Folha de S. Paulo


10 'youtubers mirins' que você precisa conhecer

Talvez você nunca tenha ouvido falar no termo "youtubers mirins", mas, para um público infantil específico, eles são verdadeiros ídolos.

São crianças que mantêm canais no YouTube e gravam vídeos com dicas de brincadeiras, ideias de desafios para fazer com os amigos, tutoriais de maquiagem, relatos de viagens etc.

Abaixo, conheça dez dessas crianças, apontadas pelo YouTube como algumas das mais procuradas nacional ou internacionalmente.

*

EVANTUBEHD

Inscritos: 1,8 milhão
O canal é o maior do mundo na categoria. Editados pelo pai, os vídeos são estrelados pelo americano Evan, 9, que faz críticas de brinquedos ao lado da irmã. No vídeo abaixo, que teve mais de 800 mil visualizações, ele abre uma edição especial de Lego sobre os Simpsons, procurando pelo personagem Bartman (o alter ego vestido de Batman de Bart, filho da família).

Simpsons de Lego

BRATAYLEY

Inscritos: 1,3 milhão
Mostra o dia a dia de três irmãos americanos: o jogador de beisebol Caleb, 13, a ginasta Annie, 10, e a caçula Hayley, 6. Eles começaram ainda mais cedo: no vídeo abaixo, feito em 2012, ensinam às crianças como fazer um vulcão em erupção (de brinquedo, claro).

Ensinando a fazer um vulcão

KITTIESMAMA

Inscritos: 1,3 milhões
Criada pela mãe, a página também é atualizada pelos três filhos e o pai, que se descrevem como "uma família cristã amorosa". Críticas de aplicativos, desafios e tutoriais de fantasias estão entre os assuntos. Abaixo, fazem um desafio para ver quem fica mais parecido com os personagens do filme "Divertida Mente".

Desafio do 'Divertida Mente'

JULIA SILVA

Inscritos: 470 mil
Julia, 10, começa os vídeos sempre com um 'oi, pessoal!' e fala com as crianças sobre receitas, viagens e brincadeiras. A garota começou a gravar aos seis, para se comunicar com a família que morava longe. Neste, ela ensina a fazer um pirulito de chocolate com recheio de doce de leite.

Receita de pitulito

MANOELA ANTELO

Inscritos: 430 mil
Comandado pela carioca Manoela Antelo, 9, o canal também tem brinquedos, moda, receitas e dicas, como as cinco que ela dá abaixo para "youtubers" mirins iniciantes. O diferencial da página é o que a menina descreve como "idiotices com meu tio Bibi".

Dicas para youtubers iniciantes

CAROL SANTINA

Inscritos: 206 mil
Carol, 12, pegou carona na prima Nina Santina, uma blogueira famosa. Ela conta com a participação do irmão gêmeo, Rick, e da irmã Sophia, 4, em algumas produções –Rick acaba de lançar o seu canal também, ainda com 14 mil seguidores. A garota também tem alguns vídeos sobre decoração, por exemplo, e dá dicas abaixo de como se preparar para a volta às aulas.

Material escolar

234JANINE

Inscritos: 142 mil
O foco do canal de Janine Vitória Carvalho são as bonecas. A maioria dos vídeos ensina a cuidar, colocar para dormir, limpar ou fazer papinha para as "filhas" de brincadeira.

Dando papinha

VIDA DE AMY

Inscritos: 70 mil
Amanda Carvalho, 10, fala sobre o que faz no dia a dia, mostra os brinquedos de que gosta e responde a perguntas dos fãs: "Não, eu não namoro, eu sou criança", diz no vídeo abaixo com 15 questões sobre ela.

Me conhecendo melhor

FELIPE CALIXTO

Inscritos: 64 mil
Com posts sobre compras, passeios e concursos, o menino Felipe Calixto, 14, toca o canal há quase quatro anos. Depois de receber mais de 200 comentários, gravou um vídeo respondendo a perguntas dos fãs sobre sua mãe.

Mãe e filho

NICK E NELSON

Inscritos: 1,4 mil
O canal é feito pelo menino Nelson Victor de Ângelo, 14, mas conta com participações do caçula Nicolas, 5. Além de outros assuntos, fala sobre games e aplicativos. Em um dos vídeos mais acessados, o mais velho come canela.

Canela


Endereço da página:

Links no texto: