Folha de S. Paulo


Os 5 piores aeroportos da América do Sul

O Brasil ocupa duas das cinco posições no ranking de piores aeroportos da América do Sul. A lista é feita anualmente pelo site Sleeping in Airports, com base na votação dos internautas, e avalia pontos como limpeza, atendimento ao cliente e conforto.

O Galeão, no Rio, foi eleito o terceiro pior, seguido pelo aeroporto de Manaus. O "campeão" foi o de Caracas, na Venezuela.

Em compensação, outros dois brasileiros entraram para o ranking dos dez mais bem avaliados do continente: o de Brasília (em 9º lugar) e o de Recife (10º). O vencedor foi o de Guaiaquil, no Equador (veja lista completa ao final).

*

1 - Venezuela: Aeroporto Internacional Simón Bolívar (Maiquetía)

Escolhido como o pior aeroporto da continente, fica a cerca de 20 quilômetros de Caracas. Os viajantes reclamam da ausência de cadeiras e banheiros sujos e descrevem o local como "caos geral".

2 - Venezuela: Aeroporto Internacional La Chinita (Maracaibo)

A cidade está localizada a cerca de 500 quilômetros a oeste da capital venezuelana. Segundo o site, algumas das reclamações são as mesmas do aeroporto de Maiquetía: banheiros sujos e falta de cadeiras.

Humberto Matheus/Efe
CAR125 MARACAIBO (VENEZUELA) 15/10/2015.- Un grupo de periodistas aguarda la llegada del excandidato presidencial venezolano Manuel Rosales hoy, jueves 15 de octubre del 2015, a la salida del Aeropuerto Internacional de La Chinita, en Maracaibo (Venezuela). El excandidato presidencial venezolano Manuel Rosales fue detenido hoy al llegar voluntariamente al aeropuerto de la ciudad de Maracaibo (noroeste) y poner fin a sus seis años en el exterior, informó el concejal de su partido Un Nuevo Tiempo (UNT) Diego Scharifker. EFE/ HUMBERTO MATHEUS ORG XMIT: CAR125

3 - Brasil: Aeroporto Internacional Tom Jobim - Galeão (Rio)

Os passageiros se queixam da dificuldade de encontrar direções e da falta de almofadas nos assentos. Dizem também que as instalações são, em geral, antigas. Mas a maior dor de cabeça é tentar entrar e sair do aeroporto, por causa do trânsito que se forma no entorno.

Daniel Marenco/Folhapress
RIO DE JANEIRO, RJ, BRASIL, 13-11-2013, 12h00: Terminal 1 do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, o Galeão. Previsto para o proximo dia 22, o leilao dos aeroportos, teve regras modificadas pela ANAC. (Foto: Daniel Marenco/Folhapress, MERCADO)

4 - Brasil: Aeroporto Internacional Eduardo Gomes (Manaus)

Segundo os clientes, é tão pouco movimentado que oferece apenas as funções básicas.

Alberto Cesar Araujo
MANAUS AM 22 12 2010 CAOS AÉREO. Passageiros dormem na sala de embarque do Aeroporto Eduardo Gomes em Manaus. Três voos da TAM foram cancelados.(Foto Alberto Cesar Araujo)

5 - Chile: Aeroporto Internacional Mataveri (Ilha de Páscoa)

Fica a 3.700 quilômetros de distância da cidade mais próxima e recebe apenas um ou dois voos por dia.

*

Os 10 melhores aeroportos da América do Sul

1. Equador: Aeroporto Internacional José Joaquín de Olmedo (Guaiaquil)

2. Uruguai: Aeroporto Internacional General Cesáreo L. Berisso (Carrasco/Montevidéu)

3. Colombia: Aeroporto Internacional El Dorado (Bogotá)

4. Peru: Aeroporto Internacional Jorge Chávez (Lima)

5. Equador: Aeroporto Internacional Mariscal Sucre (Quito)

6. Chile: Aeroporto Internacional Arturo Merino Benítez (Santiago)

7. Argentina: Aeroporto Internacional Ministro Pistarini (Ezeiza/Buenos Aires)

8. Argentina: Aeroparque Internacional Jorge Newbery (Buenos Aires)

9. Brasil: Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek (Brasília)

10. Brasil: Aeroporto Internacional Gilberto Freyre (Recife/Guararapes)


Endereço da página: