Folha de S. Paulo


Veja 7 temas que podem cair na redação do Enem deste ano

Daqui a dez dias, milhares de estudantes de todo país terão como desafio defender uma ideia. Parece simples, mas a capacidade de argumentação, além do domínio da escrita, é o que diferencia o candidato que obtém uma boa nota na redação do Enem –exame que ocorre nos próximos dias 24 e 25 de outubro.

Como em anos anteriores, os cerca de 7,8 milhões de inscritos nesta edição da prova terão de escrever um texto dissertativo-argumentativo sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política.

"O candidato tem que necessariamente apresentar um ponto de vista. Tem que escrever uma ideia central, dois ou três parágrafos com argumentos e um último parágrafo com uma sugestão de como resolver o problema", explica o professor Marcos Magri, coordenador de português da empresa Adaptativa (parceira da Folha nos simulados do Enem e da Fuvest).

Para Eduardo Calbucci, supervisor de português e redação do Anglo Vestibulares, o Enem sempre traz uma proposta de tema atual, mas a escolha nunca é óbvia. "Melhor é não tentar adivinhar. O estudante precisa estar preparado para escrever sobre qualquer tema", diz.

Segundo Maria Aparecida Custódio, responsável pelo Laboratório de Redação do curso Objetivo, uma dica é prestar atenção aos assuntos em evidência no primeiro semestre do ano, época em que o exame é elaborado, e que permitam discussões sobre cidadania.

Luciana Migliaccio, a Lucy, professora do pré-vestibular do colégio Santa Maria (zona sul de São Paulo), alerta que um mesmo assunto pode ter diferentes recortes. Por isso, o estudante precisa seguir a abordagem apresentada na questão e fazer uma boa leitura dos textos de apoio. "E jamais desconsiderar a proposta de intervenção [solução para o problema apresentado], que vale 200 pontos", afirma.

Os candidatos podem tirar até mil pontos na prova de redação. No ano passado, de um total de 6,19 milhões de participantes, só 250 conseguiram a pontuação máxima. Cerca de 530 mil tiraram nota zero –os principais problemas foram deixar a prova em branco (281 mil) e fugir ao tema proposto (217 mil).

Leia a seguir algumas das apostas dos professores para o tema deste ano:

1 - Limites do humor

Neste ano, o debate foi motivado principalmente pelo ataque à sede do semanário francês "Charlie Hebdo". Entre outros temas, a publicação continha charges sobre o profeta Maomé, o que dividiu opiniões a respeito da liberdade de expressão e do potencial ofensivo das piadas.

Martin Bureau - 13.jan.2015/AFP
(FILES) A picture taken on January 13, 2015 shows Charlie Hebdo columnist Dr Patrick Pelloux attending a press conference held to present the new issue of French satirical weekly Charlie Hebdo at the offices of French newspaper Liberation in Paris. Pelloux, an emergency room doctor and columnist for Charlie Hebdo, announced he is leaving the publication on Web7Radio on September 26, 2015. AFP PHOTO / MARTIN BUREAU ORG XMIT: MAB03
Patrick Pelloux, cartunista do "Charlie Hebdo", apresenta a capa da primeira edição da publicação após o atentado de janeiro

2 - PEC das Domésticas

A regulamentação dos direitos dos trabalhadores domésticos, após mais de dois anos de discussão, pode aparecer na prova deste ano por ser um assunto que envolve cidadania e ainda enfrentar resistência de parte da sociedade, sugere Maria Aparecida Custódio, do Objetivo.

Moacyr Lopes Junior - 27.nov.2014/Folhapress
SÃO PAULO, SP, BRASIL, 27-11-2014: A empresária Mara Grillo Régis (dir.), com suas empregadas domésticas terceirizadas Cristiane da Silva, 40, e Claudia Dutra Amorin, 39, durante limpeza no apartamento da empresária, em São Paulo (SP). Com novas regras para domésticas, cresce demanda por terceirizadas. (Foto: Moacyr Lopes Junior/Folhapress)
Empregadas domésticas trabalham em apartamento na zona sul de São Paulo

3 - Mudança na condição social da mulher

A aposta de Magri, da Adaptativa, é a abordagem histórica de conquistas de direitos, da inserção no mercado de trabalho e da mudança no perfil das famílias, apontando para as desigualdades de gênero que persistem na sociedade. Para Lucy Migliaccio, do Santa Maria, a inclusão do feminicídio no Código Penal faz da questão da violência contra a mulher um tema provável.

Rivaldo Gomes - 8.mar.2012/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL, 8-3-2012 - DIA A DIA DO ITAQUERAO - 07:30:37 - E realizada uma homenagem as trabalhadoras da obra do estadio do Corinthians. A comemoracao do Dia das Mulheres sera realizada durante o Dialogo Diario de Seguranca, as 7h15, antes do inicio da jornada de trabalho. Funcionarios ouvem o Dialogo Diario apos as homenagens. (Foto: Rivaldo Gomes/Folhapress, VENCER) ****EXCLUSIVO AGORA****
Trabalhadoras de obra do estádio do Itaquerão, em São Paulo, recebem homenagem pelo Dia da Mulher em 2012

4 - Mobilidade urbana

A disputa por espaço entre motoristas, ciclistas e pedestres e a necessidade de melhoria do transporte público nas grandes cidades são outras possibilidades para abordar a cidadania, diz Custódio. Um recorte possível é a defesa da educação no trânsito.

Eduardo Anizelli - 10.out.2013/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL, 10-10-2013, 10h32: Ensaio no metro Consolacao para o caderno especial de mobilidade. (Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress, ESPECIAL) ***EXCLUSIVO*** ORG XMIT: _ANI9703.CR2
Passageiros desembarcam na estação Consolação do metrô, na região da avenida Paulista

5 - Ambiente

Abrangente, a questão ambiental é sempre um tema possível. Mas, para Migliaccio, pelo fato de o Enem ser uma prova nacional, problemas enfrentados em todo o país, como a questão do lixo, têm mais chance de serem abordados do que a crise hídrica vivida na região Sudeste, por exemplo.

Danilo Verpa - 22.jun.2014/Folhapress
SÃO PAULO, SP, 22.06.2014: LIXO-SP - Ponto de descarte irregular de entulho da construção civil, na rua Judite Anderson Vila Liviero na zona sul de São Paulo. (Foto: Danilo Verpa/Folhapress)
Ponto de descarte irregular de entulho da construção civil na zona sul de São Paulo

6 - Revolução digital

Magri sugere duas abordagens: o uso de ferramentas digitais nas escolas e o impacto das novas tecnologias no mundo do trabalho –como o novo perfil do trabalhador, a cultura do "home office" e o temor do desemprego, por exemplo.

Danilo Verpa - 20.ago.2014/Folhapress
SÃO PAULO, SP, BRASIL, 20-08-2014: Alunos do colégio Bandeirantes, durante aula com Drone, na escola, em São Paulo (SP). (Foto: Danilo Verpa/Folhapress, COTIDIANO)
Alunos do colégio Bandeirantes, em São Paulo, comandam drone durante atividade

7 - Esporte

A discussão sobre o legado da Copa do Mundo, realizada no ano passado, e a expectativa sobre os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio jogam luz sobre os investimentos no esporte, setor que, na avaliação de Custódio, pode ajudar na inclusão social do país.

Ana Carolina Fernandes - 2.ago.2015/Folhapress
Rio de Janeiro, Brasil 02 de agosto de 2015. Olimpíadas 2016. Rio 2016 â€
Atletas em evento-teste de triátlon na praia de Copacabana, no Rio, cidade que sediará a Olimpíada de 2016

Endereço da página:

Links no texto: