Folha de S. Paulo


Sete personalidades indicam as melhores praias para pegar onda no Brasil

O Havaí pode ser sinônimo de surfe, mas o Brasil, com um litoral de mais de 7.000 quilômetros de extensão, não fica atrás.

As praias daqui ajudaram a revelar surfistas que estão entre os melhores da atualidade –no WCT (Circuito Mundial de Surfe, a elite do esporte) há oito brasileiros.

O "Turismo" ouviu quatro deles, além de Carlos Burle, um dos precursores do esporte no país, e personalidades que têm o surfe como hobby para saber quais são as melhores praias do país.

FERNANDO DE NORONHA (PE)

Indicado por Carlos Burle, 47, campeão mundial de ondas grandes

Adriano Vizoni/Marcelo Parmeggiani/Folhapress/Futura Press

"O arquipélago, meio deserto, lembra muito o Havaí, por causa do clima, das montanhas e da cor da água. Talvez as melhores ondas do Brasil estejam lá"

-

BAÍA FORMOSA (RN)

Indicada por Ítalo Ferreira, 21, 9º colocado no WCT*

Renata Moura/Ricardo Borges/Folhapress

"Em Baía Formosa, perto da praia da Pipa, não há um volume grande de surfistas, então me sinto mais à vontade. É um ótimo lugar para treinar. Quando sair da água, a região tem algumas lagoas, como a 'Coca-Cola', de águas escuras, o maior remanescente de mata atlântica sobre duna no Brasil"

-

PRAINHA, Rio de Janeiro (RJ)

Indicada por Daniele Suzuki, 37, atriz

Julio Cesar Guimaraes/Bruno Poletti/UOL/Folhapress

"Diferentemente de outras praias cariocas, aqui só há vegetação e montanha. Além de boas ondas, pode-se fazer trilhas e pedalar em um parque natural logo atrás da orla. O visual é lindo"

-

ITAMAMBUCA, Ubatuba (SP)

Indicada por Wiggolly Dantas, 25, 13º colocado no WCT*

Adriano Vizoni/Daniel Smorigo/Folhapress/ASP

"É uma praia com água quente e ondas com muito potencial. A região também oferece bastante natureza preservada. Além de orla linda, há cachoeiras, como a do Prumirim, aonde sempre vou para renovar as energias"

-

QUEBRA-MAR, Rio de Janeiro (RJ)

Indicada por Paulo Zulu, 52, modelo

Daniel Marenco/Sergio Alberti/Folhapress

"A praia é um trecho no canto da orla da Barra da Tijuca; o canal desemboca bem no local em que se formam as ondas; por isso o mar às vezes fica agitado"

-

PONTA NEGRA, Natal (RN)

Indicada por Jadson André, 25, 19º colocado no WCT*

Nuno Guimaraes/Efe/ASP

"A praia é pequena e urbana, com ondas que nem são tão grandes assim –mas deve haver algo mágico na região, porque dali já saíram vários atletas consagrados"

-

VERMELHA DO CENTRO, Ubatuba (SP)

Indicada por Filipe Toledo, 20, quarto colocado no WCT*

"Minha carreira começou nesta praia de tombo: eu acordava de madrugada, pedalava até lá e via o sol nascer antes de passar o dia surfando. A orla não é extensa e tem bastante vegetação. No canto esquerdo, o pessoal pula na água de uma pedra bem alta"

* Segundo classificação após a etapa da África do Sul, encerrada no último domingo (19)


Endereço da página:

Links no texto: