Folha de S. Paulo


B.B. King completaria 90 anos: veja curiosidades sobre a vida do bluesman

B. B.King (apelido de Riley B. King), um dos bluesmen mais famosos da história da música, nasceu em 16 de setembro de 1925, em uma plantação de arroz em Indianola, no Estado americano do Mississippi.

Se estivesse vivo, o intérprete de "Don't Answer the Door" e "Three O'Clock Blues" completaria 90 anos hoje. B.B. King morreu no dia 14 de maio deste ano, em Las Vegas, enquanto dormia.

Laudos concluíram que sua morte teve causas naturais —ela estava sendo investigada como homicídio depois que suas filhas Patty King e Karen Williams acusaram a empresária do músico, LaVerne Toney, de envenená-lo.

A Folha preparou uma lista de curiosidades sobre o guitarrista americano, como, o porquê de seu apelido, ou a origem do nome de sua guitarra, Lucille.

1. Riley B. King

O jovem músico ganhou seu apelido enquanto trabalhava como "disc jockey" (o famoso DJ) em uma rádio de Memphis, no Tennessee. Lá, começou a ser chamado de "The Beale Street Blues Boy" (em referência à música "Beale Street Blues", composta em 1916 pelo americano W. C. Handy, que, por sua vez, fala sobre uma rua de entretenimento da cidade), que depois foi encurtado para "Blues Boy" e, no fim, "B.B.".

2. Home Front

Em 1943, no meio da Segunda Guerra Mundial, King se alistou no exército americano para lutar contra o Eixo. No entanto, acabou sendo dispensado do campo de batalha na Europa (ou no Pacífico) porque dirigia um trator, ocupação considerada essencial no território americano para a manutenção das forças armadas do outro lado do mundo.

3. McVegetal

Apesar de fazer propagandas para redes de fast food (em 1995, fez um comercial para o McDonald's), B.B. King teria sido, supostamente, vegetariano durante anos.

mcdonalds

4. Lucille

Em 1949, enquanto tocava em uma cidadezinha do Estado americano do Arkansas, começou uma briga entre dois homens que acabou ateando fogo ao local. King se lembrou de levar sua guitarra enquanto fugia e deu a ela o nome de Lucille, "homenagem" à mulher pela qual a briga havia começado.

5. Obama

Ele já fez um dueto com o presidente Barack Obama! Em 2012, King participou do evento "Red, White and Blues", na Casa Branca. Lá, cantou junto com o presidente americano a canção "Sweet Home Chicago", de 1937 (Obama, afinal, foi senador pelo Estado de Illinois, cuja capital é Chicago).

obama

Quando o bluesman morreu, Obama publicou uma nota oficial relembrando o episódio. "O blues perdeu seu rei", escreveu.

6. Top 10

Em 2015, uma lista da revista "Rolling Stone" listou King como o sexto maior guitarrista da história da música, atrás apenas de Jimi Hendrix, Eric Clapton, Jimmy Page, Keith Richards e Jeff Beck.

iego Padgurschi - 19.mar.10/Folhapress
SÃO PAULO, SP - 19.03.2010: SHOW/B.B. KING/SP – O cantor B. B. King durante apresentação no Via Funchal, zona sul de São Paulo. (Foto de Diego Padgurschi/Folha Imagem/Folhapress)
O cantor B. B. King durante apresentação no Via Funchal, zona sul de São Paulo, em 2010

7. Veterano

O bluesman está no Hall da Fama do Rock desde 1987 —há quase 30 anos!

8. Na ativa

Desde 1951, quando conseguiu seu primeiro sucesso no topo das paradas de blues, "Three O'Clock Blues"', King excursionava incessantemente. Chegou a dar mais de 330 shows por ano na década de 1970. Depois, ao completar 70 anos, avisou que diminuiria o ritmo de trabalho... para "apenas" 200 shows por temporada.

three

9. No Brasil

King veio ao Brasil diversas vezes. Em 1993,ele fez o show de abertura da casa de shows paulistana Bourbon Street Music Club. Os empresários do artista disseram que King, então já famoso, não se apresentava mais em palcos pequenos, e o Bourbon precisou entrar em uma espécie de leilão para trazer o astro.

Mas, reza a lenda, a casa não chegou a ganhar o leilão: King teria decidido fazer a inauguração de uma casa pequena. "Eu nunca vou saber se isso é verdade ou não, mas hoje, conhecendo o B.B. e a generosidade dele, eu posso apostar que foi," afirma o dono do lugar, Edgar Radesca.


Endereço da página:

Links no texto: