoso contra a seleção do Meio Oeste, na cidade de Benin, na Nigéria. O time brasileiro venceu por 2 a 1. O mais marcante dessa partida, porém, não foi o resultado, mas sim o fato de Pelé e o clube brasileiro terem parado a guerra de Biafra. Naquela época, Biafra se levantava contra o poder nigeriano para tentar a sua independência. Houve uma trégua de dois dias para que Pelé pudesse mostrar o seu futebol. Assim que o Santos levantou voo, a guerra recomeçou.

7 - O milésimo gol

Foi exatamente às 23h23 do dia 19 de novembro de 1969 que Pelé anotou, de pênalti, o seu contestado milésimo gol. Aconteceu numa partida contra o Vasco, no Maracanã. O gol saiu em um pênalti sofrido pelo próprio Pelé quando o jogo estava empatado por 1 a 1. O primeiro gol santista fora marcado contra, por Renê, para evitar que Pelé, logo atrás, o fizesse. Corria o 34º minuto quando o número 10 andou em direção à bola, bateu com o pé direito, mandando-a no canto esquerdo do goleiro argentino Andrada, que pulou bem. Porém, segundo a Folha publicou em 1995, o jogador já havia marcado o seu gol número mil um jogo antes, na Paraíba. Após uma grande pesquisa, foi constatado que houve um gol perdido na contagem de gols de Pelé. Segundo matéria da época, o jogador ficou surpreso com a notícia. No campo, Pelé, que não se preocupou com essa contagem, correu para dentro do gol, enquanto Andrada dava murros no chão, beijou a bola, ergueu-a como um troféu e, depois, ele mesmo era levantado pela multidão no campo.

Reprodução
Pelé beija a bola após marcar o seu milésimo gol na carreira
Pelé beija a bola após marcar o seu milésimo gol na carreira

8 - Copa de 1970

Pelé conquistou em 1970, no México, o seu terceiro título da Copa do Mundo. Na final do torneio, foi exatamente ele quem abriu o placar da vitória por 4 a 1 sobre a Itália. O Mundial de 1970 foi o último de Pelé, único jogador a vencer três vezes a competição. Ele marcou quatro gols nesta Copa.

9 - Transferência para o Cosmos

Pelé jogou a sua última partida pelo Santos em 1974, contra a Ponte Preta, na Vila Belmiro. Foram 1.116 jogos pelo time alvinegro e 1.091 gols. É o jogador que mais atuou com a camisa do clube e o maior artilheiro da história da equipe. Mas a sua história nos campos não acabou aí. Em 1975, ele acertou um contrato com o New York Cosmos, onde atuou até 1977.

13.jun.1975/UPI
Pelé (dir.) participa de treino do New York Cosmos
Pelé (dir.) participa de treino do New York Cosmos

10 - O último jogo

Em 1º de outubro de 1977, Pelé fazia o seu último jogo como profissional, em Nova York, nos Estados Unidos. No Cosmos, ele enfrentou justamente o Santos. Na ocasião, Pelé jogou cada tempo do jogo por uma equipe e o seu último gol foi com a camisa do time americano, que venceu por 2 a 1. Após o duelo, Pelé foi carregado no gramado.


Endereço da página:

Links no texto: