Folha de S. Paulo


Saiba quais são as dez maiores novidades do Windows 10

A Microsoft lança nesta quarta-feira (29) a nova versão de seu sistema operacional, Windows 10.

Muitas das implementações do software estão em um nível que não é visível ao usuário –a empresa promete, por exemplo, melhor gerenciamento de bateria em laptops e uso de memória mais inteligente.

Outras funções, contudo, são não só perceptíveis, como também incluem demandas de usuários antigos. Veja abaixo a seleção das principais.

*

1 - BOTÃO E MENU INICIAR

Depois de ter sido excluído do Windows 8, o recurso faz um retorno glorioso. É o ponto central da experiência com o Windows 10. Os apps estilo metro ficam abrigados ali. O acesso a qualquer outro programa ou às configurações também tem acesso rápido e fácil. O seu tamanho (ocupando mais ou menos espaço na tela) é ajustável.

Reprodução

2 - CORTANA

Um assistente pessoal como o Siri da Apple, mas com uma profundidade e utilidade de informações mais próximos do Google Now. É acionado por voz ou texto na barra de tarefas, ao lado do menu Iniciar. Apresenta, por exemplo, informações relacionadas clima e localização e oferece lembretes -além de fazer uma seleção de notícias baseada nas preferências do usuário. Ainda não tem versão em português.

Reprodução

3 - CENTRAL DE NOTIFICAÇÕES

No lado esquerdo da Barra de tarefas, há uma central de notificações, parecida com a de um smartphone. Também dá acesso rápido a recursos como "modo tablet" (que preenche toda tela o menu Iniciar, deixando a interface parecida com a do Windows 8), Bluetooth, wi-fi, brilho da tela, modo avião, modo noturno, notas e configurações do aparelho.

Reprodução

4 - MICROSOFT HELLO E PASSPORT

Diga adeus a senhas. Você poderá destravar a tela do computador com reconhecimento da face ou da íris ou leitura digital. A tecnologia também será usada na autenticação de sites e apps. Para funcionar, o hardware da máquina precisa oferecer suporte à tecnologia.

Reprodução

5 - ÁREAS DE TRABALHO VIRTUAIS

O botão "Task view" na barra de tarefas permite criar áreas de trabalho virtuais, que poderão ter seus apps e widgets próprios, como as páginas de apps de um smartphone. O botão também funciona como um "Alt+Tab", que permite visualizar todos os apps e programas abertos. Deve ajudar quem realiza muitas tarefas simultâneas.

Reprodução

6 - NOVO DESIGN DE APPS

Programas e apps tradicionais, como vídeo, foto, música e e-mail ganharam uma reforma no design. O resultado é uma bela interface que resulta em facilidade de uso. A maioria deles ganhou um menu vertical do lado esquerdo, que permite executar tarefas simples.

Reprodução

7 - COMPANHIA PARA SMARTPHONES

Um app companheiro permite sincronizar o smartphone com o computador, fazendo com que os aplicativos da Microsoft em celulares estejam sempre atualizados com o que acontece no computador e vice-versa. Vale para Skype, Cortana, Office e outros. Detalhe funciona não apenas com Windows Phone, mas também com Android e iOS.

Reprodução

8 - MUNDO XBOX

Com o app de Xbox, você terá acesso à Xbox Live, o que permitirá manter o papo com os amigos, procurar novos jogos e ficar de olho nas estatísticas diretamente no PC. Além disso, você poderá fazer streaming de jogos do Xbox One diretamente para o computador.

Reprodução

9 - NAVEGADOR NOVINHO

O Internet Explorer deu lugar a um navegador novinho, o Microsoft Edge, que está mais perto de navegadores modernos. Terá até suporte de extensões da concorrência, como Google Chrome. Leia o teste aqui.

Reprodução

10 - ORGANIZAÇÃO DA TELA

O recurso Snap permite dividir a tela até entre quatro aplicativos, o que facilita a vida de quem trabalha com muitas janelas abertas e importantes ao mesmo tempo.

Reprodução

Endereço da página:

Links no texto: