Folha de S. Paulo


Pan tem estreia do basquete e do handebol feminino nesta quinta-feira

1 - Basquete feminino

A seleção brasileira de basquete feminino estreia nos Jogos Pan-Americanos nesta quinta-feira (16), às 22h (de Brasília), contra os Estados Unidos. O Brasil está no Grupo A, que conta também com Porto Rico e República Dominicana. Já o Grupo B tem Argentina, Canadá, Cuba e Venezuela. "Os Estados Unidos são o basquete número um do mundo. Respeito eles acima de qualquer coisa pelo basquete desenvolvido naquele país. Sempre é um jogo duro, mas, como disse anteriormente, elas não são imbatíveis", disse o técnico da seleção brasileira, Luiz Augusto Zanon.

Divulgação/CBB
Treino da Seleção Feminina de Basquete.
A seleção feminina de basquete treina antes de começar a disputa em Toronto

2 - Natação

A quinta é cheia dentro da água. A partir das 20h22 (de Brasília) começam as disputas por medalha nas categorias 400 m medley, 100 m borboleta e no revezamento 4 x 200 m livre feminino. O Brasil já tem onze medalhas no esporte em Toronto: cinco ouros e seis bronzes. Thiago Pereira se tornou o brasileiro com maior número de medalhas na história do Pan: são 21 até agora. O recorde mundial é do ginasta cubano Erick Lopez, com 22 conquistas.

Danilo Verpa/Folhapress
TORONTO - CANADA - 15.07.2015 - O atleta Joao de Lucca do Brasil durante prova de natacao nos Jogos Pan Americanos de Toronto no Canada. (Foto: Danilo Verpa/Folhapress, ESPORTE)
O brasileiro João de Lucca; ao todo, Brasil já soma onze medalhas na natação

3 - Ciclismo de pista por equipe

As provas de ciclismo de pista também começam nesta quinta. No mesmo dia, saem medalhas das provas masculina e feminina de velocidade olímpica. O Brasil conta com dez atletas na categoria do esporte. Segundo a CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo), a maior parte dos esportistas chegou a Toronto depois de uma preparação no Centro Mundial de Ciclismo, na Suíça. As competições acabam no domingo (19). O Brasil não conseguiu nenhuma medalha nas modalidades BMX e Mountain, já encerradas.

Martin Bernetti/AFP
(FILES) A picture taken on August 16, 2008 shows Britain's Bradley Wiggins competing in the 2008 Beijing Olympic Games men's individual pursuit first round at the Laoshan Velodrome in Beijing. Britain's Bradley Wiggins smashed the UCI (International Cycling Union) hour record at the Lee Valley VeloPark in London on June 7, 2015. Wiggins' distance of 54.526 kilometres eclipsed the previous record of 52.937km set by fellow British rider Alex Dowsett in Manchester last month. AFP PHOTO / MARTIN BERNETTI ORG XMIT: MS007
Ciclista Bradley Wiggins disputa a prova individual de perseguição

4 - Futebol masculino

A seleção masculina de futebol entra em campo pela segunda vez no Pan nesta quinta. Às 18h35 (de Brasília), o time enfrenta o Peru, que perdeu por 2 a 1 para o Panamá no primeiro jogo. Na rodada anterior, o Brasil venceu o Canadá por 4 a 1. Canadá e Panamá também se enfrentam nesta quinta. O outro grupo na competição é formado por México, Uruguai, Paraguai e Trinidade e Tobago. A disputa pela medalha de ouro acontece no dia 26, quando também se encerram os Jogos Pan-Americanos. Nesta quarta (15), o time feminino goleou o equador por 7 a 1.

Divulgação
futebol - Seleção Masculina enfrenta o Peru na segunda rodada do Pan
A seleção masculina de futebol enfrenta o Peru na segunda rodada do Pan

5 - Handebol feminino

Quem entra em campo pela primeira vez nesta quinta é a seleção feminina de handebol. A equipe vai jogar contra Porto Rico. O time brasileiro venceu em maio o Campeonato Mundial Pan-Americano de Handebol, que aconteceu em Havana. Na final, derrotaram as anfitriãs cubanas por 26 a 22. O segundo jogo é na sexta (17), contra o Canadá. A seleção masculina também joga contra os canadenses na sexta. As finais acontecem no dia 24.

Divulgação
Equipe feminina no campeonato Pan-Americano de Handebol de Havana, em maio
Equipe feminina no campeonato Pan-Americano de Handebol de Havana, em maio

6 - Vela

O dia também é agitado nas competições de vela. Todas as nove classes do Pan têm disputa nesta quinta, em provas masculinas, femininas e mistas. Ao lado do Canadá, o Brasil é o país que mais levou atletas do esporte a Toronto: 18 no total. O principal nome da equipe é Robert Scheidt, que tem cinco medalhas olímpicas (dois ouros, duas pratas e um bronze) e 17 mundiais (sendo 13 ouros). As medalhas saem no final de semana.

Hector Retamal/AFP
Sailboats in the Lightning category compete during a race at the 2015 Pan American Games in Toronto, Canada, on July 13, 2015. AFP PHOTO/HECTOR RETAMAL ORG XMIT: HR879
Velas na competição da classe lightning, durante disputa nos Jogos de Toronto

Endereço da página:

Links no texto: