Folha de S. Paulo


Orkut, videolocadoras e padre do balão: relembre como era a vida quando o Brasil não tinha grau de investimento

Nesta quarta, a agência Standard & Poor's retirou o grau de investimento do Brasil, intensificando a pressão sobre o governo de Dilma Rousseff.

A agência havia sido a primeira a conceder o selo de bom pagador ao país, em maio de 2008, em um momento de prosperidade econômica sob o governo Lula.

Além da economia em ascensão, muitas outras coisas eram diferentes no mundo daquela época: o Orkut era a rede social mais popular do Brasil, Barack Obama era um senador de Chicago que tentava se eleger presidente pela primeira vez e o Vasco nunca tinha sido rebaixado para a série B.

Lembre como era a vida em 2008:

*

1- SDDS ORKUT

O Orkut ainda era a rede social mais popular do Brasil. O Facebook só viria a ultrapassá-lo cerca de três anos depois, em 2012.

Reprodução
Comunidade

Alguns analistas, porém, duvidavam ascensão da rede de Mark Zuckerberg por aqui:

Reprodução/Zero Hora
#sddsinternet

O MySpace parecia promissor mesmo:

Folhapress
#sddsinternet

2- TIJOLOPHONE

Divulgação
ORG XMIT: 590301_0.tif O telefone celular MotoRAZR V3PTT um dos modelos mais populares do mundo acaba de ganhar função push-to-talk (aperte para falar) e compatibilidade com rede Edge de alta velocidade. (Foto Divulgação)
O telefone celular MotoRAZR V3

O iPhone havia sido lançado há pouco tempo, em 2007, e ainda não tinha chegado ao país. Morotola e Nokia dominavam o mercado de celulares e, nos EUA, ainda tinha gente que entrava em filas para comprar um Blackberry

3- OBAMA ELEITO

Divulgação
Folheto de campanha de Obama em 2008
Folheto de campanha de Obama em 2008

Depois de derrotar Hillary Clinton nas primárias democratas, Obama concorria à Presidência dos EUA pela primeira vez. Seus adversários eram o ex-militar John McCain e sua vice Sarah Palin, que não tinha a moderação como ponto forte.

Divulgação
A integrante do Tea Party Sarah Palin segura um rifle no Kuait
A integrante do Tea Party Sarah Palin segura um rifle no Kuait

Enquanto isso, a secretária de Estado da gestão da Bush, Condoleezza Rice, acompanhava a contenda da Bahia.

Manu Dias/Divulgação
Condoleezza Rice arrisca passos entre Gilberto Gil e Carlinhos Brown --- https://www.facebook.com/CarlinhosBrownOficial/photos/a.117887952365.99580.63458407365/117888822365/
Condoleezza Rice arrisca passos entre Gilberto Gil e Carlinhos Brown

4- SAI FIDEL

Ismael Francisco/Reuters
ORG XMIT: HAV03 Former Cuban leader Fidel Castro (L) attends the opening session of the National Assembly of the People's Power beside his brother, Cuban President Raul Castro, in Havana February 24, 2013. Retired Cuban leader Castro made a rare public appearance on Sunday as he took his long-empty seat beside brother Raul Castro at the opening session of the National Assembly, the official National Information Agency reported. Fidel Castro has graced the assembly chambers just once, in 2010, since taking ill in 2006 and ceding power to his brother. REUTERS/Ismael Francisco/Courtesy of Cubadebate/Handout (CUBA - Tags: POLITICS) ATTENTION EDITORS - THIS IMAGE WAS PROVIDED BY A THIRD PARTY. FOR EDITORIAL USE ONLY. NOT FOR SALE FOR MARKETING OR ADVERTISING CAMPAIGNS. THIS PICTURE IS DISTRIBUTED EXACTLY AS RECEIVED BY REUTERS, AS A SERVICE TO CLIENTS
O ex-governante de Cuba Fidel Castro

Em Cuba, o ditador Fidel Castro renunciava à Presidência. dando lugar a seu irmão Raul.

5- SAI MARINA

Depois de conflitos no governo, notadamente com a então ministra Dilma Rousseff, Marina Silva pede demissão do Ministério do Meio Ambiente.

BRASILIA, DF, BRASIL 26-02-2013, 11h30: ***ESPECIAL*** ***EXCLUSIVO*** A ex-ministra do Meio Ambiente e idealizadora do partido REDE, Marina Silva, durante entrevista exclusiva para o programa ''Poder e Politica'' da TV Folha/UOL apresentado por Fernando Rodrgues, no estudio da TV Folha, em Brasilia. (Foto: Sergio Lima/Folhapress PODER)
Marina Silva durante entrevista em 2013

6- VIDEOLOCADORAS

Os vídeos por download e streaming "começavam a decolar" enquanto as saudosas videolocadoras começavam a afundar.

Divulgação
#sddsinternet
A rede de olocadoras Blockbuster foi comprada em 2007 pelas Lojas Americanas e virou uma vending machine

7- PRÉ-HIPSTERS

O estilo hipster que surgiu nas ruas do Brooklyn, em NY, ainda não tinha chegado por aqui e vivíamos o fim do reinado emo.

Divulgação
ORG XMIT: 194201_0.tif Música: Integrantes do conjunto musical emo
Integrantes do conjunto musical emo "The Used"

8- 'VACA É A TUA MÃE, SILVIO'

A menina Maisa, hoje uma pré-adolescente, fazia sucesso no SBT e derrotava Xuxa no Ibope

Maisa

9- O PADRE DO BALÃO

Divulgação
ORG XMIT: 541901_0.tif O padre Adelir Antônio de Carli, que tenta bater um recorde mundial ao querer ficar 20 horas no ar. Carli desapareceu na noite do dia 20 de abril de 2008 no litoral de Santa Catarina. (Foto Divulgação)

O padre Adelir Antônio de Carli sucumbia em sua improvável missão de ficar 20h suspenso por balões de gás hélio.

10- COLISOR DE HÁDRONS

O Grande Colisor de Hádrons, que viria a confirmar a existência do bóson de Higgs, começava a funcionar na Europa em meio a receios de que criasse um buraco negro que engoliria a Terra. Uma cientista fez um rap para tranquilizar os leigos.

colisor

11- VASCÃO

Rafael Andrade/Folhapress
ORG XMIT: 294001_1.tif Futebol - Campeonato Brasileiro, 2008: Vasco 0x2 Vitória: bombeiros tentam resgatar torcedor do Vasco que ameaçou se atirar da marquise do estádio São Januário, no Rio de Janeiro, RJ, após seu time perder o jogo para a Vitória e ser rebaixado para a Série-B do Campeonato Brasileiro 2009. (Rio de Janeiro, RJ, 07.12.2008. Foto de Rafael Andrade/Folhapress)
Torcedor do Vasco ameaça se suicidar na marquise de São Januário quando clube caiu pela primeira vez, em 2008

Quando o país não tinha o selo de bom pagador da Standard & Poor's, o Vasco ainda não havia sido rebaixado no Campeonato Brasileiro. Foi pela primeira vez em dezembro de 2008 –o selo veio em abril–. Depois foi de novo em 2013 e, quem sabe, em 2015.

12- LULA LÁ

Ricardo Stuckert/Efe/PR
BRA350. BRASILIA (BRASIL), 15/06/2010.- El presidente brasileño, LuizInácio Lula da Silva, observa hoy, martes 15 de junio de 2010, elpartido entre Brasil y Corea del Norte por el Grupo G del Mundial deSudáfrica, en el que la selección brasileña obtuvo la victoria por2-1. EFE/Ricardo Stuckert/PR/SOLO USO EDITORIAL
O ex-presidente Lula, em foto de 2010

Um ano após a descoberta do pré-sal e em um momento de prosperidade econômica, a popularidade de Lula batia recordes.


Endereço da página:

Links no texto: