Folha de S. Paulo


Putin faz 63 anos; veja por que o aniversário do russo é sempre mais empolgante que o de qualquer outro político

O presidente russo, Vladimir Putin, celebrou nesta quarta-feira (7) seu aniversário de 63 anos com um jogo de hóquei entre amigos. Ao longo dos últimos anos, a data foi marcada por excentricidades e homenagens para todos os gostos feitas por russos e outros líderes. Confira abaixo as mais recentes.

*

2015 - 63 anos - Hóquei com amigos

Putin escolheu o balneário russo de Sochi, no mar negro, para sediar uma partida de hóquei de seu time —que contava com ex-jogadores russos que brilharam na liga americana, como Vyacheslav Fetisov e Pavel Bure— contra uma equipe composta por membros de seu gabinete, como o ministro da Defesa, Sergei Shoigu, e magnatas. O presidente marcou sete gols dos 15 feitos pelo time, na vitória de 15 a 10.

2014 - 62 anos - Uma homenagem fofa...

Em vídeo, um grupo de crianças de São Petersburgo canta para Putin, desejando ao líder, "do fundo do coração", que "tudo o que ele sonhar se torne realidade". Entre os "presentes" para Putin está um tigre de pelúcia, animal pelo qual o líder nunca escondeu sua fascinação.

vídeo2

2014 - 62 anos -... e uma exposição na qual se tornou Hércules

Em Moscou, artistas fizeram uma releitura dos "Doze trabalhos de Hércules", colocando Putin no papel do semideus. Ao invés de estrangular o Leão da Nemeia, contudo, Putin enforca um enorme terrorista. Em outro quadro, as nove cabeças da Hidra de Lerna representam as sanções do Ocidente combatidas pelo russo.

Vasily Maximov/AFP
Ao lado de visitante, quadro mostra Putin como Hércules, carregando o mundo nas costas; exposição em Moscou marcou os 62 anos do líder
Quadro mostra Putin como Hércules, carregando o mundo com uma pomba da paz sobre a Ucrânia; exposição em Moscou marcou os 62 anos do líder

2013 - 61 anos - Uma serenata dos colegas

Putin é pego de surpresa durante uma cúpula da Apec, na Indonésia. Puxados pelo então presidente anfitrião, Susilo Bambang Yudhoyono, ao violão, os líderes cantam "Parabéns a Você" diante de um aniversariante pouco emocionado.

vídeo

2012 - 60 anos - O título de 'pessoa mais gentil'

A exposição "Presidente. A pessoa mais gentil", do artista Alexei Sergiyenko, reuniu, em Moscou, quadros que mostram o líder em postura meiga, carregando crianças e abraçando cachorros. Tudo para celebrar os 60 anos de Putin.

2010 - 58 anos - Um calendário ousado

Doze modelos e estudantes de jornalismo da Universidade Estadual de Moscou posaram, de lingerie e de graça, para um calendário em comemoração ao aniversário de Putin. As imagens são acompanhadas de frases provocantes como "Vladimir, você só fica melhor com o passar dos anos".

Arseny Grobovnikov/AFP
Reprodução de foto do calendário feito em homenagem ao aniversário de 58 anos de Putin, com estudantes russas de lingerie
Reprodução de foto do calendário feito em homenagem ao aniversário de 58 anos de Putin, com estudantes russas de lingerie

Endereço da página: